Assim como foi o caso da primeira temporada de Westworld, esse segundo ano já começou introduzindo algumas linhas temporais distintas em seu première, Journey into Night. Evidente que isso pode acabar confundindo muita gente e esse é o intuito dessa escolha narrativa – afinal, os showrunners, Lisa Joy e Jonathan Nolan, querem criar um quebra-cabeças a ser montado e não entregar tudo mastigadinho desde o princípio.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Dito isso, o intuito desse artigo é tentar decifrar um pouco desse enigma do episódio do último domingo (22), explicando como a narrativa da série se dividiu em linhas temporais distintas novamente. Além disso, no fim, vocês podem ver uma teoria sobre o que aquele desfecho representa, portanto, cuidado com os spoilers!

Leia nossa crítica do primeiro episódio

westworld 2x01 journey into night linhas temporais final explicado

Linha do tempo 1: Dolores e Arnold

Journey into Night já inicia com um diálogo entre Dolores e Arnold, sim, Arnold e não Bernard. Trata-se de um trecho que se passa muitos anos no passado, possivelmente bem próxima à inauguração do parque ou até antes disso. Vemos Arnold se dizer assustado com a evolução de Dolores, indicando que o criador de Westworld já via nela semblantes de consciência, o que, eventualmente, levaria à suposta loucura desse homem. Desde então Arnold já enxergava como tudo poderia dar errado no futuro, mas, claro, ninguém ouviu o que ele tinha a dizer, o considerando maluco.

westworld 2x01 journey into night linhas temporais final explicado

Linha do tempo 2: Bernard e Delos

Aqui temos um posicionamento mais explícito por parte do roteiro de quando esses eventos se passam. Em dado momento Strand, da Delos, informa que se passaram por volta de duas semanas desde o incidente que deu início à revolução dos anfitriões (a festa na qual eles mataram vários convidados). Não há muitas dúvidas deixadas aqui (a não ser o desfecho, que abordaremos em breve), basicamente esses trechos funcionam para aumentar a curiosidade acerca das ações de Dolores, Maeve e dos outros anfitriões.

westworld 2x01 journey into night linhas temporais final explicado

Linha do tempo 3: A queda do parque

Por fim, na terceira linha do tempo, acompanhamos Maeve, Dolores, Bernard, Charlotte e o Homem de Preto (dividindo por focos narrativos, afinal, existem muitos outros personagens em atuação nesse momento). Claro que pequenos distanciamentos temporais entre uma subtrama e outra podem estar em jogo, mas, em geral, todos esses focos estão bem próximos temporalmente um do outro, todos continuando de onde fomos deixados no finale da temporada anterior. Assim sendo, é quase óbvio que Dolores esteja em um futuro bem próximo, mas, muito provavelmente, antes de Bernard acordar na praia (visto o final com Teddy). Resta aguardar para saber o quão separadas estão essas histórias em termos de linhas temporais.

westworld 2x01 journey into night linhas temporais final explicado

O final

Ao fim do episódio vemos um grande número de anfitriões afogados em um mar que não deveria estar naquele lugar. Seguindo a linha do tempo 2, Bernard, Strand e a equipe da Delos encontram essas centenas de cadáveres e, dentre eles, vemos Teddy. Bernard, então, diz que ele causou esse ‘dilúvio’, matando os anfitriões ali. Aqui precisamos levar em conta um detalhe importante: os showrunners simplesmente não entregariam algo grande assim de mão beijada logo no episódio inaugural. É praticamente óbvio que isso não é o que parece e a verdade deve ser apresentada nos próximos capítulos.

Além disso, em entrevista para a IGN, Lisa Joy e Jonathan Nolan comentaram brevemente sobre esse fim:

“De muitas maneiras, Teddy é o coração e a consciência moral do programa, então, se ele está mesmo morto, significaria que está tudo fod***” disse Joy sobre a suposta morte do personagem.

“Nós nunca mataríamos personagens amados ou atores com quem amamos trabalhar” brincou Nolan.

Assim sendo, é possível que Teddy não esteja morto de verdade e que isso seja apenas uma maneira de Bernard – que sabe que é um anfitrião – ganhar mais confiança da Delos. Outra possibilidade é que ele está tentando esconder algo da Delos, ou até mesmo apagar alguns dados dos anfitriões. Por fim, podemos ver todos eles acordando de uma vez só, o que certamente pegaria a equipe da Delos de surpresa.

Vale lembrar que já vimos alguns anfitriões sendo reconstruídos, portanto nenhuma morte é final quando se trata de Westworld. Resta aguardar para saber qual será o destino desses personagens.

Comente!