Alena Kravchenko, de 33 anos, é uma Rapunzel da vida real que mora na Ucrânia. Ela teve seu último corte de cabelo aos cinco anos de idade. Hoje, o cabelo de Alena beira os dois metros e a jovem ucraniana até mesmo confessou que às vezes tropeça nele.

Sua mãe sempre lhe disse que a beleza feminina de uma mulher emana diretamente de seu cabelo, e ela aparentemente levou as palavras a sério. Quando já havia chegado à adolescência, seu cabelo alcançava metade das costas e, ao completar vinte anos, chegou à altura da cintura, roçando o chão aos trinta. “Não há nada mais lindo que uma mulher com cabelo esvoaçante e natural”, Alena declarou. “Agora é um desafio tratar do meu cabelo. Apesar de ser mais confortável, também pode pesar às vezes”.

Seu cabelo agora não cresce com a mesma rapidez de antes, mas ainda cresce todo mês, recusando-se a ver um cabeleireiro. Ela declarou que ter o cabelo longo e loiro é parte de sua identidade e, sem ele, não se reconheceria. Alena se descreve como uma pessoa humilde, mas também admitiu que adora ser comparada à personagem dos Irmãos Grimm, Rapunzel, raptada por uma bruxa e mantida prisioneira numa torre durante décadas, cultivando seu longo cabelo.

A ucraniana certamente causa um choque, mas não chega nem perto do recorde mundial, detido por Savjibhai Rathwa, cujo comprimento capilar ultrapassa os dezoito metros.