Com o novo trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi tendo sido divulgado durante o jogo da NFL, agora podemos analisar com calma cada um dos detalhes apresentados no vídeo. 

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Confira:

Kylo Ren e a Primeira Ordem

O trailer abre com uma imagem de Kylo Ren desmascarado, observando as instalações da Primeira Ordem. Uma narração em off do Supremo Líder Snoke nos revela “Quando eu encontrei você, eu encontrei poder bruto e incontrolável… Algo verdadeiramente especial.” Vemos  também os novos  veículos da Primeira Ordem, inspirados no AT-AT de O Império Contra-Ataca.

Invasão a Ahch-To?

Kylo lidera uma tropa por um planeta montanhoso. Eu colocaria minhas fichas em Ahch-To, a estrutura de madeira é muito similar ao planeta onde Luke está escondido. Isso pode indicar que a Primeira Ordem invadirá o treinamento de Rey.

“Algo Especial”

Uma linda tomada de Kylo sob um fundo reluzente vermelho, que então nos leva para… Rey, com o sabre de luz azul de Luke empunhado. Notem que ela aparece no instante em que a narração de Snoke termina com “especial”, já nos causando uma dúvida sobre a quem o Supremo Líder está se referindo.

Luke Skywalker enfim pega o sabre

Foram só dois anos de espera desde o final de O Despertar da Força, mas o Mestre Jedi perdido enfim apanha o sabre de luz oferecido por Rey, logo após sua chegada em Ahch-To. Lindo plano da mão robótica de Luke apanhando sua antiga arma.

O Despertar da Força

Uma narração de Rey diz que “algo sempre viveu dentro de mim, e agora despertou… e eu preciso de ajuda”, fazendo referência à sua descoberta dos poderes da Força no Episódio VII. Tudo isso enquanto a jovem aprendiz andentra na caverna revelada no teaser anterior, com os livros sobre a Antiga Ordem Jedi. O início do treinamento!

Dominando o sabre

Mas que imagens maravilhosas… Rey treinando com o sabre de luz na beira de um penhasco, capturando a beleza espetacular dessa locação irlandesa. Sensacional, Rian Johnson.

“Vi essa Força bruta apenas uma vez”

Durante o treinamento, Rey causa uma rachadura brutal no solo, o que assusta o Luke. Ele diz que só viu tamanha demonstração da Força assim uma vez…

“Na época, não me assustou…”

OK, vamos falar sobre essa mão robótica. Na hora já pensei em Darth Vader e Anakin Skywalker, ainda mais por ser um poder que assustou Luke, mas isso não faria tanto sentido. Dito isso, a única possibilidade que podemos tirar é que essa mão é a do próprio Luke, que está embaixo de escombros após a destruição de seu Templo Jedi. Quanto à Força Bruta que não o assustou na época, claramente é uma menção à Kylo Ren, e aposto que teremos um flashback do poder de Kylo, sua revolta contra o Mestre e toda a destruição da Ordem Jedi. 

“… Me assusta agora”

Um apavorado Luke se afasta de Rey, após sentir que a jovem carrega semelhanças com Kylo Ren. Estariam os dois conectados? Irmãos? Excelente entrega de Mark Hamill, que promete uma performance arrasadora.

Kylo Ren enterra o passado

De volta para o mestre dos Cavaleiros de Ren, vemos o vilão contemplando seu capacete (idêntico ao do filme anterior) e um close de sua cicatriz deixada por Rey, que parece ter uma textura metálica interna – algo que podemos deduzir como um processo de cura, já que ela aparece mais fina em outros momentos do trailer. A narração diz que é preciso enterrar o passado.

“Mate-o, se for preciso”

Vemos Kylo pilotando um novo caça: o TIE Silencer, cujas asas são muito similares ao antigo TIE de Darth Vader. A batalha parece ser uma invasão direta à frota da Resistência.

Confronto com Leia

Então entendemos melhor a natureza desta narração. Tendo matado seu pai, Han Solo, no filme anterior, Kylo parte agora para enfrentar sua mãe; nos dando o primeiro vislumbre da General Leia de Carrie Fisher no filme.

O fim de Leia?

Aí temos o primeiro grande momento de suspense do trailer, com Kylo mirando a nave de Leia e ficando angustiado por sua dúvida – matar ou não sua mãe? Se entregar ao Lado Sombrio de uma vez? Claro, se fosse uma cena com algo risco REAL de acabar com a General, ela jamais estaria no trailer. Além disso, alguns rumores apontam que a trama central envolve o sequestro de Leia, então a cena deve terminar com a General sendo capturada – o que engata a trama de resgate envolvendo Finn e Poe Dameron.

A Millennium Falcon em Ahch-To

TIE Fighters da Primeira Ordem perseguem a Falcon! Como a nave está estacionada em Ahch-To, aposto que a perseguição se dará ali mesmo, já no arco onde Kylo invade a ilha, mas revelando novos níveis e estruturas do planeta rochoso, e confesso que esse visual de cristais vermelhos é deslumbrante. 

Chewbacca e os Porgs!

BB-8 que se cuide, os bichinhos que habitam a ilha de Ahch-To vieram roubar o posto de criatura mais fofinha da nova trilogia…

“Somos a faísca…”

Poe Dameron observa assustado a destruição de naves da Resistência, certamente durante a cena em que os caças de Kylo atacam a General Leia.

“…Que acenderá a chama…”

Simplesmente tomadas sensacionais de Poe Dameron em seu X-Wing, sobrevoando o Mega Star Destroyer do Supremo Líder Snoke, apropriadamente batizado de The Supremacy. Clímax do filme?

“Que vai destruir a Primeira Ordem”

O fim do discurso poético de Poe. Oscar Isaac, como é bom te ver.

Finn vs Capitã Phasma!

A oficial da Primeira Ordem de Gwendoline Christie não fez muito no Episódio VII, mas agora finalmente a veremos em ação! Finn ataca sua antiga mentora, usando um traje de disfarce da Primeira Ordem e também a arma elétrica do famoso stormtrooper “traitor!”. Que brilho belíssimo no capacete de Phasma!

BB-8 na batalha

Mais um take de uma batalha espacial, que pode ser o ataque das naves da Primeira Ordem à frota da Resistência ou o assalto ao Star Destroyer. Ah, temos também BB-8, tomando um choque enquanto acoplado à um X-Wing.

“Isso não vai acabar como você imagina”

Luke no chão em Ahch-To. Na chuva. Derrubado por quem? Seria um confronto com seu antigo aprendiz, Kylo Ren? Algum tipo de rebeldia de Rey? Restam apenas dúvidas.

Um lobo de cristal!

Mais bonecos para vender! Aqui vemos uma espécie de lobo de cristal (?) em frente à nova base da Resistência no planeta Crait, onde teremos uma grande batalha com os novos Walkers.

Leia em Crait

O solo nos revela que é o mesmo planeta de Crait, e encontramos a General Leia ali. Seria tudo isso pós-ataque da Primeira Ordem?

O Mergulho de Rey

Rey mergulha em uma espécie de lago, provavelmente como parte de seu treinamento. Ao sair, encontra Luke parado ali, em uma reação um pouco… tensa.

 

Finn infiltrado

Como parte da trama de resgate, vemos Finn com trajes de oficial da Primeira Ordem, infiltrado no Supremacy.

A Batalha de Crait

Os novos veículos terrestres da Resistência enfrentam TIE Fighters em Crait, com destaque para o mineral vermelho esfumaçando no solo. Isso promete ser épico!

“Cumpra seu destino”

Nossa primeira olhada no Líder Supremo Snoke, em carne e osso! De quebra, ele ainda surge com uma frase muito familiar: “cumpra seu destino”, a mesma que o Imperador Palpatine declarou para Luke Skywalker em O Retorno de Jedi, quando o manipulava para abraçar o Lado Sombrio. Aqui, vemos que o vilão está torturando Rey, que aparece flutuando e gritando – é a mesma cena, visto que é possível reparar nas vestes douradas de Snoke ao fundo. Tenso.

Rey no Lado Sombrio?

O trailer acaba de forma WTF. Rey diz que precisa que alguém lhe mostre seu papel nisso tudo, e vemos que Kylo Ren está ao seu lado. Ele estica sua mão para ela, e o trailer acaba. OK, isso indica que Rey irá para o Lado Sombrio? Novamente, se fosse algo tão chocante e relevante para a trama, não estaria no trailer. Minha aposta? Kylo Ren é incumbido de capturar Rey e levá-la para Snoke, e deve oferecer algum tipo de ajuda para enganá-la e levá-la para seu Mestre. Acho muito difícil que a jovem vá para o Lado Sombrio, mas teremos que esperar para descobrir…

O elenco traz Daisy Ridley, Mark Hamill, Carrie Fisher, John Boyega, Adam Driver, Oscar Isaac, Benicio Del Toro, Gwendoline Christie, Peter Mayhew, Andy Serkis, Laura Dern, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Lupita Nyong’o e Billie Lourd.

Rian Johnson (Looper: Assassinos do Futuro) fica responsável pelo roteiro e a direção.

Star Wars: Os Últimos Jedi estreia nos cinemas brasileiros em 14 de dezembro.

Leia mais sobre Star Wars

Comente!