Via Variety

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Writers Guild of America West divulgou um ataque poderoso em relação à proposta da Disney em adquirir as propriedades intelectuais da 20th Century Fox, cujo acordo foi fechado hoje, 14, em um valor de 52,4 bilhões de dólares.

A guilda, que hoje é composta por dez mil roteiristas, divulgou publicamente a declaração poucas horas depois dos conglomerados do entretenimento anunciaram a transação. O grupo discorreu acerca de problematizações de livre-concorrência e que os seis maiores conglomerados exerceram seu poder sobre a indústria por décadas, “normalmente às custas dos criadores que impulsionam suas operações televisivas e fílmicas”.

Leia a declaração oficial:

Em uma tentativa impetuosa e eliminar a competição o grande negócio tem um apetite insaciável pela consolidação. A Disney e a Fox passaram décadas lucrando de um controle oligopólico que os seis maiores conglomerados midiáticos exerceram através de anos na indústria do entretenimento, normalmente às custas dos criadores que impulsionam suas operações televisivas e fílmicas. Agora, essa fusão de competidores diretores deixará as coisas ainda piores por substancialmente aumentarem o poder de mercado da corporação Disney-Fox. Os questionamentos de concorrência levantados por esse acordo são óbvios e significantes. A WGA West fortemente se opõe a essa fusão e irá trabalhar para que as leis de livre-concorrência sejam endossadas.

Comente!