Por um grande tempo, a cena da locomotiva no filme de Buster Keaton foi a cena mais cara do cinema mudo, mas e atualmente, vocês sabem exatamente qual é a cena mais cara já feita?

A primeira que deve passar na mente das pessoas são os filmes da trilogia de O Senhor dos Anéis e o atual campeão de bilheteria, Vingadores Ultimato.

Mas na verdade, a cena mais cara de todo o cinema foi a Batalha de Borodino, na terceira parte do filme soviético Voyna i Mir (Guerra e Paz) de 1969, baseado no romance homônimo de Tolstói e que foi produzido pela Mosfilm.

Confira ela abaixo:

A cena em si tinha 200 canhões, mais de 100 mil extras pertencentes ao Exército Vermelho e mais 12 mil figurantes pagos.

Foram usados várias toneladas de material pirotécnico, centenas de cavalos, milhares de trajes e mais de dois anos de filmagens, e sem mencionar que levou seu diretor, Sergey Bondarchuk, à beira da morte ao lhe causar um ataque cardíaco devido ao estresse.

A cena custou, segundo se estima, uma porção considerável do orçamento total do filme.

Ainda, a cena da épica batalha foi filmada, de maneira incrível, no mesmo campo onde a batalha real ocorreu.

O filme custou uns $96 milhões de dólares. Estima-se que a Batalha de Borodino custou cerca de $100 milhões desse orçamento de $671 milhões.

O clássico russo está disponível em DVD.