A cronologia dos games The Legend of Zelda, de fato, nunca foi algo pensado de antemão. Desde suas humildes origens no Nintendinho, a série foi ganhando novas entradas, sempre com o foco no gameplay, a história permanecendo em segundo plano. Mesmo que The Adventure of Link seja essencialmente uma continuação do primeiro game, a continuidade não era o foco dos desenvolvedores e cada jogo funcionava praticamente como um reboot, com uma trama fechada em si própria.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Até que The Wind Waker explicitamente citou eventos do passado, o que já nos levou a pensar na franquia como uma grande história de Hyrule, algo ampliado ainda mais com o lançamento do livro Hyrule Historia, que contém a linha do tempo oficial da série (com itens faltando, inclusos na que vocês podem ler logo abaixo). Em essência, qualquer game de Zelda pode ser aproveitado sem qualquer conhecimento de linha do tempo ou cronologia da série, mas alguns deles apenas ficam melhores se levamos em conta certos detalhes, como o Ganondorf de Twilight Princess sendo o mesmo de Ocarina of Time, dentre outras coisas.

Dito isso, elaboramos essa linha do tempo levando em conta tal livro, além, claro, das histórias individuais de cada game e como cada um deles pode se encaixar com o outro. O único item puramente especulativo é o referente a Breath of the Wild, cuja única informação dada foi que se passa após todos os games da franquia lançados até então. Vale ressaltar que a cronologia fica um tanto complicada após Ocarina of Time, devido à viagem no tempo de Link, mas explicamos as ramificações abaixo.

Vamos mergulhar na História de The Legend of Zelda, conhecendo um pouco sobre cada um dos games que compõem essa grande odisseia de Link, Zelda e Ganon.

linha do tempo the legend of zelda

A criação do céu e da terra

O continente que se tornaria Hyrule foi formado há eras atrás por três deusas: Din, a deusa do Poder, Nayru, a deusa da Sabedoria e Farore, a deusa da Coragem. Após criarem o céu, a terra e todos os seres vivos, as três deusas retornaram aos céus, deixando apenas três triângulos dourados, a Triforce, que quando tocada concederia o desejo presente no coração daquele que a encontrar.

Esse poder foi deixado, pelas três divindades, nas mãos da deusa Hylia, que seria responsável por guardar a Triforce. Foi nesse momento que o Rei Demônio, Demise, juntou um exército de monstros e atacou as pessoas na superfície. Para salvar aqueles que restaram, Hylia fez um grande pedaço da terra flutuar acima das nuvens, garantindo que quem ali estivesse permanecesse à salvo de Demise e suas forças – nasce, assim, Skyloft, de Skyward Sword. Ao prender o Rei Demônio com um selo que duraria eras, a deusa, profundamente ferida, escondeu a Triforce no céu junto da espada da deusa, que deveria ser encontrada pelo herói escolhido.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Eras se passam e o selo de Demise está prestes a se romper, surge o herói escolhido da deusa. Cabe a Link encontrar a espada da deusa e aperfeiçoá-la, transformando-a na Master Sword que conheceríamos mais tarde. Enquanto isso, Zelda tenta escapar, com a ajuda de Impa, de Ghirahim, que tanta reviver Demise. O Rei Demônio é revivido, mas é logo derrotado pelo herói, iniciando um ciclo de reencarnação envolvendo o herói, o Rei Demônio e a mulher com sangue da deusa (Zelda), que duraria para sempre.

Nasce o reino de Hyrule

Após a batalha entre Demise e o herói escolhido, Skyloft e seus residentes retornam à superfície, formando o reino de Hyrule. Os descendentes dessas pessoas passam a ser conhecidos como Hylians.

O Templo do Tempo é criado

Com o tempo, mais e mais pessoas começam a tomar conhecimento da Triforce e o caos cai sobre o reino, quando muitos tentam ganhar esse poder para si. Nesse momento, Rauru, o Sábio da Luz, constrói o Templo do Tempo para guardar a entrada da Sacred Realm, fechando a entrada para essa realidade com a Master Sword e, em seguida, selando a única entrada para a câmara da espada com as três pedras espirituais.

O castelo de Hyrule, então, é construído para proteger o Templo, com os descendentes de Zelda atuando como os governantes locais.

Os Picori salvam Hyrule

Eras se passam e a longa paz do reino é colocada em xeque quando criaturas cruéis ameaçam levar Hyrule às ruínas. À beira do colapso, um pequeno povo, conhecido como os Picori, aparecem dos céus e dão ao herói escolhido a lâmina Picori e a Força da Luz. Com esses dois, o herói consegue salvar o reino e prende tais criaturas em um baú, o selando com a lâmina Picori. A Força da Luz, por sua vez, é absorvida pela princesa de Hyrule, sendo passada de geração em geração.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: The Minish Cap

Cem anos após os Picori terem salvado Hyrule, durante a celebração dessa data, o mago das trevas Vaati quebra a lâmina Picori e liberta as criaturas presas no baú. Cabe a Link derrotar o mago e salvar a princesa Zelda, antes que o reino seja destruído.

A Ressurreição de Vaati

Pouco depois de derrotar Vaati, o vilão retorna como o Mago dos Ventos e ameaça destruir Hyrule novamente. Até que o herói, com a Four Sword, uma espada capaz de dividir seu portador em quatro pessoas diferentes, consegue derrotá-lo, prendendo Vaati dentro da espada em si.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Four Swords

Gerações se passam com Vaati preso dentro da Four Sword, até que o selo enfraquece e o mago consegue escapar da espada, raptando Zelda para que ela se torne sua noiva, a levando até o Palácio dos Ventos. Com ajuda das Great Fairies, Link retira a espada do pedestal e se divide em quatro, partindo para o Palácio a fim de prender Vaati novamente na espada.

Guerra civil em Hyrule

Gerações depois, Hyrule entra em uma terrível guerra civil – durante esse conflito, uma Hylian escapa com seu filho recém-nascido para a floresta dos Kokiri, as crianças da floresta, onde entrega o bebê à Grande Árvore Deku, para que ele fosse criado como um Kokiri. A guerra acaba e o rei de Hyrule unifica o reino.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Por volta de dez anos se passam e esse bebê, já um garoto, recebe a missão, da própria Árvore Deku, de salvar o reino de Hyrule, cumprindo uma velha profecia. A árvore morre e cabe ao garoto, com a ajuda da princesa Zelda, impedir que Ganondorf coloque suas mãos na Triforce. Ao abrirem a Sacred Realm, no entanto, eles permitem que o rei dos ladrões ganhe acesso a essa dimensão e a Triforce é dividida em três: Poder, Sabedoria e Coragem, cada fragmento indo, respectivamente, para Ganondorf, Zelda e Link.

Forçado a retirar a Master Sword de seu pedestal, onde permanecia intocada desde os eventos de Skyward Sword, Link avança sete anos no tempo e lá deve derrotar Ganondorf e suas forças.

A Linha do tempo é dividida

Ao derrotar Ganondorf, ele retorna como Ganon, um ser de pura maldade, que é, então, preso por Zelda e os outros seis Sábios na Sacred Realm. Com o fim da jornada do Herói do Tempo, Zelda o envia de volta para seu tempo com a Ocarina do Tempo, antes mesmo de sua versão mais jovem puxar a Master Sword. Nesse tempo, Link vai até Zelda e convencem o rei de Hyrule sobre a maldade de Ganondorf, provando através dos fragmentos da Triforce que cada um deles possuía. Ganondorf, então, é preso.

Quando Zelda enviou Link para o passado, contudo, a linha do tempo se dividiu em duas, uma na qual Link é derrotado, outra em que ele ganha de Ganondorf, que, por sua vez, se divide em mais duas: uma seguindo o tempo de Link criança e outra a de Link adulto, na qual ele não existe mais, pois retornou ao passado.

linha do tempo the legend of zelda

O Herói do Tempo é derrotado (Linha do tempo A)

Os eventos desta ramificação ocorrem caso Link tenha sido derrotado por Ganondorf em Ocarina of Time.

Ganondorf se torna o Rei Demônio

Com o Herói derrotado, Ganondorf é capaz de adquirir toda a Triforce, transformando-se no Rei Demônio Ganon, enquanto que a Sacred Realm é corrompida, transformando-se no Mundo Sombrio (Dark World de A Link to the Past). Os sete sábios, então, selam Ganon junto com a Triforce nesse mundo sombrio.

A Guerra de Aprisionamento

Após um breve período de paz, mais pessoas buscaram o poder da Triforce e, ao entrarem na Sacred Realm corrompida, se tornaram monstros a serviço de Ganon. Após juntar suas forças e seu poder, Ganon ataca Hyrule novamente. Nesse momento, o rei de Hyrule ordena que os sete Sábios desse tempo selem a entrada para o Mundo Sombrio. Protegidos pelos Cavaleiros de Hyrule, eles interrompem a invasão do Rei Demônio. Os Cavaleiros, contudo, são praticamente dizimados, diminuindo consideravelmente os descendentes dos Hylians, assim como o poder dos Sábios. A glória de Hyrule começa a decair.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Ainda preso no Dark World, Ganon faz uso do feiticeiro Agahnim para sequestrar os sete Sábios (um deles sendo a própria Zelda), para que o Rei Demônio pudesse retornar ao mundo da Luz e conquistá-lo. Link, porém, consegue a Master Sword e viaja para o Mundo Sombrio, onde resgata os sete Sábios e derrota Ganon. A Triforce, então, se revela para o herói, que deseja que Hyrule retorne à prosperidade, revivendo todos aqueles que morreram graças a Ganon.

A Jornada para outros mundos

Com a derrota de Ganon, as bruxas Twinrova começaram um ritual para ressuscitar o Rei Demônio, para isso elas precisavam da Chama da Destruição, a Chama da Tristeza e a Chama do Desespero, junto de um sacrifício humano. Com isso em mente, elas enviaram o General Onox e a Feiticeira Veran para Holodrum e Labrynna, respectivamente. Link, então, é enviado para esses reinos distantes pela Triforce, a fim de impedir a ressurreição de Ganon.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Oracle of Seasons

Em Holodrum, Link precisa resgatar Din, a oráculo das estações das mãos de Onox. Sem ela, as estações do ano são desbalanceadas, gerando caos nesse reino. Ao derrotar o general, salvar Din e restaurar o equilíbrio das estações o herói é transportado para Labrynn, mas não antes de descobrir que a Chama da Destruição foi acesa.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Oracle of Ages

Já em Labrynna, Nayru, oráculo das eras, é possuída pela feiticeira Veran, que usa os poderes de Nayru para viajar entre passado e presente, distorcendo o reino completamente. Ao derrotar Veran, no entanto, Link descobre que é tarde demais, visto que a Chama da Tristeza foi acesa.

A Ressurreição de Ganon

Após as duas chamas terem sido acesas, as bruxas Twinrova sequestram Zelda para completar o ritual e reviver Ganon. Link, no entanto, consegue derrotá-las, mas elas se oferecem como sacrifício e conseguem ressuscitar o Rei Demônio. Com o ritual incompleto, contudo, ele retorna apenas como uma besta descontrolada, que é logo derrotada por Link.

O herói, então, deixa Labrynna de barco.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Link’s Awakening

Enquanto voltava de Labrynna de barco, uma tempestade afunda a embarcação de Link, que é levado até a ilha de Koholint pela maré. Depois de ser resgatado por Marin, uma jovem que se parece com Zelda, ele descobre que precisa reunir uma série de instrumentos musicais a fim de acordar o Peixe dos Ventos (Wind Fish), que representa a única esperança do herói de deixar a ilha. Ao fazer isso, ele enfrenta o pesadelo e descobre que estivera dormindo. Link acorda no que restou do seu barco e não se sabe mais dele.

A Triforce é dividida

Após a jornada de Link por Holodrum e Labrynna, a Triforce é dividida. Nesse ponto, Ganon adquire a Triforce do Poder novamente, que permanece selada dentro de si.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Eras se passaram desde a derrota de Ganon em A Link to the Past e o mago Yuga aparece em Hyrule para reviver o Rei Demônio, transformando os sete Sábios em Pinturas. Cabe a Link, o aprendiz do ferreiro, derrotar Yuga e resgatar os Sábios, o que o leva para uma realidade paralela, conhecida como Lorule, que, na realidade, é a Sacred Realm corrompida por Ganon novamente (o Mundo Sombrio retorna).

Depois de derrotar Yuga e Ganon, que é revivido, Link e Zelda restauram a Triforce. Link, então, deseja que Lorule seja restaurada, iniciando uma era de ouro nos dois reinos. A conexão entre esses dois mundo é, enfim, desfeita.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Tri Force Heroes

Anos se passam desde os eventos de A Link Between Worlds e Link parte para o reino de Hytopia, onde ele precisa resgatar a princesa Styla da maldição nela colocada pela bruxa, Lady Maud.

A Queda de Hyrule

Gerações se passam e último rei de Hyrule não consegue encontrar alguém digno de herdar o poder da Triforce na íntegra. Antes de sua morte, ele a divide em três. Com a morte do rei, o príncipe herdeiro recebe apenas duas partes da Triforce, a do Poder e da Sabedoria. Sabendo que somente Zelda sabia da localização do fragmento da Coragem, ele exige que ela passe a informação para ele. Ao recusar, o príncipe coloca a princesa em um sono eterno e morre no processo. Para honrar a princesa, é ordenado que todas as descendentes mulheres da monarquia sejam nomeadas Zelda. Sem ninguém capaz de encontrar a Triforce, o reino é dividido e é preenchido por monstros

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda

Anos se passam e Ganon, junto de seus exércitos, conquista Hyrule, roubando a Triforce do Poder. Temendo que o fragmento da Sabedoria caia nas mãos de Ganon, ela o divide em oito partes, e as esconde pelo reino, mandando sua cuidadora, Impa para encontrar alguém corajoso o suficiente para enfrentar Ganon. Impa encontra Link, que reúne toda a Triforce da Sabedoria e derrota o Rei Demônio, salvando a Princesa Zelda.

linha do tempo the legend of zelda

Zelda II: The Adventure of Link

Após derrotar Ganon, Link recebe a tarefa de encontrar a Triforce da Coragem, há muito perdida. Com isso ele poderia acordar a princesa Zelda, que fora colocada em um sono eterno há anos. Completando sua missão, ele consegue acordar a princesa e impedir a ressurreição de Ganon no processo.

linha do tempo the legend of zelda

Link Criança (Linha do Tempo B)

Aqui temos a ramificação da linha do tempo após Link derrotar Ganondorf em Ocarina of Time e retornar ao passado, continuando sua vida como criança.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Majora’s Mask

O Herói do Tempo, após voltar a ser criança, parte em busca de Navi e, atraído pelo Skull Kid, que rouba seu cavalo, deixa o reino de Hyrule, entrando em Termina, uma dimensão paralela. Lá ele deve impedir que Skull Kid, controlado pela temível Majora’s Mask destrua o mundo.

Ganondorf é enviado para a dimensão Twilight

Anos após a tentativa de invasão por parte de Ganondorf, os Sábios tentam executá-lo, apenas para descobrir que ele detém a Triforce do Poder. Não tendo como matá-lo, os Sábios o enviam para a dimensão Twilight, onde Ganondorf conhece Zant e promete a ele poder em troca de sua liberdade.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Ganon utiliza Zant para invadir o reino de Hyrule, que é logo conquistado. Após a rendição da princesa Zelda, todo o reino vai sendo absorvido pelas sombras de Twilight – cabe a Link, com a ajuda de uma misteriosa criatura chamada Midna, encontrar a Master Sword e derrotar Zant e Ganon. Após conseguir matar Ganondorf, Midna retorna para a dimensão Twilight.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Centenas de anos após a morte de Ganondorf, o povo de Hyrule se reconciliou com a tribo de Ganondorf, os Gerudo, até que um novo homem, a mais nova reencarnação de Demise, nasce na tribo. O novo Ganondorf, então, cria uma cópia sombria de Link, que engana Zelda, forçando Link a tirar a lâmina Picori de seu pedestal. Com isso, o mago Vaati é libertado de sua prisão dentro da espada. Link, depois de sua longa jornada, derrota Vaati de uma vez por todas e prende Ganon dentro da espada, a colocando de volta no pedestal.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Esse é o único game da série cujo posicionamento na linha do tempo ainda não foi confirmado, portanto não levem essa entrada em particular como verdade absoluta. Existem indícios de que o game se passa após Wind Waker, mas preferimos posicionar Breath of the Wild aqui, em razão de algumas referências a Twilight Princess no final do game.

Aqui encontramos o reino de Hyrule completamente destruído após Link ter sido derrotado por Ganon, que regrediu a uma mera manifestação de sua ira. Zelda, então, prende Ganon junto de si própria, enquanto Link revive em uma câmara de ressurreição. Cabe a Link, quando acordar, 100 anos depois, derrotar Ganon de uma vez por todas.

Link adulto (Linha do Tempo C)

Quando o Herói do Tempo retorna ao passado, após derrotar Ganondorf em Ocarina of Time, o futuro permanece sem alguém para protegê-lo. Link cria um novo futuro alternativo ao fazer isso (o que vemos na Linha do Tempo B). A Linha do Tempo C permite que os eventos de The Wind Waker aconteçam.

A Grande Inundação

Sem um herói para proteger o reino, já que Link retornou ao passado, deixando essa ramificação da linha do tempo sem alguém para proteger Hyrule, Ganon, após reviver, consegue dominar o reino sem qualquer desafio. O povo desolado, então pede ajuda às deusas como um último recurso. As deusas, então selam o reino de Hyrule e criam uma grande inundação, prendendo Ganon e suas forças embaixo d’água. Os topos das montanhas se tornam ilhas nesse novo grande oceano e as pessoas vivem em paz novamente.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: The Wind Waker

Eras se passam e Ganondorf consegue escapar do reino submerso, ainda que sem seu poder completo. Nesse novo mundo acima do oceano, ele busca por garotas de orelhas pontudas, esperando encontrar a descendente de Zelda. O descendente do Herói do Tempo deve, então, impedir Ganon antes que seja tarde e que ele recobre todos os seus poderes.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: The Phantom Hourglass

Depois de terem derrotado Ganon, Link e Tetra, a descendente de Zelda, partem em uma nova viagem a fim de investigar o Navio Fantasma. Ao término dessa aventura, ambos retornam para seu mundo.

linha do tempo the legend of zelda

The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Ao encontrarem um novo continente, Tetra e seu grupo de piratas fundam um novo reino e ordena que seus soldados utilizem trajes similares aos do Herói dos Ventos. Esse novo reino é conectado por uma rede ferroviária, conhecida como Spirit Tracks.

Cem anos se passam e os trilhos começam a desaparecer, a descendente de Tetra, a princesa Zelda, ordena que um engenheiro chamado Link investigue a Torre dos Espíritos. Antes que pudessem impedir, no entanto, Malladus, o Rei Demônio é revivido e cabe aos dois impedi-lo e restaurar paz a Hyrule novamente.

Comente!