em

Blu-ray | Mad Max: Estrada da Fúria 3D

Informações técnicas

Distribuição: Warner
Duração: 143 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Sim – Lenticular 3D
Preço: R$ 59,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (24.88 Mbps)

Áudio

Inglês: Dolby TrueHD 7.1 (48kHz, 24-bit)
Português: DTS 5.1 (448 kbps)
Espanhol: DTS 5.1 (448 kbps)

 

Análise

O Filme

★ ★ ★ ★ ★

Sem dúvida alguma um dos melhores filmes de 2015, Mad Max: Estrada da Fúria pegou o mundo da cultura pop de surpresa com seu impressionante espetáculo de ação que se sustentava por 2 horas sem parar. Perseguições de carro, explosões e tiroteios em alta velocidade marcaram o retorno em grande escala do diretor George Miller ao universo de Max Rockatansky, e acredito que o cinema de ação ficará marcado para sempre após essa inesquecível experiência. Crítica

Maximum Fury: Filming Fury Road

★ ★ ★ ★ ★

O primeiro featurette nos leva a uma apresentação geral do que é o filme, descrito pelo diretor George Miller como uma experiência cinética. De cara já somos levados ao deserto africano onde aprendemos as dificuldades de se gravar em tais locações, que incluem muita poeira, temperaturas extremas e um descontrole do clima que pode adiar e complicar tomadas. E então temos o fato de o filme ser uma perseguição de carro de 2 horas, onde vemos a dedicação da equipe de efeitos especiais e de dublês em realizar muitas das insanas manobras e capotagens sem o auxílio de computação gráfica, o que inclui a capotagem do carro de Max na abertura, o salto de Morsov de um carro para o outro, os motoqueiros com explosivos e por aí vai. Quase todo o material de bastidores se ambienta na locação, entrecortado pontualmente por membros da equipe. Impressionante.

Fury on Four Wheels

★ ★ ★ ★ ★

Carros, carros, carros! Glória ao V8! Este extra nos leva ao processo de idealização e construção dos principais veículos de Estrada da Fúria, que passam longe de serem simples automóveis.O caráter pós-apocalíptico transforma os veículos em verdadeiras armas, então vemos como o departamento de arte e o design de produção de Colin Gibson criou peças como o Interceptor V8 de Max, a Máquina de Guerra conduzida por Furiosa, o caminhão monstro de Immortan Joe e, meu preferido, o carro-tanque do asqueroso Fazendeiro da Bala. Somos levados para dentro das oficinas de mecânica e para o deserto acompanhar as máquinas postas a uso. Novamente, incrível o uso de efeitos práticos aqui.

The Road Warriors: Max and Furiosa

★ ★ ★ ★ 

Dois dos assuntos mais controversos a respeito deste novo Mad Max é o fato de não termos Mel Gibson e o de que Max foi reduzido a um papel coadjuvante, já que a Imperator Furiosa de Charlize Theron rouba absolutamente todas as cenas. Aqui, vemos Tom Hardy, Charlize Theron e Goerge Miller discorrerem sobre essa relação complicada entre a dupla e a responsabilidade em escalar um novo ator para o protagonista. Esperava um pouco mais de insight sobre o visual e história de Furiosa, mas é fascinante ver como – em prol do papel e das condições climáticas – a relação entre Hardy e Theron tornou-se complicada durante a gravação, ainda que o featurette não mergulhe fundo nessa história cabeluda.

The Tools of Wasteland

★ ★ ★ ★ ★

Aqui mergulhamos no fantástico trabalho do departamento de objetos e design de produção para criar os mínimos detalhes de veículos e objetos do mundo da Wasteland de Mad Max. Desde os volantes customizados com caveiras, a fucinheira improvisada com garfos de jardim, a prótese de Furiosa e aquela INCRÍVEL GUITARRA LANÇA-CHAMAS QUE FUNCIONA DE VERDADE, acompanhamos um trabalho árduo e detalhista que definitivamente é impossível de se notar 100% em cena, sendo merecido uma passagem por livro de arte da produção. Quando terminei de assistir a esse extra no ano passado, tive certeza de que o filme faturaria o Oscar de Melhor Design de Produção. Uma conquista mais do que merecida.

The Five Wives: So Shiny, So Chrome

★ ★ ★ ★

Este featurette nos apresenta às cinco esposas fugitivas de Immortan Joe, focando em depoimentos de Rosie Huntington-Whiteley, Zoë Kravitz, Riley Keough, Abbey Lee e Courtney Eaton. O grupo explica o longo processo de preparação, a interação e as dificuldades de se gravar em um deserto, com destaque especial para o depoimento intimista de Kravitz que divaga sobre a solidão e isolamento que uma locação do tipo é capaz de provocar. Acompanhamos também a análise de Miller sobre a importância das personagens, a união e um insight sobre o figurino oscarizado desenhado por Jenny Beavan.

Fury Road: Crash & Smash

★ ★ ★ ★ 

Aqui temos uma montagem de 4 minutos de algumas das cenas mais perigosas do filme, sem alteração de efeitos visuais ou coisa do tipo. Sei que esta palavra já foi utilizada diversas vezes aqui, mas é realmente incrível ver a condução insana das cenas de ação.

Deleted Scenes

★ ★ ★ 

Temos três cenas deletadas aqui, que incluem uma mãe desesperada para que seu filho bebê torne-se um Garoto de Guerra, Immortan Joe seguindo a busca pelas Esposas em uma sequência estendida e a preparação de Max e o grupo das Many Mothers em finalmente atacar pela última vez o comboio de Immortan. Nenhuma das cenas é muito interessante, e não fazem falta no filme.

Conclusão

O Blu-ray de Mad Max: Estrada da Fúria oferece um excelente material extra sobre as insanidades que a incrível equipe de dublês foi capaz de alcançar durante as gravações, dando atenção especial aos departamentos de design de produção e produção de objetos. Só senti falta de um comentário em áudio de George Miller, talvez alguma opinião de Mel Gibson e, mais importante, algum extra dedicado especialmente à montagem excepcional de Margaret Sixel e a trilha sonora frenética de Junkie XL.

Mas no geral, um ótimo Blu-ray que explica com eficiência as cenas de ação mais impressionantes dos últimos tempos.

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blu-ray | A Hora do Pesadelo (2010)

Blu-ray | Argento Essencial