Estamos oficialmente na temporada de prêmios! Já saíram muitos filmes que prometem marcar presença na festa do Oscar, e nós do Bastidores resolvemos trazer uma listinha para deixar todos em dia e de olho nos lançamentos futuros que devem colecionar muitos prêmios!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Confira abaixo:

lalal

La La Land: Cantando Estações

Desde sua estreia no Festival de Veneza… Ou melhor, desde que Damien Chazelle anunciou este musical old school sobre uma vida de sonhos em Hollywood, as expectativas para La La Land no Oscar já eram fortes. E o filme vem colecionando elogios e prêmios em festivais termômetros, classificando-o no momento com o o favorito para levar a estatueta. Nós do Bastidores já conferimos o filme, e definitivamente podemos atestar que todo esse favoritismo é bem justificado.

Possíveis indicações: Melhor Filme, Diretor, Atriz (Emma Stone), Ator (Ryan Gosling), Roteiro Original, Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem & Cabelo, Edição de Som, Mixagem de Som, Trilha Sonora e Canção Original.

manc

Manchester à Beira Mar

Outro filme que silenciosamente foi construindo sua carreira festivais é o drama protagonizado por Casey Affleck, cujos elogios já praticamente colocaram a estatueta de Melhor Ator em suas mãos, enquanto confirmam o pesado filme sobre relações familiares como um dos melhores trabalhos de 2016.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Casey Affleck), Atriz (Michelle Williams), Roteiro Original.

moon

Moonlight

Gerando muitas comparações com Boyhood, o filme dirigido e escrito por Barry Jenkins acompanha o crescimento de um garoto negro em meio a uma sociedade perigosa, centrando-se em três diferentes momentos de sua vida. Considerado por muitos críticos como um dos mais poderosos e melhores filmes de 2016, não subestimem o poder indie de Moonlight.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Ashton Sanders), Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Roteiro Original, Montagem, Fotografia e Trilha Sonora.

arrival-2

A Chegada

Um dos melhores filmes de 2016 e um que nos surpreendeu ao oferecer uma ficção científica contemplativa e repleta de ideias fascinantes, A Chegada deve manter o caso de amor da Academia com o gênero, que tem oferecido indicações a ótimos sci-fi nos últimos anos. No caso do filme de Denis Villeneuve, a dúvida é se o filme pode ser cerebral demais para o gosto dos votantes, mas definitivamente podemos esperar a excelente Amy Adams na disputa novamente – para ganhar, finalmente?

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Atriz (Amy Adams), Roteiro Adaptado, Fotografia, Design de Produção, Montagem, Trilha Sonora, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

jackie

Jackie

Natalie Portman está de volta na corrida pelo Oscar! Depois da esmagadora performance em Cisne Negro, a atriz retorna em peso no intimista retrato de Jackie Kennedy, tendo que lidar com o trauma e a pressão após o assassinato de JFK. É o tipo de biopic que gera interesse, ainda que o grande atrativo seja mesmo a performance de Portman.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Atriz (Natalie Portman), Roteiro Original, Design de Produção, Figurino, Montagem, Trilha Sonora e Maquiagem & Cabelo.

tom-hanks-and-aaron-eckhart-in-sully

Sully: O Herói do Rio Hudson

Clint Eastwood é sempre um daqueles nomes que podemos contar nas premiações, e com Sully ele traz mais uma fórmula vencedora. Tem uma inspiradora história real de superação de um cidadão americano, a presença sempre ilustre do adorado Tom Hanks e um domínio de narrativa que certamente deve fazer os votantes lembrarem de seu trabalho.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Tom Hanks), Roteiro Adaptado, Montagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

silence-4

Silence

Martin Scorsese, precisa de mais alguma coisa? Mesmo que quase ninguém tenha visto seu pesado drama sobre padres jesuítas que são capturados no Japão feudal, bastou um incrível trailer para comprovar que estamos diante de mais uma obra-prima do diretor, que já vem de duas indicações seguidas por A Invenção de Hugo Cabret e O Lobo de Wall Street.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Andrew Garfield), Ator Coadjuvante (Adam Driver, Liam Neeson), Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, Design de Produção, Figurino, Edição de Som, Mixagem de Som e Trilha Sonora.

hack

Até o Último Homem

O retorno de Mel Gibson à direção parece ter agradado bastante os críticos americanos, que já colocam a história real de Até o Último Homem como um dos filmes de guerra mais brutais e violentos já feitos, além de surpreender pela mensagem pacifista e a elogiada performance de Andrew Garfield – seja pelas mãos de Gibson ou Scorsese, parece certo apontar que o ex-Peter Parker estará na premiação. Podemos contar também com um perdão de Gibson?

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Andrew Garfield, Fotografia, Montagem, Design de Produção, Figurino, Edição de Som, Mixagem de Som, Maquiagem & Cabelo, Trilha Sonora e Efeitos Visuais.

fences-07

Fences

Desde o lançamento de seu trailer, o novo filme dirigido e estrelado por Denzel Washington tem se firmado como um dos favoritos à premiação. O fato de ser adaptação de uma peça da Broadway vencedora do Tony (da qual Washington também estrelou) aumentam as chances do filme, mas o foco deve ir mesmo à atuação de Viola Davis, que ao que tudo indica, finalmente sairá premiada.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Denzel Washington), Atriz Coadjuvante (Viola Davis) e Roteiro Adaptado.

lov

Loving

Em tempos da polêmica do white washing no Oscar passado, o romance interracial do talentoso Jeff Nichols pode despontar-se como um dos queridinhos da noite. Críticos elogiaram com louvor as performances de Ruth Negga e Joel Edgerton, e é sempre um bom argumento quando temos uma história real.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Joel Edgerton), Atriz (Ruth Negga), Roteiro Original.

hh

A Qualquer Custo

O cinéfilo mais atento perceberá que o western (ou sua variação do western moderno) anda em uma fase muito sólida e silenciosa no cinema americano, e A Qualquer Custo foi o novo filme dessa leva a receber atenção, especialmente pelas elogiadas performances de Jeff Bridges e Chris Pine.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Ator (Chris Pine, Ben Foster), Ator Coadjuvante (Jeff Bridges), Roteiro Original, Fotografia e Montagem.

elle

Elle

Entrada oficial da França na cerimônia, o polêmico novo filme de Paul Verhoeven certamente deve figurar entre os indicados da categoria. E mais, acredito que Elle tenha fôlego para abocanhar mais algumas indicações nas categorias principais, e isso se deve à monstruosa performance de Isabelle Huppert, que nunca foi indicada ao prêmio. Excelente hora para começar.

Possíveis Indicações: Melhor Diretor, Atriz (Isabelle Huppert), Roteiro Adaptado e Filme Estrangeiro.

nocturnal-animals-amy-adams-image

Animais Noturnos

Desde o ótimo Direito de Amar que o famoso estilista Tom Ford não comandava um longa-metragem, e ele retornou em peso com um elenco estelar e uma narrativa desafiadora com Animais Noturnos. Ainda que o filme não tenha caído no agrado universal dos críticos, pode ser lembrado por seu apuro estético e também pelo elenco, liderado por Amy Adams.

Possíveis Indicações: Melhor Atriz (Amy Adams), Ator Coadjuvante (Michael Shannon), Roteiro Adaptado, Fotografia e Figurino.

paterson

Paterson

Um filme menor e que ganhou força nos festivais, Paterson é o tipo de filme que necessita de muita campanha para conquistar uma indicação aqui. Se o estúdio tiver boa fé, o filme de Jim Jarmusch pode ser lembrado em merecidas indicações, especialmente pela excepcional performance de Adam Driver.

Possíveis Indicações: Melhor Ator (Adam Driver) e Roteiro Original.

ave cesar

Ave, César!

Ainda que tenha estreado em Fevereiro, data que a maioria dos votantes tende a esquecer, eu não ficaria surpreso se o novo filme dos irmãos Coen acabasse com algumas indicações – afinal, são os irmãos Coen. Ajuda também que Ave, César! tenha sido bem elogiado durante o período de seu lançamento, contando também com um elenco forte e um roteiro original digno da dupla.

Possíveis Indicações: Melhor Roteiro Original, Fotografia, Canção Original.

pass

Passageiros

Não se sabe ao certo como será a recepção de Passageiros. O roteiro de Jon Spaihts ficou por muito tempo na Black List de grandes textos não produzidos, até ganhar o tratamento blockbuster com Chris Pratt, Jennifer Lawrence e o diretor Morten Tyldum. Acredito que será uma ficção científica mais leve e romântica, sem a ousadia ou profundidade de um filme como A Chegada. Porém, acho inegável que o filme parece impecável nos quesitos técnicos.

Possíveis Indicações: Melhor Roteiro Original, Design de Produção, Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

animais-fantasticos4

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Não! Não acho que o retorno de J.K. Rowling ao universo de Harry Potter vá ser um dos grandes jogadores do ano, mas o incluo aqui pela aposta de que faturar algumas merecidas indicações técnicas, especialmente na categoria de design de produção, onde o talentoso Stuart Craig liderou uma equipe capaz de nos transportar ao mundo mágico existente na Nova York dos anos 20. Ah, e se ao menos houvesse uma categoria de Melhor Dança do Acasalamento, Eddie Redmayne seria o frontrunner…

Possíveis Indicações: Melhor Design de Produção, Figurino, Efeitos Visuais e Trilha Sonora.

bfg-movie-2016-mark-rylance-ruby-barnhill

O Bom Gigante Amigo

Mesmo que esse tenha sido o maior fracasso comercial de sua carreira e um dos filmes menos empolgantes pela crítica geral, JAMAIS duvide da capacidade de Steven Spielberg em aparecer na festa. Porém, acredito que o BGA pode ser lembrado apenas em categorias técnicas, sem falar no sempre incrível John Williams.

Possiveis Indicações: Melhor Design de Produção, Trilha Sonora e Efeitos Visuais.

capitao-america-guerra-civil

Capitão América: Guerra Civil

Nesse ano que definitivamente pertenceu à Disney, não seria prudente deixar os dois lançamentos da Marvel de fora da consideração. É sabido que Kevin Feige exibiu Capitão América: Guerra Civil para alguns votantes da academia, mas acreditar que esse filme iria além de Efeitos Visuais (uma categoria que já não merece) é pura fantasia.

Possíveis Indicações: Melhores Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

null

Doutor Estranho

O outro lançamento da Marvel parece mais digno e merecedor de um carinho da Academia, especialmente por seus caprichados efeitos visuais e o apuro estético notável. Além disso, tivemos uma trilha sonora muito elogiada, algo muito incomum para produções da Marvel.

Possíveis Indicações: Melhor Design de Produção, Trilha Sonora e Efeitos Visuais.

rogue-one-pics-2

Rogue One: Uma História Star Wars

Todo ano teremos visitas à uma galáxia muito, muito distante, e a Academia sempre lembra das guerras estelares de Luke Skywalker e companhia. Ninguém assistiu ao derivado Rogue One ainda, mas é certo apostar na presença do filme em algumas merecidas categorias técnicas.

Possíveis Indicações: Melhor Design de Produção, Montagem, Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

zootopia

Zootopia – Essa Cidade é o Bicho

A Disney está em peso esse ano na categoria de animação. Além do braço da Pixar estar praticamente garantido com Procurando Dory, o estúdio ainda tem a elogiada animação Moana e o disparado favorito ao prêmio Zootopia. A presença do filme na categoria de animação é uma certeza, e acredito também que o filme tenha fôlego para mais indicações.

Possíveis Indicações: Melhor Roteiro Original, Animação, Trilha Sonora e Canção Original.

kubo

Kubo e as Cordas Mágicas

Mais um lançamento de prestígio da Laika, Kubo quebrou recordes na técnica de stop motion e vem sido elogiado como um dos melhores filmes do ano. É o principal concorrente da Disney na categoria de animação, e ajuda o fato de que a Laika nunca antes saiu vitoriosa…

Possíveis Indicações: Melhor Animação e Trilha Sonora.

mogli-3

Mogli – O Menino Lobo

Há quem diga que a adaptação live action de Jon Favreau para um dos maiores clássicos da Disney tem fôlego para conquistar uma indicação a Melhor Filme. Eu acho que uma merecida indicação (quiçá vitória) em Efeitos Visuais e outras categorias técnicas esteja de muito bom tamanho.

Possíveis Indicações: Melhor Design de Produção, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

garota-no-trem

A Garota no Trem

A adaptação do best seller homônimo que Tate Taylor comandou tinha todos os ingredientes para um candidato ideal ao Oscar. Porém, a recepção mista acabou diminuindo as chances do filme em faturar grande, ainda que eu não poderia deixar de fora a elogiadíssima performance de Emily Blunt.

Possíveis Indicações: Melhor Atriz (Emily Blunt).

sonia-braga-aquarius-banner

Aquarius

Ainda que o “polêmico” filme brasileiro não tenha conseguido a indicação para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro na próxima edição de Oscar, os burburinhos em torno da excelente Sonia Braga são fortes na imprensa americana, e eu não ficaria surpreso se ela acabasse sendo indicada.

Possíveis Indicações: Melhor Atriz (Sonia Braga)

Mas nos diga, leitor, quais as suas previsões para o Oscar 2017?

Comente!