Vindos de mitologias e folclores, vampiros são seres amaldiçoados a vida eterna que necessitam beber sangue para sobreviverem. As histórias sobre estes seres malignos que vagavam constantemente pela Europa nos séculos passados rendeu vários livros e uma mitologia rica e densa quanto a eles, e então vieram os filmes, as series e inúmeras adaptações da mitologia em diferentes tipos de artes, principalmente se tratando do Cinema.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Com isso, listamos os melhores vampiros que já apareceram em adaptações cinematográficas, confira.

CONDE ORLOK (Max Schreck)

Filme: Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens).

O personagem é basicamente uma adaptação do vampiro Drácula do livro de Bram Stoker, pois como os herdeiros do falecido escritor não quiseram conceder aos produtores os direitos para adaptar a obra, eles tiveram que muda o nome e a aparência do personagem e o lugar onde ele se situa na trama também. Deste jeito, o Conde Drácula virou agora o Conde Orlok, um vampiro residente dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen (interpretada por Greta Schröder) e traz o terror à cidade dela, Wisborg, quando ele viaja até lá.

MARGUERITE CHOPIN (Henriette Gérard)

Filme: O Vampiro (Vampyr)

Ela é uma mulher idosa que aterrorizou uma aldeia em Courtempierre, fazendo muitas vítimas e transformando vários aldeões, incluindo o médico da aldeia, em seus asseclas. Dreyer se inspirou na coleção de historias sobrenaturais do autor Sheridan Le Fanu, chamada In a Glass Darkly para fazer a personagem no longa. O filme ainda foi um grande desafio para Dreyer, já que este foi o seu primeiro longa sonoro e teve que ser gravado em três idiomas. No fim, fez um filme que contem uma vampira totalmente aterrorizante que dificilmente vemos em filmes do gênero hoje em dia.

DRÁCULA (Gary Oldman)

Filme: Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula)

O longa traz Drácula primeiramente como líder romeno Vlad Tepes, que, após ter sua amada morta, renega a igreja e é amaldiçoado a beber sangue e viver pela eternidade, como um vampiro. Quatro séculos se passaram desde então, e ele acaba descobrindo a reencarnação dede sua amada vivendo em Londres. Ele convida o noivo dela, Jonathan Harker, para o castelo e o aprisiona lá, enquanto ele caminha em direção a Londres para se reunir com a reencarnação de sua esposa.

CONDE DRÁCULA (Klaus Kinski)

Filme: Nosferatu – O vampiro da noite (Nosferatu: Phantom der Nacht)

Sim outro Drácula na lista. Mesmo sendo praticamente o mesmo personagem do livro de Bram Stoker, a postura e a caracterização dele são idênticos ao Conde Orlok do filme de F.W Murnau. A intenção de Herzog aqui era tanto de adaptar a obra de Bram Stoker quanto de homenagear a obra de Murnau no titulo e na aparência do vampiro, e como já devem ter notado, esse filme apresenta distinções de ambas as obras que fora baseado, e ainda vincula fortemente a maldição do vampirismo à peste negra.

LESTAT DE LIONCOURT (Tom Cruise)

Filme: Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles)

Lestat é um vampiro que acredita que a maldição que ele carrega é a maior dádiva que ele poderia ter. Na maior parte do tempo, ele tem características muito vilanescas. Ele que transformou Louis em um vampiro e sempre foi bem próximo a ele, sendo o encorajando não resistir as suas vontades vampirescas. Tanto que quando Lestat descobriu que Louis havia mordido uma humana, fica bastante contente com o acontecido e a deixa ficar com Louis como uma espécie de “presente”.

LOUIS DE POINTE DU LAC (Brad Pitt)

Filme: Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles)

Outro vampiro deste filme na lista. Louis foi transformado em vampiro por Lestat, e ao contrário dele, ele acredita que na verdade essa condição na qual ele fora amaldiçoado seja um castigo infernal, então ele passa a vida relutante, sempre fazendo o máximo para nunca ferir nenhum humano, e apenas se alimentando de animais, porém um dia, tudo muda quando ele cede à vontade e morde uma garota chamada Claudia, interpretada por Kirsten Dunst.

SELENE (Kate Beckinsale)

Filme: Anjos da noite (Underworld)

Protagonista dos filmes da franquia Anjos da Noite, Selene foi transformada em vampiro após Viktor (interpretado por Bill Nighy) matar a família dela e a enganar afirmando que foram os lobisomens que mataram a sua família. Ela então permite que Viktor a transforme em uma vampira, e desde então ela passou séculos usando suas habilidades para perseguir e matar todos os lobisomens que ela encontrasse. Porém, tudo muda quando ela se apaixona por um hibrido entre as duas espécies e descobre a verdade quanto a Viktor.

Comente!