Mais treta?

Depois do recente grande sucesso de Mulher Maravilha que já está na marca de 573 milhões de dólares em bilheteria mundial, deu-se início à uma pequena polêmica envolvendo o salário de Gal Gadot para a realização do filme que fora 300 mil dólares, sendo apontado por muitos como uma injustiça sexista do estúdio com muitos dizendo que a atriz recebeu ainda menos que Henry Cavill recebera por interpretar o Superman em sua primeira aparição em Homem de Aço, tendo supostamente um salário de 14 milhões.

Mas as coisas não parecem ser tão bem desordenadas assim…

Segundo uma recente matéria da Vanity Fair com informações precisas sobre o assunto, reporta que os 14 milhões de Cavill não se referem a só um salário por filme, sendo sim o que ele ganhou até agora nos filmes da DC em que participou, incluindo ainda bônus de extras das bilheterias dos filmes. Por sua vez, Gadot teria recebido 300 mil dólares por BvS e outros 300 mil por seu filme solo, devido a contrato previamente estabelecido para os filmes de 2017. 

Porém, como nem a Warner esperava o sucesso imediato de Mulher-Maravilha, o contrato não envolvia nenhuma sequência. O valor, portanto, para um próximo filme, será totalmente negociado com Gal Gadot e Patty Jenkins, deixando as duas em posições muito favoráveis para aumentos substanciais de holerite e partipação de lucros em bilheteria ou marketing.

O mesmo artigo ainda aponta algo bem conhecido na indústria, de que quando um ator é chamado para um papel, se ele é desconhecido ou mesmo considerado de segundo escalão, seus contratos normalmente são fechados por um salário baixo, até por uma questão de riscos na produção. 

Henry Cavill era tão desconhecido quanto Gal Gadot quando foi contratado para fazer Homem de Aço. Nessa lógica, ambos atores ganharam quantias bem similares.

Os contratos das estrelas hollywoodianas são notáveis situações complicadas. Os salários são constantemente mudados devido aos resultados sucessivos de bilheteria com continuações e crossovers. No que se refere ao gênero de super-heróis, vem sido algo bem recorrente de acontecer que é escalar um ator ligeiramente pouco conhecido e lhe oferecerem certa quantia pelo papel, e lhe oferecerem mais se a franquia decolar. Aconteceu isso com os bem conhecidos atores dos super-heróis da Marvel. Isso também envolve os diretores indie que a Marvel vem contratando. 

O salário de Chris Evans em Vingadores: A Era de Ultron por exemplo foi de sete milhões de dólares. Mas vale lembrar que o salário do seu primeiro papel principal, em Capitão América: O Primeiro Vingador, foi de 300 mil dólares. Chris Hemsworth recebeu um pouco menos que Chris Evans, cinco milhões de dólares. Mas no primeiro filme do Thor seu salário foi de 200 mil dólares.

Para atuar no filme Mark Ruffalo recebeu três milhões de dólares. Mas em seu primeiro papel como Hulk ele recebeu cerca de dois milhões de dólares; Jeremy Renner recebeu um salário de cinco milhões de dólares pelo mesmo filme. Mas em Guerra ao Terror, um de seus primeiros filmes e vencedor de Oscar, o ator recebeu apenas 65 mil dólares pelo papel principal nesse filme.

No primeiro filme dos Vingadores Scarlett Johansson já era famosa, e seu salário foi de seis milhões de dólares. No segundo filme dos Vingadores ela recebeu vinte milhões de dólares.

Robert Downey Jr. foi um dos grandes atores dos anos 90, mas sua carreira desceu ladeira abaixo por causa de drogas e bebida, e antes de ser chamado para o primeiro Homem de Ferro, de 2008, ele trabalhou em um filme chamado Game recebendo míseros 100 dólares por dia. E com seu primeiro papel como Tony Stark ele ganhou 500 mil dólares, mas depois disso ele se tornou a pedra fundamental dentro do estúdio. Reza a lenda que ele vai receber meio bilhão de dólares nos próximos anos por conta do seu papel como Homem de Ferro.

Seu salário foi de 40 milhões de dólares para participar de Capitão América: Guerra Civil, e olha que o filme era do Capitão América! Em Os Vingadores: A Era de Ultron ele recebeu cerca de setenta milhões de dólares para carregar o filme nas costas. De quanto será o seu salário por Homem-Aranha: De Volta para o Lar?

Mas tendo em conta esses números evolutivos que os atores aqui citados tiveram conforme o sucesso de suas franquias, e dado a enorme popularidade do nome da heroína no meio público ao lado de Batman, Superman e outros, não é difícil crer que Gadot possa ter um destino promissor bem parecido! Vai que um dia ela possa ser a primeira atriz a ganhar 50 milhões de dólares em um filme de super heróis?!

O futuro para ela e seus colegas só está aberto ao sucesso!

Comente!