O Despertar da Força trouxe muitos mistérios a serem desvendados para o universo de Star Wars, dentre eles, a verdadeira identidade do Supremo Líder Snoke certamente é um dos que mais se destaca, rivalizando somente com o segredo sobre os pais de Rey. No Episódio VII vimos o grande vilão dessa nova trilogia apenas brevemente e não descobrimos quase nada sobre ele, apenas que ele não aparece fisicamente perante qualquer um e que tem conhecimento sobre o Lado Negro da Força.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Dito isso, esta lista, elaborada antes de termos visto Os Últimos Jedi busca apresentar as principais teorias sobre quem é Snoke. Algumas dessas não possuem muita base, não passando de puro fan service, mas não custa especular. Já outras se encaixariam perfeitamente com o que foi apresentado nos filmes. Vale ressaltar que nem todas as teorias disponíveis pela internet afora foram incluídas aqui.

Portanto, venham conosco contemplar algumas dessas divagações dos fãs e, no fim, digam qual delas vocês gostariam de ver no filme!

***

Darth Plagueis

Essa já é uma velha teoria, que continuamente vem pipocando na internet afora desde que o personagem foi revelado em O Despertar da Força. Conforme apresentado em A Vingança dos Sith, através do diálogo entre o então Chanceler Palpatine e Anakin Skywalker, Darth Plagueis foi o mestre Sith de Palpatine, antes deste o assassinar. Plagueis tinha o poder de influenciar os midichlorians (conceito que esperamos que tenha sido esquecido) para criar a vida.

No livro Darth Plagueis, de James Luceno, não mais canônico, é dito que, junto de Palpatine, o Sith influenciou na criação do Escolhido, deturpando a natureza de Anakin, incentivando, antes mesmo do Skywalker nascer, sua queda para o Lado Negro. Pode ser dito, portanto, que Plagueis é capaz de corromper facilmente aqueles à sua volta, não muito diferente do que Snoke fez em relação a Ben Solo (Kylo Ren). A aparência de Snoke dá indícios de sua idade e de que fora profundamente ferido antes, o que se encaixa com essa teoria. Ao mesmo tempo, suas características físicas não se assemelham aquelas de Plagueis conforme dito no livro – o mestre de Palpatine, segunda a obra de Luceno, é da raça Muun, do planeta Mygeeto.

Vale ressaltar, porém, que o fato do romance não ser mais canônico, sua aparência pode ser totalmente diferente daquela descrita em suas páginas.

Mace Windu

Pessoalmente sempre achei essa teoria a maior forçação de barra da Orla Exterior! A única similaridade entre Windu e Snoke é que ambos são carecas, fora isso nada permite que essa teoria se encaixe com o que foi apresentado nos filmes.

Primeiro porque Windu perdeu o seu braço, já Snoke tem os dois. Sim, um pode ser robótico, mas qualquer bom roteirista que quisesse dar a entender que o vilão é um personagem já apresentado traria mais similaridades entre um e outro.

Em segundo lugar, temos a total ausência de sentido em Windu ir de encontro aos Jedi – afinal, ele próprio foi morto por um Sith. Claro, ele pode ter visto que o Lado Sombrio é mais forte e assim por diante, mas seria necessário um filme só dele para preencher esse buraco gigantesco!

Por fim, em terceiro lugar, não teriam escolhido Andy Serkis para substituir Samuel L. Jackson!

Jar Jar Binks

A teoria que ninguém quer que seja verdade, mas que infelizmente faz sentido.

Retornemos aos eventos de A Ameaça Fantasma com um novo olhar. Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi encontram Jar Jar desesperado na floresta em Naboo e o salvam de ser atropelado pelo exército de droides da Federação do Comércio – algo que pode ter sido plenamente encenado, o que justificaria o fato do personagem não ter levado sequer um tiro. Em seguida, o gungan os conduz até a sua cidade, de onde conseguem transporte para Theed e por aí vai. Tudo pode ter sido orquestrado a fim de permitir que a rainha fosse levada de volta à Coruscant, onde pede para que um novo Chanceler seja eleito – levando Palpatine ao poder. Muito forçado? Claro, mas todo o plano de Sidious já é forçado ao extremo sem esse detalhe.

Já no Episódio II, Binks propõe que poderes de emergência sejam dados ao Chanceler, frente à ameaça dos Separatistas – em outras palavras, ele possibilitou que o golpe de Palpatine funcionasse, sendo uma das peças essenciais para a queda da República.

Claro que tudo isso foi por água abaixo quando Palpatine morreu e, após a batalha de Endor, ele foi visto nas ruas de Theed, trabalhando como palhaço, fazendo truques na rua. A pergunta a ser feita é: onde ele estava durante o Império? Por que foi visto somente depois da queda do regime? Possivelmente porque estava ao lado do Imperador o tempo todo, no palácio imperial em Coruscant! Seu declínio após a morte de seu mestre pode tê-lo levado a se tornar a figura ainda mais cheia de ódio que é Snoke e seus ferimentos podem ter sido provocados por aqueles que o reconheceram como instrumento da queda da República.

Já como ele se tornou mais similar a um humano certamente não sabemos dizer, mas nada que o Lado Negro da Força não possa fazer, não é mesmo?

O Escolhido original

Essa daqui dialoga diretamente com a teoria de Plagueis.

Voltemos ao livro de James Luceno sobre o Sith. Lá descobrimos que inúmeros experimentos foram realizados pelo mestre de Sidious, que tentava criar o Escolhido, utilizando, portanto, a profecia a seu favor. Fica, então, a questão: o que aconteceu com seus experimentos que não deram certo? Não sabemos, mas Snoke facilmente pode ser um deles! Isso explicaria toda sua ira perante os Jedi e, possivelmente, até os Sith, já que, em momento algum, ele ou Kylo Ren se autodenominam assim – eles apenas fazem uso do Lado Negro.

Essa teoria, claro, explica não somente a personalidade do Supremo Líder, como sua própria aparência deformada e repleta de cicatrizes. Seria uma boa forma de inserirem um personagem novo sem que ele soe completamente perdido dentro da trama geral das trilogias.

O Grão Inquisidor

Mais uma teoria que, pessoalmente, não gosto muito. Ainda que o Grão Inquisidor tenha sido um excelente vilão na primeira temporada de Star Wars Rebels, sua história já foi perfeitamente concluída. Ele era um dos guardiões do templo Jedi e acabou caindo para o Lado Negro, se tornando o caçador de Jedi do Império – sua morte nas mãos de Kanan foi magistralmente realizada, revelando seu temor em relação a Vader. Um redondo arco de anjo caído, que somente seria estragado caso Snoke revelasse ser tal personagem.

Ao menos, essa teoria é, também, uma das mais fracas, visto que somente existe em razão da similaridade das aparências dos dois.

Ezra Bridger

Palmas para a Disney se Ezra Bridger acabar se transformando no ensandecido líder da Primeira Ordem! Terá sido uma jogada de mestre em termos de planejamento, afinal, a segunda metade da última temporada de Rebels irá ao ar no início do ano que vem, após a estreia de Os Últimos Jedi e pouco antes do Episódio IX (cerca de um ano) – dessa forma, mesmo que a identidade de Snoke seja revelada já no VIII, Rebels não irá parecer atrasado ou redundante, funcionando apenas como um belo prelúdio desse personagem.

Além disso, a jornada de Ezra, até então, justificaria sua queda. Durante a segunda temporada da série animada ele quase vai para o Lado Negro, por cortesia de Darth Maul, que se autoproclama seu novo mestre. Bridger sofreu nas mãos do Império e pode ter criado a Primeira Ordem como forma de impedir que o mesmo aconteça antes, estabelecendo um regime totalitário antes que a Nova República siga pelo mesmo caminho da antiga – basicamente, dos dois males o menor. Além disso, o personagem já demonstrou ser poderoso com a Força e sua idade se encaixa com a aparência caquética de Snoke.

Interessante ressaltar que isso faria do excelente seriado Rebels, um dos mais importantes de todo o novo cânone, se já não é, considerando que é nele que vemos a criação da Aliança Rebelde.!

Luke Skywalker

Pense em uma reviravolta de verdade! Essa teoria conta com alguns diferentes desdobramentos, portanto vamos por partes:

1. Luke, de fato, teria cedido ao Lado Negro em O Retorno de Jedi, ao menos parte dele. Ao saber disso, ele descobre uma forma de extrair a parcela de si mesmo que caiu, porém sem saber que essa continuaria viva por si só. Snoke, portanto, seria o lado Sombrio de Luke, que acabou seduzindo Ben Solo sem o Jedi saber – dessa forma, o Skywalker teria sido o arquiteto da própria destruição, acabando com o Templo Jedi e qualquer esperança de reviver a Ordem Jedi.

2. Ele caiu para o Lado Negro após Ren ter destruído o templo Jedi, criando Snoke para promover sua Ira pela galáxia, como uma manifestação física de seus próprios poderes. Pensando por esse lado, Kylo Ren caiu por conta própria e não foi convencido por terceiros.

3. Enxergando a necessidade de manter o equilíbrio da Força (Luz x Escuridão), ele criou Snoke a fim de impedir que essa harmonia seja quebrada. Já se ele conseguiu manter o controle de Snoke ou não não faz muita diferença para a teoria, a história funcionaria de qualquer forma.

Valkorion

Esse daqui seria um dos maiores fan services já feitos pela Disney em Star Wars!

Valkorion, ou Vitiate, é o Imperador Sith dos tempos de Knights of the Old Republic / The Old Republic. Por milênios ele governou os Sith em segredo, podendo transitar de corpo em corpo conforme sua vontade, fazendo dele praticamente um ser imortal. Não há, efetivamente, nada que sustente essa teoria, mas, considerando que a Disney já trouxe Thrawn de volta para o novo cânone, é possível, ainda que improvável, que isso aconteça. Dessa maneira, os filmes aproveitariam do sucesso da série criada pela Bioware, além, é claro, de usurparem um dos melhores vilões de toda a saga!

Um ser das regiões desconhecidas

Essa teoria dialoga diretamente com a história da trilogia de livros Aftermath, que mostra o que aconteceu nos dias finais do Império até depois da queda do regime. Nesses livros descobrimos que Palpatine se tornou obcecado pelas regiões desconhecidas, enxergando uma enorme fonte de poder além dos limites conhecidos da galáxia. Visto que foi dito que Snoke é uma criatura antiga e inédita (o que pode vir a ser mentira para despistar os fãs, vide a revelação de Khan em Além da Escuridão – Star Trek), ele poderia ser muito bem a fonte desse poder, sendo descoberto pelo Império antes mesmo de seu declínio.

Por ter uma forte conexão com a Força, Snoke pode ter acompanhado dos os eventos vistos nas três trilogias, entendendo, portanto, a mente de Sidious. Além disso, parte do Legends de Star Wars seria utilizado, já que os antigos Sith também vieram das regiões desconhecidas.

O Primeiro Jedi

Chegamos, enfim, à última teoria desta lista e essa é bem fresquinha!

Conforme a imagem acima, com gravuras do dicionário visual de Star Wars: Os Últimos Jedi, descobrimos a aparência (ao menos em representação arcaica) do Primeiro Jedi, possivelmente o fundador da ordem. Tal imagem traz claras semelhanças com a aparência de Snoke. Isso explicaria o porquê do vilão esconder sua natureza dos outros, conforme dito, também, no dicionário visual – ele pode estar prezando pelo equilíbrio e não almejando dominar a galáxia de fato. Além disso, o dicionário revela que Snoke, de fato, não é seu nome verdadeiro, o que faria sentido, já que ele pretende esconder que é, na realidade, o primeiro Jedi.

***

E então, o que acharam? Deixamos de fora alguma teoria? Concordaram com alguma delas? Comentem abaixo, deixando suas opiniões, impressões e o que esperam de Snoke em Os Últimos Jedi.