STAR3D

Informações técnicas

Distribuição: Paramount
Duração: 126 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Sim
Preço: 49,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.35:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (32.70 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)

 

Análise

sdk6

O Filme

★ ★ ★ ★ 

Com o sucesso da retomada de Star Trek pelas mãos de J.J. Abrams, toda a equipe retorna para uma sequência mais grandiosa e ousada em suas ambições, que mergulham em uma trama mais sombria. E mesmo que não alcance por pouco o nível do excelente antecessor, Além da Escuridão: Star Trek é uma aventura empolgante e que se beneficia de uma trama muito bem amarrada e desenvolvida, novamente fornecendo o enfoque necessário a seus ótimos personagens. A grande novidade fica a cargo do Khan de Benedict Cumberbatch, que se mostra como um dos vilões mais carismáticos e profundos dos últimos anos. Crítica

sdk1

Criando o Planeta Vermelho

★ ★ ★ ★ 

No primeiro extra do blu-ray, acompanhamos rapidamente os bastidores da cena de abertura do filme, que traz a tripulação da Enterprise em uma missão no planeta vermelho de Nibiru. Vemos a equipe de direção de arte bolando a característica vegetação do local, a corrida de Kirk e Bones e a filmagem de Zachary Quinto dentro do cenário do vulcão. Novamente vemos o apego de Abrams a efeitos práticos e o uso de locações e o entusiasmo habitual do diretor no set. É muito bom, mas infelizmente surge muito curto e aborda diversos elementos de forma superficial.

sdk8

Ataque à Frota Estelar

★ ★ ★ ½

A segunda grande cena de ação de Além da Escuridão é o inesperado ataque de Khan à uma sala de conferências da Federação, e acompanhamos aqui o trabalho da equipe de dublês e de pirotecnia para acertar a sequência. Vemos testes com roupas que simulam tiros de phasers, treinamento com as  armas e a visão de Abrams para a cena específica. Só faltou uma olhada nos muitos efeitos visuais que foram usados aqui, sendo incrível que não vejamos nada sobre a nave de assalto de Khan ou o impacto da morte de Pike.

sdk3

O Mundo Klingon

★ ★ ★ ★ 

Um dos ícones de toda a cultura de Jornada nas Estrelas definitivamente são os Klingons, os mais famosos inimigos da Federação. Aqui, Abrams comenta sobre a decisão de ter cortado a (ótima) cena do planeta prisão no anterior e da necessidade de incluí-los neste novo filme de forma coerente e que prestasse serviço aos fãs. Vemos então o trabalho do figurinista Michael Kaplan para criar as vestimentas dos Klingons e a equipe de maquiagem preparando seu ameaçador novo visual, assim como o preparo do elenco para o complicado idioma. O grandioso set do planeta Klingon também ganha um bom tempo.

sdk2

O Inimigo do Meu Inimigo

★ ★ ★ ★ ½

De tudo o que Além da Escuridão traz de bom, o antagonista vivido por Benedict Cumberbatch definitivamente é a cereja no topo do bolo, e para muitos, motivo de controvérsias. Neste extra vemos que Abrams, Alex Kurtzman, Roberto Orci e Damon Lindelof tinham total ciência do barulho que iam provocar nos fãs ao pegar o icônico Khan de Ricardo Montalban e mudá-lo completamente para esta nova versão. Acompanhamos o elogiado trabalho de Cumberbatch no set e ainda mergulhamos nas motivações do personagem, que ainda trazem boas questões sobre a figura do Almirante Marcus de Peter Weller. Talvez o melhor extra do disco, mas novamente peca por ser curto demais. 

da

 

De Nave para Nave

★ ★ ★ 

Outro ponto alto do longa em termos de ação é a cena em que Khan e Kirk precisam ser lançados da Enterprise até a USS Vengeance, atravessando um campo de entulhos em pleno espaço. Vemos rapidamente os bastidores dessa cena que continua a nova tradição da franquia de trazer “saltos espaciais”, em um trabalho que contou basicamente com os atores pendurados em uma tela verde e muita computação gráfica na pós-produção – ressaltando a importância da pré visualização em uma sequência do tipo.

sdk9

Batalha na Baía

★ ★ ★ ★ 

O grande clímax de Além da Escuridão: Star Trek envolve uma ágil perseguição a pé entre Spock e Khan, que culmina em uma brutal luta num caminhão de lixo voador. Vemos aqui o preparo de Zachary Quinto e Benedict Cumberbatch para a sequência de luta, com enfoque em como o estilo de luta de cada um deles varia de acordo com a persona do personagem e o evidente cansaço em se filmar a briga sob o sol da Califórnia por 4 dias consecutivos. Uma curiosidade muito legal é vermos como as paredes e detalhes da carcaça voadora eram feitas de borracha, para que os dublês pudessem de jogar e ser arremessados sem se machucar.

sdk5

Continuando a Missão

★ ★ 

Vemos aqui a parceria entre os produtores e a campanha docente do The Mission Continues, que trabalha com apoio a veteranos de guerra e suas famílias. Divertido por ver a reação maravilhada dos membros da campanha com a grandiosidade do set, mas nada muito além.

sdk7

A Missão Continua

★ ★ 

Um vídeo publicitário do The Mission Continues, narrado por Chris Pine.

Conclusão

nota-3,5

Fui mimado pela Paramount com blu-ray do filme anterior, um dos melhores existentes no mercado, então minha exigência para o conteúdo extra de Além da Escuridão: Star Trek era altíssima. Infelizmente, há uma nítida caída na quantidade de material adicional aqui, que totalizam míseros 42 minutos e oferecem pouco aprofundamento. Sim, temos bons featurettes e informações, mas nada digno do lançamento espetacular do filme anterior. Aí descobri que a edição em 4K do filme tem quase o DOBRO de extras. Injusto, infelizmente. Mas vale pelo filme em si e o ótimo lançamento em 3D.