Resumo:

  • Brady Corbet revelou que não foi pago por dirigir “The Brutalist”, apesar do sucesso do filme com Adrien Brody.
  • Corbet explicou que cineastas não são pagos para promover seus filmes, e sua única fonte de receita recente veio de dirigir comerciais em Portugal.
  • Outros cineastas independentes, como Sean Baker, também discutem abertamente as dificuldades financeiras enfrentadas no setor.

Brady Corbet, o diretor do aclamado filme The Brutalist, protagonizado por Adrien Brody, revelou que não ganhou “zero dólares” pelo seu trabalho no épico vencedor do Oscar. Em uma entrevista recente no podcast WTF, com Marc Maron, Corbet explicou como os cineastas independentes enfrentam desafios financeiros, apesar do sucesso crítico e de premiações.

Desafios financeiros no cinema independente

Corbet compartilhou que, ao contrário da percepção popular, os cineastas não são pagos para promover seus próprios filmes. “Falei com muitos cineastas com filmes indicados este ano que não conseguem pagar o aluguel”, disse ele. “Você não é pago para promover um filme.” Sua situação financeira se estabilizou apenas quando ele aceitou um trabalho fora do cinema de longa-metragem: dirigir três comerciais em Portugal, uma oportunidade que ele descreveu como “algo que caiu no meu colo e eu agarrei”.

Direção de comerciais e paralelismo com o cinema

Embora Corbet tenha trabalhado em filmes de grande orçamento, ele destaca que o cerne da direção permanece o mesmo, seja para um longa-metragem ou um comercial. Ele mencionou que, no final das contas, o trabalho é sempre um quebra-cabeça de ritmo e visuais, com o objetivo final de criar uma narrativa poderosa. Os anúncios em questão fazem parte da campanha “Context Changes Everything” da Bloomberg Media, e Corbet acredita que, assim como um filme de longa-metragem, esses comerciais têm o poder de provocar reflexão.

Cinema independente e a luta pela sustentabilidade financeira

Corbet não é o único cineasta a discutir as dificuldades financeiras no cinema independente. Sean Baker, conhecido por sua comédia dramática Anora, que recebeu quatro indicações ao Oscar, também compartilhou publicamente as dificuldades de sustentar uma carreira no cinema independente. Baker, que dirigiu comerciais para marcas como Kenzo e Taco Bell, mencionou em 2017 que sua principal preocupação era garantir assistência médica e não viver na rua. Ele falou sobre sua falta de materialismo, destacando que o mais importante para ele era fazer a arte que ama, sem precisar de riqueza ou luxo.

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