Monster Hunter: World é o tipo de jogo com o qual podemos gastar horas e mais horas jogando sem enjoar. Com vasto conteúdo, chega a parecer que há infinitas coisas para se fazer, das maneiras mais variadas. O game da Capcom, no entanto, não perdoa e tampouco deixa claro o que é melhor fazermos para obtermos sucesso em cada caçada. Esta lista foi feita pensando justamente nisso, servindo como ajuda para aqueles que desejam mergulhar nesse excelente game e, também, para quem não está se saindo muito bem com cada monstro.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Dito isso, vamos visitar esse mundo repleto de criaturas fantásticas e descobrir qual a melhor maneira não ser destruído por cada uma delas!

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Use a sala de treinamento

Monster Hunter: World conta com catorze tipos de armas diferentes, cada um com movimentos únicos e mecânicas diferenciadas, portanto não é nada prático correr até um monstro, bater nele, voltar para o acampamento, trocar de arma e repetir todo o processo mais treze vezes. Para evitar isso, o jogo disponibiliza uma sala de treinamento, que pode ser acessada do quarto do personagem (é só falar com o gato ali dentro), desde o início do jogo.

Não posso ressaltar isso o suficiente: testar todas as armas é essencial! Um dos pontos principais do game é escolher qual arma combina melhor com seu estilo próprio – seja a mais pesada das gigantescas espadas ou o arco, cada jogador terá sua preferência pessoal. Portanto, use a sala de treinamento e teste cada uma delas antes de sair caçando monstros por aí!

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Escolha de duas a três armas

Se apaixonou por alguma arma em específico (como eu amei a Insect Glaive)? Não fique preso somente a ela! Cada oponente traz uma combinação de movimentos diferentes – alguns voam, outros correm na sua direção com toda a força, outros são extremamente velozes – por isso nem todas as armas se saem tão bem contra alguns inimigos.

Evidente que algumas são versáteis a ponto de poderem ser usadas em todas as situações (como o arco), mas, independente disso, recomendo que invista seus recursos em dois ou três tipos de armas diferentes, preferencialmente com propriedades distintas (chegaremos nisso mais tarde). Isso pode poupar horas e horas de caçada e pode ser a diferença entre sucesso e derrota. Mais uma motivo pelo qual é tão importante utilizar a sala de treinamento!

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Não é um hack and slash

Escolhidas as armas, vem à tona um dos detalhes mais importantes de toda a franquia Monster Hunter: esse não é um game hack and slash. Em outras palavras, se você espera fazer combos gigantescos como em Devil May Cry, pode ir tirando o cavalo da chuva. Cada caçada pede estratégia, atingir os monstros nos locais certos, se afastar quando necessário e esperar a oportunidade certa para atacar. Não se trata apenas de correr até o bichano e começar a apertar o botão de ataque!

Imprevisibilidade é um dos pontos chave do game, portanto é essencial que o jogador se adapte a cada situação e pense antes de sair atacando.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Quebre as partes dos inimigos

Cada monstro a ser caçado conta com algumas partes de seu corpo que podem ser quebradas. Quando fazemos isso ganhamos itens específicos, que podem ser utilizados para melhorar as armas e armaduras. Alguns desses recursos somente podem ser obtidos dessa maneira, portanto trate de abrir o manual de monstros (através do menu in-game) e veja o que pode ser quebrado de cada monstro. Por mais que você não vá utilizar determinado item imediatamente, pode ser que, no futuro, ele seja necessário. Dito isso, não poupe esforços para quebrar todas as partes possíveis de cada inimigo.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Melhore suas armas e armaduras

Com as partes obtidas nas caçadas é possível melhorar o equipamento e essa constante melhoria é imprescindível para que se obtenha sucesso nas caçadas mais difíceis. Por isso, é importante sempre ter em mente o que é necessário para aprimorar o equipamento – sejam as armas ou armaduras. Para facilitar o processo, o game possibilita que criemos uma lista de desejos no ferreiro – quando utilizamos esse recurso, o jogo nos avisa sempre que pegamos certo material necessário para fazer o upgrade no equipamento – pode não parecer grande coisa, mas isso poupa incontáveis viagens até o ferreiro! Portanto, use essa lista de desejos a seu favor.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Tenha mais de uma armadura

Outro detalhe importante é que cada armadura confere diferentes resistências, seja a dano físico ou elemental, portanto é importante que seja observado o tipo de dano provocado por cada criatura e usar diferentes armaduras para cada luta. Dito isso, o ideal é que o jogador tenha inúmeras à sua disposição (todas melhoradas ao máximo) – nem sempre os itens de cura darão conta do recado, especialmente quando os monstros acabarem te prendendo  em um local (e eles vão fazer isso).

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Aproveite a fraqueza elemental de cada monstro

Depois de coletarmos dados o suficiente de cada monstro, podemos ver quais são suas fraquezas elementais dentro do manual de monstros. Recomendo fortemente que façam uso disso para criar diferentes armas elementais. Crie inúmeras daquelas duas ou três escolhidas e explore as diferentes ramificações da árvore de aprimoramento. Uma luta com um bichano com fraqueza a fogo se torna muito mais fácil quando se está utilizando a arma do elemento certo, o que vale especialmente para as lutas mais difíceis.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Colete e investigue tudo

Cada região traz centenas de elementos para serem coletados e investigados – não deixe de sair coletando e investigando tudo o que for possível. Itens adquiridos dessa forma podem ser usados para criar poções, armadilhas, além de serem usados para aprimorar os equipamentos (em geral itens adquiridos de monstros caídos). Fora isso, investigar pegadas, arranhões e outras marcas deixadas pelas criaturas contribui para que mais dados sobre eles estejam disponíveis para a análise, sendo essencial para descobrir quais suas fraquezas. Por isso, mesmo que você saiba onde está certo monstro não deixe de investigar as marcas no chão e nas paredes de cada lugar.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Explore cada cenário

As áreas de Monster Hunter: World são vastas e oferecem diversos recursos, além de contarem com alguns segredos ou quests. Portanto, não se limite apenas às missões com tempo limitado, saia nas expedições e explore o máximo que puder cada região. Isso ajudará a descobrir onde cada monstro ou recurso podem ser encontrados, o que certamente ajuda na hora de “farmar” itens específicos.

Fora isso, o visual desse game é incrível e vale ser apreciado com calma, sem ter de se preocupar com o tempo que falta para a missão ser cumprida.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Use o ambiente ao seu favor

Algumas lutas contra monstros podem durar vários minutos, especialmente quando as armas não estiverem nos seus níveis menores. Em diversos locais do mapa, contudo, existem elementos que podem ser quebrados a fim de danificar ou prender as criaturas por tempo limitado. Use isso ao seu favor! No mapa é possível ver onde esses detalhes aparecem, seja uma pedra que pode ser derrubada sobre o bichano, ou uma parede que pode ser destruída a fim de liberar uma forte torrente de água sobre o inimigo. Esses detalhes não só deixam as lutas mais divertidas, como oferecem inúmeras oportunidades para que a criatura seja derrotada mais rapidamente, ou torna mais fácil destruir uma parte de seu corpo específica.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Complete as Bounties e Investigações

Nada como explorar livremente o mundo de Monster Hunter nas expedições, mas nem sempre essa é a maneira mais prática de conseguir certos materiais. Especialmente quando se trata dos mais raros, é essencial completar as investigações – basicamente missões que consistem em caçar ou capturar certos monstros. Com tempo limitado, elas oferecem recompensas adicionais, facilitando todo o processo de aprimorar armas. Em geral, elas são liberadas após matarmos certa criatura (correspondente ao nosso rank de caçador), portanto, faça uso delas para agilizar o processo de melhorar o equipamento.

Já as bounties garantem os itens necessários para melhorar as armaduras – quanto mais difíceis, maiores as recompensas, claro. Vale ressaltar que essas podem ser completadas enquanto fazemos outras missões, portanto é recomendado que sempre seja mantido o número máximo possível de bounties ativas.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Faça as missões da arena

A arena é um local onde combatemos monstros específicos a fim de competir em tempo com outros jogadores. Mas ela traz algumas recompensas únicas, que podem ser usadas para criar armaduras ou vendidas. Além disso, por sermos forçados a utilizar equipamentos específicos em cada missão de arena, é uma ótima maneira para variar um pouco o jogo, fugindo daquelas armas escolhidas desde o início, isso sem falar que serve como teste para ver quais armas se saem melhor com cada criatura.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Coma antes das quests

Mesmo com bons equipamentos, poções e armadilhas, comer faz toda a diferença durante uma caçada, garantindo alguns bônus como maior vida, stamina, defesa, ataque ou ativando habilidades específicas do seu companheiro felino. Não parece grande coisa, mas esses números acrescentados, temporariamente, ao status do personagem podem salvar sua vida. Por isso, não custa nada dar uma passadinha na cantina e, de quebra, aproveitar hilárias cutscenes dos gatos cozinhando.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Mate e capture todos os monstros (mais de uma vez)

Parece um tanto óbvio, considerando que o jogo inteiro consiste em caçar criaturas gigantes, mas vale ressaltar: cace cada monstro mais de uma vez. Isso envolve não só bater neles até dizer chega, mas também capturá-los. Qual a diferença? Uma criatura capturada traz mais recompensas e mais variadas. A mortas, no entanto, tem mais chance de trazer certos itens específicos (como ossos, por razões óbvias) – por isso, é importante que todas sejam capturadas e mortais diversas vezes, preferencialmente durante quests ou investigações, para conseguir as recompensas adicionais.

Para capturar uma criatura, basta enfraquecê-la até que ela comece a mancar (um ícone de caveira também aparece ao lado dela no mapa). Depois disso, faça uso de uma armadilha para prendê-la em algum lugar (é só colocar a armadilha embaixo ou no caminho do bichano). Por fim, quando ela estiver imobilizada, comece a usar tranquilizantes – sejam bombas ou tiros – em cima dela e pronto. Em geral duas bombas bastam. A captura pode ser utilizada, também, quando uma criatura está dando muito trabalho e você procura evitar ter de lutar por mais tempo com ela.

monster-hunter-world-15-dicas-para-acabar-com-todos-os-monstros

Jogue com outras pessoas

Finalizamos essa lista com um recurso indispensável do game: seus recursos online. Praticamente todas as missões do jogo podem ser feitas em equipe, para isso basta esperar que os jogadores sejam encontrados antes de iniciar a quest, ou disparar um flare (pelo menu start), pedindo ajuda de outros. A dificuldade se adequará de acordo com o número de jogadores presente, mas certamente um esforço conjunto de duas ou mais pessoas pode tornar as coisas muito mais fáceis no fim, especialmente se tratando de um ser mais ameaçador como Diablos.

Além disso, nada mais divertido que ver quatro pessoas acabando com aquele ser que te deu tanto trabalho! Trata-se de uma dinâmica completamente diferente e que vale ser experimentada. Mas não deixe de jogar sozinho, de vez em quando, também, para saber se virar com todos os monstros.

***

Basicamente é isso o que você precisa saber bem em Monster Hunter: World. Caso tenha deixado algo de fora, por favor, comente abaixo, dando mais dicas para quem passar por aqui!

Comente!