No dia 22 de fevereiro, o Bastidores teve o prazer de entrevistar a atriz Jennifer Lawrence e o diretor Francis Lawrence acerca de seu mais novo projeto, Operação Red Sparrow. Tendo estreado no dia 01 de março no Brasil, a trama gira em torno de uma ex-bailarina da companhia de dança russa Bolshoi que se torna uma espiã secreta e sedutora intitulada pardal vermelho, trabalhando para o governo soviético para encontrar um infiltrado norte-americano dentro da inteligência à qual jurou servir.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Francis começou sua carreira de cineasta com o filme Constantine em 2005, relendo os quadrinhos homônimos em uma obra protagonizada por Keanu Reeves e Rachel Weisz. Logo depois, encabeçou projetos como Eu Sou a Lenda, Água para Elefantes e a segunda iteração da franquia distópica e infanto-juvenil Jogos Vorazes: Em Chamas, no qual trabalhou pela primeira vez ao lado de Jennifer. Red Sparrow, seu projeto mais recente, configura-se como um filme de espionagem não-convencional e que tenta resgatar obras clássicas do gênero para compor uma nova perspectiva que reflete os conflitos do mundo contemporâneo.

“Creio que o tema do filme seja muito mais relevante para os dias atuais”, Jennifer comentou quando questionada acerca da receptividade do filme e caso teria o mesmo objetivo caso fosse lançado cinco anos atrás. “O plot é completamente fictício, os personagens são fictícios, mas acho que, pessoalmente, esse filme serve mais para agora que para antes”.

“As coisas que as pessoas falam, as histórias que as pessoas contam agora coincidentemente se repetem há bastante tempo”, Francis completou. “Mas esse tipo de conversa é talvez mais importante agora do que nunca”.

Jennifer interpreta a protagonista Dominika Egorova no longa-metragem, uma resiliente personalidade que, além de ter como sonho permanecer dentro da carreira de bailarina, é responsável por cuidar da mãe inválida. Sua vida muda bruscamente quando um passo equivocado ocasiona uma lesão irreparável em sua perna, tornando-a também uma inválida e arrancando toda uma perspectiva promissora. “Profissionalmente, há certos aspectos que gosto de levar em consideração antes de entrar em um projeto”, ela declarou. “Gosto de me desafiar, então busco sempre personagens que possam me tirar da zona de conforto. Também trabalho com diretores que admiro e em quem posso confiar, além de escolher um roteiro que considero bom, um personagem que me envolvem.”

A atriz, conhecida por seus papéis em Jogos Vorazes, O Lado Bom da Vida e, mais recentemente, mãe!, também aproveitou o espaço para dizer que escolhe alguns de seus papéis por “razões pessoais. Às vezes você tem uma conexão maior com o personagem; às vezes passo seis meses sendo aquela persona, me perguntando se posso e se consigo encarná-la por completo. É sempre algo desafiante”.

Operação Red Sparrow é baseado no romance assinado por Jason Matthews, o qual integra uma trilogia de espionagem de bastante sucesso no mundo inteiro. Quando questionado sobre o prospecto de continuar o universo do spy thriller, Francis disse que “já tenho algumas ideias com as quais seguir, mas essa não é uma franquia que vamos ‘enfiar na garganta’ das pessoas, não há datas certas nem nada. O público irá ao cinema e ver uma história completa, e se houver como continuar a história, eu adoraria retornar para o próximo filme”.

Francis Lawrence começou sua carreira na indústria do entretenimento como diretor e produtor de clipes musicais, tornando-se responsável por alguns dos projetos mais interessantes e mais premiados da História recente da música pop, colocando em foco nomes como Nicole Scherzinger e Jennifer Lopez. “Eu tenho alguns trabalhos favoritos, mas gosto bastante de um dos mais recentes que fiz, que foi Bad Romance, de Lady Gaga”, ele comentou quando perguntado sobre qual projeto de videoclipe gostou mais de ter criado. Jennifer também aproveitou para deixar registrado que é apaixonada pelo trabalho de Francis em I’m a Slave 4 U, performada por Britney Spears.

Operação Red Sparrow já está em diversas salas de cinema do país, trazendo também no elenco Charlotte Rampling, Jeremy Irons, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts e outros. E você pode conferir nossa crítica do filme clicando aqui!

Comente!