Dez anos de espera com inúmeros filmes do sempre crescente Universo Cinematográfico da Marvel renderam uma infinidade de referências e easter eggs para os fãs mais apaixonados pelos quadrinhos caçarem e se divertirem mais ainda. Entretanto, é um pouco irônico que justamente o maior filme-evento até então, Vingadores: Guerra Infinita, seja um dos longas menos abastados de referências entre os dezenove filmes que já vimos.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Sabendo disso, ainda assim, há muita coisa para discutir e mostrar aqui nessa lista que até fará deste rabugento Capitão América em um herói mais feliz. As referências estão listadas fora de ordem, não partindo da menos relevante até a mais óbvia. É claro que teremos a presença massiva de SPOILERS na lista.

Participação de Stan Lee

Já é um fato até mesmo antes da existência do MCU que tínhamos a presença sempre bem-vinda de Stan Lee, um dos maiores criadores de super-heróis da História e com certeza o mais importante. Em Guerra Infinita, Lee aparece já nos primeiros minutos da obra quando a nave de Faucey invade Nova Iorque. Na cena que também mostra a primeira aparição do sentido aranha de Peter Parker, temos a participação de Lee como o motorista do ônibus escolar lançando mais uma boa piada para suas cenas sempre bem-humoradas.

“Nós temos o Hulk”

Essa frase icônica foi dita por Tony Stark para Loki durante uma cena decisiva de Os Vingadores em 2012. Agora, com Guerra Infinita, Loki se lembra de seu antigo “amigo” esmeralda para avisar a Thanos que eles também têm o Hulk no time. Pena que Hulk toma uma verdadeira surra do Titã Louco e nunca mais retorna ao combate.

Parabéns Marvel!

Logo na abertura do longa, com a animação gigante para apresentar o nome Marvel Studios, vemos uma pequena homenagem celebrando os 10 anos de existência com a troca final das palavras que formam Marvel Stud10s.

Caldeirão dos Cosmos

Doutor Estranho fica bastante incomodado quando percebe que Tony Stark está se alongando a um dos principais artefatos místicos do Sanctum Sanctorum. Este se trata do Caldeirão dos Cosmos que auxilia Estranho a observar inúmeras realidades de universos paralelos, além de se movimentar pelo tempo e espaço com bastante facilidade. Antes da batalha contra Thanos, vemos Estranho utilizar a Joia do Tempo para realizar algo similar ao que faria com o auxílio do seu precioso Caldeirão.

Visão em Preto e Branco

Quando Thanos enfim arranca a Joia da Mente ao matar Visão durante os momentos finais do filme, temos um rápido vislumbre do herói morto agora envolto por cores acinzentadas. Isso é uma referência direta às HQs dos Vingadores quando descobrem que o herói foi totalmente alterado por alguns vilões, arrancando todas as emoções que o humanizavam.

As Escamas do Capitão América

Em seu novo uniforme bastante degradado pelo tempo, podemos ver alguns furos que mostram curiosas escamas. As escamas são parte do uniforme mais clássico do herói nas HQs. Além disso, vemos que o Capitão arrancou até mesmo a estrela que ornamentava o centro do peitoral da armadura.

Peter Quill/Flash Gordon

Em uma das muitas discussões entre o Senhor das Estrelas contra o Homem de Ferro, Stark acaba soltando uma “ofensa” ao chamar Quill de Flash Gordon, o famoso herói espacial dos anos 1980. Rapidamente, Quill já avisa que tomou aquilo como um elogio já que ele compartilha muitas semelhanças com a história de Gordon, um herói que nunca voltou à Terra para combater forças alienígenas.

Vormir

Por anos especulamos onde estaria a Joia da Alma e a Marvel conseguiu surpreender muita gente com a escolha nebulosa de justamente apresentar o artefato no planeta Vormir. Mesmo que tenha pouca relevância até mesmo nas HQs, o lugar faz parte da Galáxia Kree, lar do vilão Ronan que foi o antagonista de Guardiões da Galáxia. Nos quadrinhos, os Vingadores lutam contra os alienígenas desses planetas que possuem um certo aspecto repetiliano.

O Poder da Joia da Realidade

Em um dos primeiros confrontos contra Thanos, vemos os Guardiões da Galáxia se desesperarem contra o poder absoluto da Joia da Realidade que permite alterar, obviamente, a realidade até mesmo de elementos físicos. Ou seja, Thanos pode transformar toda a matéria no que ele quiser. Mantis e Drax sentem isso na pele com dois golpes que fazem referência aos quadrinhos quando o vilão ataca Nebulosa e Starfox os transformando em fitas e cubos.

O Estalar dos Dedos

Essa deve ser a referência mais óbvia pois é justamente parte de uma das cenas mais icônicas de toda a Marvel Comics. No filme, diversos heróis avisam que Thanos poderá matar metade do universo com um simples estalar dos dedos caso consiga todas as Joias do Infinito. Muitos fãs aguardavam que esse momento proveria o cliffhanger perfeito para o final da obra e assim foi feito.

“Thanos está vindo!”

O clássico aviso do Surfista Prateado nas HQs ao cair no Sanctum Sanctorum é substituído na obra pela figura de Bruce Banner que cai no mesmíssimo lugar. É um jeito inteligente da Marvel superar o fato de não possuir os direitos sobre o Surfista que estão com a Fox no momento e ainda conseguir trazer uma referência direta aos quadrinhos.

Arrested Development

A carreira dos irmãos Joe e Anthony Russo começou com o seriado americano de comédia Arrested Development. Homenageando essa estreia querida, os diretores colocaram uma simpática referência na cena que os Guardiões visitam Luganenhum ao inserir Tobias Fünke, um dos principais personagens, com sua icônica maquiagem do Blue Man Group em um dos toneis do Colecionador.

A Stormbreaker de Bill Raio Beta

Bill Raio Beta é um dos heróis que os fãs mais aguardam para ver no MCU já que ele é um dos poucos seres do Universo que possuem o direito de portar o Mjölnir, a arma lendária de Thor. Porém, como o martelo foi destruído por Hela em Thor: Ragnarok, o herói parte para forjar um novo martelo/machado ainda mais poderoso. Aqui, ganhou a tradução como Quebradora de Tormentas. O design da Stormbreaker faz alusão ao quadrinho Os Supremos, do universo Ultimate da editora.

Fauce de Ébano vs Doutor Estranho

O encontro nada amistoso entre Estranho e Fauce que vimos nos filmes também faz alusão a uma sessão de tortura do vilão nos quadrinhos no qual brincou com a mente de Estranho para conseguir valiosas informações. Isso ocorre durante a fase de Jonathan Hickman quando escreveu uma minissérie sobre os Filhos de Thanos.

O Lobo Branco

Mesmo que nas HQs não seja Bucky Barnes que receba o título de Lobo Branco, temos um claro sinal de homenagem às histórias de Pantera Negra. Nelas, o irmão caucasiano adotado de T’challa acaba recebendo a alcunha de Lobo Branco e até mesmo se torna o maior responsável pela segurança de Wakanda.

Aliens, o Resgate

Assim como em Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha, um nerd completo, organiza um plano tirado diretamente das suas referências populares de franquias do cinema. Se antes tínhamos Star Wars, em Guerra Infinita temos Aliens, O Resgate, clássico oitentista de ação do mestre James Cameron. Seu plano serve para o Homem de Ferro salvar Doutor Estranho das garras de Fauce do Ébano enquanto viajam no hiperespaço. Ao explodir o casco da nave, Fauce acaba sugado pelo vácuo do espaço, assim como a Rainha Alien morre no final do filme de maior sucesso da franquia Alien.

Aranha de Ferro

Um dos momentos mais aguardados pelos fãs de Homem-Aranha: De Volta ao Lar quando vemos que Tony Stark criou o traje do Aranha de Ferro, era justamente se teríamos a existência das “pernas” mecânicas que saem das costas do herói. Felizmente, essa parte essencial do traje está presente no longa durante um momento crítico da aventura.

O Game de Groot

Durante todo o filme, Groot é visto jogando o game de arcades Defender que possui mecânicas muito similares ao game Space Invaders no qual o jogador elimina diversos aliens durante a jogatina. Conveniente, não?

Os Feitiços de Estranho

Muita gente reclamou que em Doutor Estranho, não tínhamos os benditos feitiços fazendo parte do rol de combate do herói conhecido por raramente descer na porrada. Aqui em Guerra Infinita isso é corrigido já que vemos Estranho conjurar dois dos seus feitiços mais icônicos: os Laços Escarlates de Cyttorak e Imagens de Ikkon em momentos-chave durante o conflito mais divertido do longa contra Thanos.

A Teia na Cara de Thanos

Também durante o confronto em Titã, Homem-Aranha acaba lançando uma teia certeira bem nos olhos do vilão. Esta é outra referência aos quadrinhos em uma das muitas lutas em Desafio Infinito.

A Tortura de Nebulosa

Nebulosa já é uma personagem bastante sofrida no MCU mencionando diversas vezes como havia sido torturada por Thanos. Agora, finalmente, podemos ver o que o vilão faz contra a própria filha ao desmontá-la e estica-la em momentos de profunda agonia. Nos quadrinhos, para provar seu amor a Morte, Thanos mostra Nebulosa como uma verdadeira morta-viva, totalmente queimada e dolorida.

O exército de Thanos

Também tirado dos quadrinhos de Jonathan Hickman durante a saga Infinito, temos o vislumbre dos soldados de Thanos durante a batalha em Wakanda, seres totalmente insanos que estão dispostos até mesmo a se matarem para eliminar o inimigo. Nos quadrinhos, isso é melhor contextualizado já que essas criaturas não possuem nenhuma força de vontade, impelidos somente para agradar Thanos.

Soul World, o Mundo da Joia da Alma

Ainda que seja um mistério, é possível que tenhamos visto Thanos visitar o Soul World, o espaço a la Purgatório que aprisiona todas as almas dos assassinados pelo vilão na Joia da Alma, no final do longa. Isso ocorre quando Thanos paira no desconhecido após estalar os dedos e matar metade do universo. Ali, ele reencontra Gamora, agora novamente criança, perguntando o que custou ao vilão realizar seu maior desejo.

Logo, como certamente irá acontecer, teremos o retorno de muitos heróis em Vingadores 4 que foram mortos pelo vilão no final da obra. Também há uma pequena chance de vermos Gamora retornar já que há uma probabilidade que a alma da heroína esteja aprisionada na Joia da Alma.

Thanos Fazendeiro

No final de Desafio Infinito, o destino de Thanos não é assim tão trágico já que o vilão se retira a um planeta isolado para encontrar paz interior. Em sua morada, uma pequena fazenda, o personagem observa o horizonte com um ligeiro sorriso no rosto, esperando pelo melhor. Já em Guerra Infinita temos uma conclusão muito similar, embora estruturalmente diferente, já que o Titã Louco consegue matar trilhões de seres em todo o Universo. Quando isso ocorre, ele rapidamente vai a um retiro de visual similar a de uma fazenda e observa a aurora de um sol em um novo universo totalmente remodelado por ele. Certamente um dos melhores finais do MCU até agora.

Por enquanto, encontramos estas referências e easter eggs em Vingadores: Guerra Infinita! E vocês? Encontraram mais alguma coisa que deixamos passar? Querem ver na lista? Comentem abaixo que incluiremos aqui com os devidos créditos com toda a certeza!

Imagens por Screenrant

Comente!