A Microsoft está finalizando um acordo para adquirir o estúdio de desenvolvimento independente Obsidian Entertainment, de acordo com o site Kotaku. Ainda não sabem se a tinta do papel já secou pois a negociação deve ser sido finalizada nas últimas horas.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Ainda segundo o Kotaku o negócio já está 90% finalizado: “É uma questão de quando, não se.”

A Obsidian, mais conhecida por seu trabalho em aclamados RPGs como Star Wars: Knights of the Old Republic II (Cavaleiros da Velha República, 2004)  e Fallout: New Vegas (2010), é independente desde que foi fundada em 2003. O estúdio de Irvine, na Califórnia tem sido amado por fãs de RPG, mas muitas vezes enfrentou dificuldades financeiras, quase saindo do negócio em 2012 antes de assinar um acordo para um jogo de tanques online e lançou um Kickstarter para o retrocesso isométrico que se tornaria Pillars of Eternity.

Um argumento convincente para a compra é que ser propriedade de uma empresa com bolsos profundos – Microsoft – oferecerá estabilidade e recursos a Obsidiana, como nunca antes possuía. Se com baixo orçamento já conseguiu entregar grandes jogos, então com o orçamento elevado da Microsoft poderemos ver grandes RPGs.

Não comentamos rumores ou especulações”, disse um porta-voz da Microsoft.

 

No final de 2017, a Obsidian anunciou que estava desenvolvendo um novo RPG que seria publicado pela Private Division, um selo da 2K Games projetado para financiar jogos de tamanho médio. As empresas não disseram nada sobre quais consoles o RPG estará disponível, e não está claro como essa negociação afetará o jogo. Uma opção é a Microsoft comprar o contrato; outra é para a Microsoft simplesmente herdá-la, permitindo que a Obsidian amarre suas pontas soltas como parte da aquisição.

Isso seria uma grande mudança para a empresa por trás da Xbox, que está em uma onda de compras neste ano, comprando quatro estúdios de jogos, incluindo Playground (Forza Horizon) e Ninja Theory (Hellblade). Sua mais recente compra de estúdio de jogos antes disso foi a Mojang, dona do Minecraft.

Obsidian e Microsoft têm um histórico conturbado. Antes do lançamento do Xbox One, Obsidian estava trabalhando em um jogo de RPG exclusivo do Xbox, publicado pela Microsoft, chamado Stormlands. Desentendimentos entre as duas empresas levaram a Microsoft a cancelar o jogo em 2012. O departamento de Xbox está sob liderança diferente agora, no entanto, com Phil Spencer assumindo o papel principal no início de 2014. E a mudança parece fazer sentido para ambas as partes.