A Fox surpreendeu a todos com sua abordagem em Os Novos Mutantes. Assumidamente um filme de terror, é a primeira vez que vemos um filme da Marvel trilhando por essa direção, seguindo os passos de Deadpool e Logan para transcender o mero gênero de “filme de quadrinho”, e o longa de Josh Boone para estar indo para algo completamente original.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Com o lançamento do primeiro trailer nesta madrugada, vamos analisar com atenção cada detalhe revelado.

Confira:

Você já machucou alguém?

Sendo um filme de terror, claro que o trailer abre com a imagem de um corredor sinistro. No caso, as instalações da clínica onde os personagens residem, e de cara a fotografia de Peter Deming já aposta em tons escuros e uma paleta predominantemente cinza. A narração de Cecilia Reyes, vivida por Alice Braga, pergunta se “você já machucou alguém”, enquanto vemos um take de um cemitério. O mais bizarro, porém, é observar como as lápides trazem apenas números de série, e não nomes. Isso já nos estabelece a natureza desse local, e também dos personagens: experimentos.

Testes em Miragem

Vemos nossa primeira mutante: Danielle Moonstar, codinome Miragem e interpretada por Blu Hunt. É uma mutante nativo-americana com o poder de criar ilusões a partir do maior medo de outras pessoas. Reyes conduz uma série de testes na jovem, enquanto pergunta se já passou por experiências estranhas, e oferece o plot twist para qualquer espectador que não saiba do que o trailer se trata: se ela sabe o que são mutantes.

Monitoração

A câmera se afasta e vemos Reyes observando diversas telas de câmera de segurança, e logo depois temos uma tomada externa do hospital. Sinistro, ainda mais pelo bom uso do time lapse no céu nublado. Ah, é também quando um cover sinistraço de “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, tem início, dando todo o tom do trailer.

Cecilia Reyes analisa Moonstar

Os experimentos de Reyes com Moonstar continuam, e temos nosso primeiro vislumbre no rosto de Braga. Vale apontar que, nos quadrinhos, Reyes também é uma mutante, com a habilidade de criar campos de energia ao seu redor. Curiosamente, a personagem parece muito mais antagonista aqui, enquanto retira sangue de Moonstar e fala sobre como “filhotes de cascavel são muito mais perigosos do que adultos”, já deixando um paralelo com mutantes.

Uma prisão é uma prisão

Caso não tenha ficado claro nos takes anteriores, a instalação mantém os mutantes aprisionados em celas.

Illyana Rasputin/Magia

Então o trailer começa a apresentar nossos protagonistas, começando com Anya Taylor-Joy. A atriz de A Bruxa e Fragmentado intepreta Magia (não, não, nada de Cara Delevingne em Esquadrão Suicida), uma mutante com a habilidade de teletransporte interdimensional e manipulação mágica. Vale apontar com o cabelo de franjinha de Anya está idêntico à versão dos quadrinhos. Outra curiosidade é que a personagem, nos quadrinhos, é irmã de Colossus, membro dos X-Men e que também aparece em Deadpool.

Roberto da Costa/Mancha Solar

A representação brasileira do time! Henry Zaga interpreta Mancha Solar, mutante que pode transformar seu corpo em chamas – sim, sim, muitos personagens da Marvel têm algumas habilidades repetidas.

Rahne Sinclair/Lupina

De Game of Thrones para os X-Men, Maisie Williams interpreta a mutante escocesa Lupina, que basicamente tem a habilidade de se transformar em um lobo. É, você pode sair da Casa Stark, mas a Casa Stark nunca sai de você…

Danielle Moonstar/Miragem

Outra tomada de Moonstar, agora contemplando algo acima. Com tantas aparições no trailer, eu apostaria que a personagem será essencial à trama, e chegaremos nisso em alguns instantes.

Sam Guthrie/Míssil

Por fim, Charlie Heaton (de Stranger Things) dá vida ao Míssil, mutante com a habilidade de gerar energia termoquímica. Acho divertido o fato de o personagem passar o trailer todo com o braço imobilizado.

Em Chamas!

Em uma cena digna do gênero horror, Sam caminha lentamente a uma máquina de lavar chacoalhando. Ao se aproximar da tampa, a mão em chamas de Mancha Solar bate no vidro, causando o famigerado jump scare. Classe.

Ataque de Lupina?

Vemos Reyes assustada e com o rosto repleto de cortes. Seria uma manifestação dos poderes de Lupina? Ou quem sabe, o Demon Bear? Quem? Calma, já chegaremos nele.

O Poder de Miragem

Vemos Miragem deitada na grama, enquanto flocos de neve começam a girar a seu redor. Pode ser o início de uma manifestação de seu poder ilusório.

A Hora do Pesadelo

Miragem entra em algum estado de sonho. Então, uma forma estranha começa a sair das paredes, em um efeito idêntico ao de Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (como eu amo essas referências). Podemos ver que a forma é humanoide, com diferentes cabeças se esforçando para sair. É nossa primeira evidência do Demon Bear, uma entidade que assombra os sonhos de Miragem e que pode ser o grande antagonista do filme. É uma premissa muito similar ao Rei das Sombras do excelente seriado da Fox, Legion. Se Josh Boone quer algo nessa veia para seu filme, eu só agradeço.

Alice Sinistra

Reyes caminha determinada pelos corredores do hospital. Ela vai mesmo ser uma vilã? E me pergunto, existem outras pessoas da equipe médica nesse lugar?

O Demon Bear

WTF, essa máscara de smiley. Assustadora, e ainda temos um pequeno vislumbre da criatura por trás dela, que lembra bastante a forma que saía das paredes no sonho de Miragem, então podemos assumir que talvez seja o Demon Bear. Isso quer dizer que ele também pode afetar os outros mutantes? Manifestar-se no mundo real?

Marca de Lupina

Vemos Lupina saindo do chuveiro, com destaque para uma marca forjada em suas costas. Seria o W de “Wolfsbane”, nome original da personagem em inglês?

Infância de Illyana

Em um rápido vislumbre, vemos a jovem Illyana. Porém, vale observar que já havíamos a visto alguns takes atrás, onde Anya Taylor-Joy abre uma porta antes de encontrar o Demon Bear. Na certa, algum tipo de sequência alucinógena.

Alucinação com… mineradores?

Vemos Sam dentro de uma mina, antes de alguns mineradores começarem a atacá-lo com seus instrumentos. Provavelmente deve ser alguma manifestação do poder de Miragem.

Imobilização

Reyes imobiliza Illyana. É, não me parece que Braga vai ser uma das heroínas desse filme…

Prison break

Corrida intensa! Seria a fuga dos Novos Mutantes da instalação? E essas chamas, talvez provocadas pelo Mancha Solar?

Psicose

Continuação de alguns takes atrás, Lupina grita no banheiro, em uma alusão sutil à Janet Leigh de Psicose. Ela viu algo ameaçador, ou está começando a se transformar?

Liberando o poder

Bonés serão arremessados! Em um rápido take, Sam começa a liberar seu poder termoquímico.

A Hora do Pesadelo INTENSIFIES!

Isso é tão… Incrível. Sem falar que, além da óbvia referência ao clássico de Wes Craven, também é uma homenagem a Legion.

“Você passou por muita coisa”

Miragem acorda de seu pesadelo, e cortamos para uma “simpática” Reyes falando que ela passou por muita coisa. Deve fazer parte, ainda, do primeiro diálogo que vemos no início do trailer. O trailer termina com um take intenso de Miragem sendo forçada a respirar um inalador, provavelmente um sedativo.

Considerações finais

Eu não poderia estar mais animado para este filme. Não só pela abordagem original e que promete ser um filme de terror, mas pelo elenco talentoso envolvido e o admirável novo método da Fox em fazer cinema de quadrinhos de gênero – algo essencial em um período em que filmes de super-herói estão ficando cada vez mais genéricos, salve algumas exceções. Os Novos Mutantes me parece o remake sombrio de A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos, que eu não sabia que queria. Que venha abril.

O elenco conta com Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Henry Zaga, Blu Hunt, Happy Anderson e Alice Braga. O time conta ainda com o diretor de fotografia Peter Deming (da 3ª temporada de Twin Peaks) e o roteirista Knate Lee (O Sequestro), que assina o roteiro com o diretor Josh Boone.

Os Novos Mutantes estreia em 13 de abril de 2018.

Comente!