em ,

Bar da Finlândia proíbe uso de smarthphones para incentivar pessoas a conversarem

Um bar finlandês especializado em coquetéis chamado Chihuahua Julep, proibiu que os clientes usassem smartphones dentro do estabelecimento. A ideia era criar uma maior interação no mundo real e deixar o digital um pouco de lado.

A ideia inicial era que os clientes tivessem que desligar os aparelhos para não atrapalhar a iluminação do local, mas depois começaram a reparar nas pessoas que haviam desligado os smartphones e que essas pessoas pareciam mais relaxadas e tranquilas. Foi aí que no mês de agosto decidiram proibir de vez qualquer contato com o aparelho. Logo na chegada o cliente precisa lacrar seu celular em uma caixa e só poderá usá-lo quando sair do bar.

Para Jami Jarvinen, dono do bar, alguns dos seus clientes costumam ser contrários a proibição, principalmente pais que querem saber informações dos filhos e alguns jovens desesperados em mexer nas redes sociais, mas a maioria acaba acatando a regra imposta pela casa. Em uma entrevista feita à emissora finlandesa Yle, Jami disse que a interação entre as pessoas é algo diferente quando estão longe do celular e que algumas dessas pessoas desejam se desligar totalmente do digital, mas que algumas não conseguem deixar o uso de lado tamanho o vício pelo aparelho. 

Chihuahua Julep não foi o primeiro bar do mundo a proibir smartphones em seu interior. Tal fato já aconteceu no Reino Unido, onde o proprietário de um bar conhecido pelo nome de Gin Gin, colocou no local uma gaiola de Faraday e assim conseguiu bloquear o sinal de qualquer celular que estivesse no local. 

A Finlândia vive envolta à uma profunda discussão sobre o uso de celulares no país e levando alguns especialistas a chamar a atenção para o número crescente de pessoas ao norte viciadas, cerca de 90% delas. Enquanto outros especialistas são a favor da proibição de smartphones e outros pedem que as escolas participem da discussão e coloquem terapia à disposição dos jovens viciados em redes sociais e nos aparelhos.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Brinquedo para crianças recebe inspiração do “muro” de Donald Trump

Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos