Na tarde desta quinta feira, 4 de Maio, a Panini Comics solicita através de e-mail a remoção de scans ilegais de quadrinhos que ela possui direitos de distribuição no Brasil.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

O anúncio foi feito pela página no Facebook da equipe HQ Ultimate, um dos vários sites brasileiros que disponibiliza diversas scans. Junto do anúncio de que todo o conteúdo pertencente à Panini Comics seria removido de seu menu, um excerto do e-mail enviado pela Panini Comics à equipe:

“a remoção integral de todas as scans de quadrinhos da Marvel e DC Comics (incluindo quaisquer selos como a Wildstorm e a Vertigo), que estão sob copyright da Panini Brasil(…)”

Segundo o anúncio, a equipe HQUltimate removeu seus scans disponíveis para demonstrar boa fé e respeito para com a Panini Brasil. Assim como a HQ Ultimate, outros sites que disponibilizam materiais destes selos devem também remover seus conteúdos.

No Brasil o universo de quadrinhos ainda é pequeno. Mesmo com grande distribuição de selos importantes como Marvel Comics e DC Comics, muitos títulos não alcançam o mercado nacional. Existe também um atraso de aproximadamente um ano em comparação com os lançamentos nos Estados Unidos. Ambos os fatores levavam muitos leitores a obter scans de quadrinhos americanos e fazer eles mesmos sua própria tradução, posteriormente liberando em sites para download gratuito.

A equipe do Bastidores de forma alguma suporta este tipo de atividade, mas acredita que existam oportunidades a serem exploradas considerando o público que faz uso das scans. O aplicativo Comixology e o próprio serviço da Marvel para leitura de quadrinhos são opções para quem se sentir órfão de quadrinhos após essa decisão.

Manteremos nossos leitores informados de futuras atualizações referentes a esta história.

Comente!