Considerada a heroína mais poderosa da Marvel (e não estou limitando apenas ao gênero feminino) a Capitã Marvel ganhou a atenção do público geral desde que seu filme foi anunciado pela Marvel Studios. Agora, com a estreia de Vingadores: Guerra Infinita, a procura pela heroína aumentou ainda mais, especialmente levando em conta a cena pós-créditos do filme. Ainda assim, a Capitã permanece bastante desconhecida por muitos, que somente ouviram falar dela recentemente. Este artigo busca jogar uma luz sobre quem é Carol Danvers, de onde vieram seus poderes, o que ela pode fazer e mais.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Dito isso, venham conosco visitar brevemente a trajetória dessa importante heroína da Marvel Comics!

quem e capita marvel

Origem

O Capitão Marvel existe desde 1967 – isso mesmo, no masculino, já que, originalmente, o manto do herói era vestido por um Kree, Mar-Vell, introduzido em Marvel Super-Heroes #12. Desde então, existiram oito Capitães Marvel ao longo dos anos (Shazam não está entre eles). Mas quem interessa aqui é Carol Danvers, a atual Capitã e protagonista do filme que estreia em 2019.

Danvers foi introduzida na revista Marvel Super-Heroes #13 e originalmente era ajudante do primeiro Capitão Marvel. Piloto da Força Aérea americana, Danvers acaba sofrendo um acidente durante uma das aventuras de Mar-Vell, que acabou alterando seu DNA, o fundindo ao do Capitão, dando a ela superpoderes (algo que foi revelado apenas anos mais tarde), a tornando meio kree, meio humana. Danvers, então, assume o manto da Ms. Marvel, em 1977.

Por trinta anos ela permaneceu como essa heroína e se tornou a Capitã Marvel em 2012, em razão do sacrifício de Mar-Vell para salvar o planeta Hala, dos Kree, na guerra contra os X-Men (Vingadores vs X-Men). Na revista Capitã Marvel #1 ela assume o manto da heroína, continuando o legado de Mar-Vell após enxergar o quanto ele significava para ela.

Nesse período, a heroína ganhou um surto de popularidade, o que certamente motivou a Marvel Studios a realizar um filme solo da personagem, mesmo que anos e anos mais tarde.

quem e capita marvel

Poderes

Como é o caso de praticamente todos os heróis dos quadrinhos, os poderes de Danvers foram se alterando com o passar dos anos, o que complica ainda mais em razão de sua transformação em outras heroínas ao longo de sua história.

Atualmente, no entanto, Danvers conta com superforça e resistência, tem um sexto sentido capaz de detectar ameaças iminentes, ela pode voar em seis vezes a velocidade do som (aproximadamente), pode absorver diferentes formas de energia para aumentar sua força ou para armazenar e explodir essa soma de energias. Danvers, contudo, não pode absorver energia de origem mágica sem pagar o preço por isso. Além disso, ela é capaz de disparar energia e explosões das pontas do dedo. Por fim, seu treinamento na Aeronáutica faz dela um excelente piloto e atiradora.

quem e capita marvel

Principais histórias

Tudo o que leram acima não passa de um grande resumão superficial da história da heroína. Naturalmente que a melhor maneira de conhecê-la é lendo os quadrinhos. Mas aí entra o grande problema: por onde começar? Claro que nada impede de qualquer um pular logo para 2012, quando Danvers assumiu definitivamente o manto da Capitã, mas nossa sugestão é um pouco diferente.

A intenção aqui é conhecer a heroína mais a fundo, mas sem se perder nas mil fases de Danvers ao longo dos anos.

Dito isso, vamos lá!

Marvel Super-Heroes #12 e 13: Aqui temos a introdução de Mar-Vell como o Capitão Marvel e de Carol Danvers, duas edições bem simples, apenas para conhecer a origem de fato de ambos os personagens.

Capitão Marvel Vol. 1 #18: Já nessa revista temos o surgimento da Ms. Marvel. Em outras palavras, aqui ocorre o acidente que garante a ela seus poderes, tornando-a meio humana, meio kree.

Ms. Marvel Vol. 1 #1-23: Antes de entrarmos nas histórias da Capitã Marvel em si, é bom saber exatamente o que a heroína pode fazer. Essas histórias da Ms. Marvel oferecem justamente isso, além de ajudar a ver qual a diferença na sua postura quando ela era Ms. e não Capitã.

Capitã Marvel Vol. 1 em diante: Enfim, Capitã! Aqui vemos Danvers assumindo de vez o título da heroína, mantendo o legado de Mar-Vell vivo, apoiada por ninguém menos que o Capitão América. A partir daqui vemos as histórias que provavelmente serão usadas como base no filme – mais uma vez, provavelmente!

O grande problema (mais um!) é que a Marvel tem o péssimo costume de zerar suas histórias constantemente e criar mais e mais revistas com os mesmos personagens. Dito isso, nossa recomendação é ler todas elas, na ordem que foram publicadas. Isso permitirá conhecer bastante da atual fase da heroína. Aliás, em Guerra Civil II, Danvers conta com um papel de destaque, mas realmente recomendamos que passem longe dessa história, um resumão já basta!

Por fim, com essas informações, vocês já estão prontos para mergulharem no vindouro filme da Marvel Studios! Novamente, recomendamos que leiam os quadrinhos listados acima e, se gostarem da personagem, nada impede de lerem outras histórias com ela! Quanto mais melhor!

Comente!