stv

Informações técnicas

Distribuição: Universal
Duração: 122 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 79,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.35:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (23.51 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1
Português: DTS 5.1
Espanhol: DTS 5.1

 

jobs4

O Filme

★ ★ ★ ★ 

A cinebiografia oficial de Steve Jobs foi um dos projetos mais aguardados na Hollywood dos últimos anos. Depois do esquecível filme com Ashton Kutcher, o roteirista Aaron Sorkin tece uma obra fenomenal que cairia nas mãos de Danny Boyle e de um talentosíssimo elenco. Infelizmente esse projeto não era para Boyle, cujo estilo barroco acabou entrando em conflito com a prosa verborrágica de Sorkin. Ainda assim, é um ótimo filme que oferece uma abordagem radical para narrar uma história do gênero e um texto que deverá ser estudado por roteiristas aspirantes. 

jobs3

Inside Jobs: O Making of de Steve Jobs

★ ★ ★ ★ 

O único featurette do disco, traz um documentário dividido em três partes. A primeira nos leva pela ideia de Aaron Sorkin por trás de sua abordagem, assim como a visão de Danny Boyle e o árduo processo de interpretação de Michael Fassbender, sendo impressionante observar como o ator havia decorado absolutamente todo o texto graças a um longo tempo de ensaio. A segunda explora os papéis coadjuvantes, trazendo depoimentos de Kate Winslet, Seth Rogen, Jeff Daniels, entre outros, e como Boyle não estava particularmente preocupado em trazer fidelidade às pessoas reais. Por fim, a última parte nos leva brevemente a diversos setores técnicos da produção, como a decisão de Boyle e de seu diretor de fotografia Alwin Küchler de rodar o filme com três formatos diferentes, o cuidado do montador Elliot Graham em equilibrar os muitos diálogos, o designer de produção Guy Hendrix Dyas falando sobre os teatros e o privilégio de ter conseguido a garagem real de Steve Jobs para uma cena e, por fim, um insight sobre a excelente trilha sonora com o compositor Daniel Pemberton.

É um extra que poderia ser mais longo, mas que impressiona pela quantidade de informações que é capaz de transmitir em sua curta duração, assim como a linguagem envolvente e que entretém.

jobs1

Comentário em áudio com o diretor Danny Boyle

★ ★ ★ ★ ★

Nesta faixa de áudio, temos a presença de Danny Boyle, que nos leva por trás de seu processo de gravação e oferece muitas curiosidades e detalhes interessantes sobre os bastidores do filme. Vale mencionar a inserção do clipe de Arthur C. Clarke no começo do filme, ideia que ele atribui a seu montador Elliot Graham e que não estava no roteiro, e os diversos pequenos momentos de improviso que nasceram de coisas rotineiras do set: o fato de Fassbender se deitar em um sofá próximo ao Macintosh, dando origem a um plano no qual sua cabeça é substituída pelo monitor (Boyle até faz uma divertida referência a Frank) e alguns gestos que acabaram incorporados a alguns personagens – geralmente de tirar cabelo do rosto. Mesmo que não ache o trabalho de Boyle ideal para o texto de Sorkin, é fascinante ouvir seu relato e a inspiração de suas ideias. Infelizmente, não temos legendas em português.

jobs2

Comentário em áudio com o roteirista Aaron Sorkin e o montador Elliot Graham

★ ★ ★ ★ ★

Dois comentários em áudio? Isso mesmo, um dos mais valiosos extras que um blu-ray pode ter, e aqui temos dois. Dessa vez, temos uma faixa de áudio onde Aaron Sorkin e Elliot Graham falam juntos sobre seus respectivos desafios. É uma interação muito divertida e instigante, já que Sorkin e Graham têm personalidades fortes e muitas vezes se contrariam – sempre com bom humor, claro – sobre decisões criativas, começando logo na inserção de Arthur C. Clarke na abertura, algo do qual Sorkin fora contra. Os dois comentam sobre o ritmo, a velocidade dos diálogos e alguns desafios em cenas específicas, especialmente a discussão que transcende linhas temporais de Jobs e John Sculley. Assim como o anterior, também temos a ausência de legendas em português.

Conclusão

nota-4

Steve Jobs é um filme interessante que merece ser conferido graças a seu roteiro impecável e um elenco sobrenatural, e o lançamento em Blu-ray pela Universal traz um ótimo making of e duas faixas de comentários muito informativas. Porém, fica o lamento por não termos um aprofundamento maior e legendas em português nos comentários. Definitivamente não vale os 79,90 de seu lançamento original, mas é uma exemplar que ganha nossa recomendação.