em ,

Blu-ray | Homem de Ferro – Edição Dupla

ironInformações técnicas

Distribuição: Paramount
Duração: 126min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 29,90 (somente o simples, edição dupla ESGOTADA)

Vídeo

Razão de aspecto:  2.39:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (27.13 Mbps)

Áudio

Inglês: Dolby TrueHD 5.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1 (640 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (640 kbps)

 

Análise

iron1

O Filme

★ ★ ★ ★ ½

O ano de 2008 foi um verdadeiro marco para o cinema blockbuster, especialmente quando falamos de super-heróis. O gênero encontrou ali uma estrada de dois caminhos: o sombrio realista que fora popularizado surpreendentemente por Batman: O Cavaleiro das Trevas e o cômico e ambicioso plano de um universo compartilhado com Homem de Ferro, filme que iniciou o que hoje é conhecido como Universo Cinematográfico Marvel. Nas mãos do diretor Jon Favreau, temos uma excelente história de origem que introduz um dos mais complexos e envolventes personagens da editora, e todos tivemos muita sorte quando o mundo testemunhou a ressurreição de Robert Downey Jr ao vê-lo acertar em cheio o retrato desse personagem. É uma aventura divertida e repleta de momentos memoráveis, permanecendo até hoje – 8 anos depois – como o melhor filme da Marvel Studios. Crítica

DISCO 01

iron9

Cenas Inéditas/Estendidas

★ ★ ★ ★

Temos aqui um total de 24 minutos de material adicional, que vão desde sequências inteiramente novas até cenas estendidas – totalizando 12 momentos diferentes. O ataque à Stark no Afeganistão ganha muito mais intensidade pelos novos takes de tiroteio e correira, enquanto sua introdução no cassino de Las Vegas fica mais divertida com as piadas a mais – porém, mais arrastado. Cenas inéditas notáveis incluem uma sequência onde vemos Tony começando a construir a nova versão de seu reator do peito, uma elaborada sequência de festa que mostra ainda mais do lado playboy de Stark (a sugestão de uma orgia raramente entraria num filme da Marvel) e os primeiros indícios do arco Demônio da Garrafa. Por fim, uma das mais interessantes traz um diálogo final entre Stark e Obadiah Stane durante a batalha no terraço, onde descobrimos que aquele raio azul no céu não fora exatamente a causa da morte do vilão; que traz uma pequena conversa com Stark antes de cair para seu inevitável fim. No geral, uma ótima seleção de cenas inéditas,e a maioria delas com efeitos semi finalizados.

iron7

As Aventuras do Homem de Ferro

★ ★ ★ 

Aqui temos o trailer de divulgação de uma animação do Homem de Ferro, que fora novidade na época de lançamento do blu-ray.

DISCO 02

iron6

Eu Sou o Homem de Ferro

★ ★ ★ ★ ★

Senhoras e senhores, que making of. Dividido em X partes, Eu sou o Homem de Ferro encosta nas duas horas para oferecer um olhar detalhado e quase íntimo sobre os bastidores do primeiro filme da Marvel Studios, desde a ideia de trazer as aventuras de Tony Stark para o cinema até o inebriante momento da estreia no tapete vermelho. Claramente, a escalação de Robert Downey Jr é um dos pontos mais explorados no featurette, e o ator tem declarações realmente comoventes em que fala sobre sua grande sorte em conseguir o papel e a nova fase de sua carreira erguida das cinzas. Um aspecto que torna o vídeo tão envolvente é o fato de que o diretor Jon Favreau constantemente conversa com a câmera do making of, então aprendemos muito sobre o processo de pré-produção, as dificuldades de se gravar em locação, cenários e outros quesitos técnicos que tornam-se reveladores aos fãs dos bastidores do processo cinematográfico. Vemos a montagem da armadura pelo Stan Winston Studio, os efeitos visuais, a mixagem de som e até a urgência das semanas finais para entregar o produto final.

O mais irônico é notar o medo palpável de Favreau e dos envolvidos de que o filme poderia não ser o sucesso esperado. Mesmo orgulhosos, há a clara percepção de uma aposta arriscada. Corta para 2016 e o resto é História, e foi delicioso acompanhar sua gênese neste making of imperdível.

iron4

O Invencível Homem de Ferro

★ ★ ★ ★ ★

Saindo do cinema, voltamos às origens do Homem de Ferro nos quadrinhos, em um featurette empolgante que certamente deve agradar aos fãs do personagem e ensinar um pouco para os recém-iniciados; era 2008, ninguém de fato conhecia Tony Stark como hoje. Temos entrevistas com Stan Lee, que fala sobre o processo de criação da persona de Stark (“Howard Hughes, só que sem a loucura”) e a evolução do personagem ao longo dos anos; desde sua psique até o design de suas armaduras. Passamos também por duas das mais importantes histórias do Homem de Ferro nos quadrinhos: Demônio na Garrafa e o arco Extremis, trazendo depoimentos dos roteiristas e artistas envolvidos nas respectivas histórias. Uma excelente aula sobre o personagem.

iron5

Os Efeitos Visuais de Homem de Ferro

★ ★ ★ ★ ★

Ainda que já tenhamos visto porção considerável dos efeitos digitais de Homem de Ferro, este featurette mergulha mais ainda no trabalho das diferentes companhias de efeitos visuais envolvidas no projeto – que também é a forma da qual o extra é dividido, por empresa. Vemos aqui o processo de pré-visualização, construção de camadas e a evolução do CGI em tomadas determinadas, com enfoque maior para a sequência da fuga com a Mark I (com direito a um easter envolvendo o diretor Jon Favreau) e o voo com os caças F22. É interessante também observar a distribuição dos efeitos para cada companhia diferente, onde efeitos mais complicados acabam entregues para empresas maiores (a gigante Industrial Light & Magic) e alguns efeitos mais “modestos” (como a interface do visor de Tony) para empresas menores, como a The Orphanage. Excelente.

iron8

Teste de Câmera de Robert Downey Jr

★ ★ ★ ★ ½

Sem dúvida o grande trunfo de Homem de Ferro é a performance triunfante de Robert Downey Jr, que tornou-se a nova cara de Hollywood e transformou sua carreira numa das mais valiosas do mercado. Aqui, vemos o ator na fase de testes para o personagem, encarnando um pré-modelo de Stark em três cenas diferentes com atores diferentes. Muito interessante para ver como o ator já trazia naturalmente a persona necessária para Stark.

iron3

O Processo do Ator

★ ★ ★ ★ ½

Na mesma linha do anterior, vemos aqui uma olhada bem raw nos ensaios de uma cena entre Downey Jr e Jeff Bridges, tudo supervisionado por Jon Favreau. Vemos os dois atores “encontrando” a cena e elaborando as intenções de Tony Stark e Obadiah Stane na cena em questão. Curto, mas muito divertido para os admiradores da arte da atuação.

iron10

The Onion: O Famoso Trailer que vai virar Filme

★ ★ ★ ★ 

Vemos aqui uma esquete do programa humorístico The Onion, onde uma matéria especial sobre o sucesso do trailer de Homem de Ferro na internet. Em seu tom de ironia e paródia, é divertido pela sacada dos “apresentadores” em vender o filme como uma adaptação do trailer, e não o contrário.

iron2

Galerias

★ ★ ★ ★ 

Nada como uma boa galeria para suplementar um material extra que já é bem denso. Aqui, temos quatro opções diferentes, contendo as artes conceituas de armaduras e locações, sketches dos aparelhos tecnológicos de Stark, fotografias still e da produção e os pôsteres de divulgação da campanha de marketing.

Conclusão

nota-4,5

Sendo um dos primeiros filmes a popularizar o mercado de Blu-ray, o material extra de Homem de Ferro foi feito para impressionar – e isso é definitivamente realizado aqui. Temos making ofs extensos e que mergulham fundo no processo de criação deste maravilhoso filme, mostrando a consideração dos produtores pelos que se interessam pelos bastidores. O único fator que me impede de premiar o blu-ray com a nota máxima é a ausência de um comentário em áudio com Jon Favreau, extra que acrescentaria ainda mais à experiência.

Tirando isso, é um lançamento impecável.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Crítica | How to Get Away with Murder – 3×05: It’s About Frank

Crítica | Westworld – 01×04: Dissonance Theory