Clarice Lispector é, sem sombra de dúvida, um dos grandes nomes da literatura mundial. Pertencendo à segunda fase do Modernismo brasileiro, suas obras são marcadas por uma estética divergente de outros autores da época, principalmente por sua retratação do cotidiano de forma contemplativa e perscrutada por epifanias interiores e irreversíveis de seus personagens. E agora, um de seus romances mais famosos finalmente chegará às telonas.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Segundo o site A GambiarraA Paixão Segundo G.H., lançado em 1964, receberá um tratamento cinematográfico por Luiz Fernando Carvalho (Hoje É Dia de MariaLavoura Arcaica) e trará no papel principal a atriz Maria Fernanda Cândido, que recentemente participou do longa auto-biográfico Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco. Detalhes adicionais ainda não foram divulgados.

A história, descrita pela própria autora como algo “banal”, gira em torno de uma simples mulher que, após demitir sua empregada, vai para o quarto de serviço realizar a limpeza e acaba encontrando uma barata. Logo depois de matá-la, ela decide provar do inseto morto e, a partir disso, entra numa jornada de autodescobrimento que tem como objetivo final encontrar o que restou do espírito aventureiro do homem.

As obras de Lispector já foram adaptadas anteriormente; em 1985, seu livro mais conhecido, A Hora da Estrela, foi roteirizado e dirigido por Suzana Amaral e trazia Marcália Cartaxo como a protagonista Macabéa, além de ter elenco formado por Fernanda MontenegroJosé Dumont. O filme foi muito bem recebido, levando para casa o Urso de Prata no Festival de Berlim e entrando para a pré-seleção oficial do Oscar de 1986.

Comente!