Os filmes Indiana Jones são facilmente elencados como as melhores coisas que Hollywood já produziu. Vindo de uma ideia milionária de George Lucas em parceria com Steven Spielberg, o mundo teve contato com o charme do arqueólogo historiador Indiana Jones.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Em uma mistura perfeita do exótico com um clima de conspiração ao melhor estilo de filmes de espionagem como 007, Indiana Jones conseguiu conquistar uma legião de fãs ao redor do mundo. Com apenas quatro filmes feitos até hoje, a franquia se consolida como uma das melhores da carreira de Harrison Ford e também do diretor Steven Spielberg.

Entre pequenos deslizes e grandes acertos, não é uma tarefa difícil listar a ordem de qualidade desses filmes. Veja se concorda com nossa seleção:

4. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Mesmo que divirta, é inegável que o quarto filme, um falho revival da franquia, seja o mais fraco. Trazendo um Harrison Ford menos inspirado e apostando fichas no então astro em ascensão Shia LaBeauf, o longa tem falhas gritantes de narrativa além de fracassar em capturar o senso exótico e de aventura dos anteriores. O que realmente é interessante, a relação de Jones com seu filho, é explorado com pouco afinco. Rende apenas um entretenimento razoável.

3. Indiana Jones e o Templo da Perdição

Sei que existem muitos defensores das loucuras cometidas por Steven Spielberg e George Lucas na sequência de Caçadores da Arca Perdida, mas embora haja sequências de ação e uma comédia memoráveis, Templo da Perdição é um filme “a mais” em muitos momentos.

Quase insuportável de assistir por conta da atuação histriônica de Kate Capshaw interpretando Willie, o interesse romântico de Indy no longa, a obra não dose bem seu próprio tom, misturando galhofa irritante com segmentos sombrios em excesso conferindo uma personalidade bipolar para a obra que só consegue irritar do que entreter.

2. Os Caçadores da Arca Perdida

Um clássico é um clássico. E certamente Os Caçadores da Arca Perdida é um deles. O começo da franquia embala momentos inesquecíveis na própria História do Cinema dos quais foram repetidos em exaustão por diversos outros longas. Aqui, Spielberg e Lucas conseguiram mudar completamente a forma de fazer cinema de ação com sequências de perseguição fantásticas e muito divertidas, além de apresentarem nosso querido Indy, um personagem absolutamente inesquecível.

O longa só não é o melhor da franquia, apesar de chegar muito próximo de sê-lo, por conta da existência fantástica de Indiana Jones e a Última Cruzada.

1. Indiana Jones e a Última Cruzada

Muitos podem discordar, mas não há longa que mais me divirta nessa franquia do que a terceira iteração apresentada nessa conclusão cheia de charme de trilogia. Cientes dos excessos cometidos em O Templo da Perdição, Spielbrg e Lucas conseguem dosar uma aventura divertida cheia de riscos ao inserir Indy em uma inusitada perseguição contra diversos nazistas para descobrir a localidade secreta do Cálice Sagrado que garante vida eterna.

Fora a narrativa ser muito interessante por si, há uma energia deliciosa em ver Harrison Ford contracenar com Sean Connery nessa relação de pai e filho muito engraçada e emocionante retratada no longa. É simplesmente uma experiência ótima que expande a mitologia do personagem e de sua própria história.

Embora nós gostemos mais de A Última Cruzada, tanto ele quando Os Caçadores da Arca Perdida merecem figurar em primeiro lugar. Mas e para você? Qual é o melhor filme Indiana Jones?