Em 2009, James Cameron, o diretor por trás do blockbuster Titanic, entregava a seus fãs uma das ficções científicas mais adoradas de todos os tempos – Avatar. Ambientado na lua Pandora, a história girava em torno do conflito entre os Na’vi, nativos desse fantástico mundo, e os humanos.

Encontrando um terreno bastante fértil para juntar uma legião de fãs e quebrar recordes de bilheteria, passaram-se quase dez anos até que o cineasta finalmente declarasse que o longa-metragem teria mais quatro continuações. Porém, de acordo com a própria Disney, responsável pela produção da franquia, apenas duas delas já foram, de fato, confirmadas.

Bob Iger, presidente da companhia, disse em entrevista à revista Barron’s que a confirmação só veio para o segundo e o terceiro filmes “Temos dois filmes chegando, e mais dois em desenvolvimento que ainda não tiveram aprovação”.

Segundo notícias anteriores, The Way of WaterThe Seed Bearer já estão em pré-produção, com aquele estreando em 17 de dezembro de 2020, onze anos depois do original. Enquanto isso, os dois últimos, intitulados The Tulkun RiderThe Quest for Eywa, voltaram para a gaveta até que a confirmação seja feita.

Zoe SaldanaSam Worthington retornam para as sequências. Kate WinsletStephen Lang completam o elenco. De acordo com Sigourney Weaver, que fez aparição na obra original, a história será contínua, porém nenhum outro detalhe foi revelado.