em , ,

TristeTriste

Com cinemas fechados, Cinemark oferece plano de demissão voluntária no RJ

Diante da determinação do governo do Rio de Janeiro de suspender o funcionamento dos cinemas, a rede Kinoplex antecipou as férias coletivas de todos os funcionários do estado.

Já a rede Cinemark, a maior do país, propôs nesta segunda-feira (16) um Plano de Demissão Voluntária (PDV) ou um Programa de Qualificação Profissional remunerado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas Teatrais e Cinematográficos do Rio de Janeiro, Paulo Balmant, a Kinoplex “não deu alternativa nenhuma aos funcionários” e decidiu antecipar as férias de todos os trabalhadores no Rio.

A Cinemark, segundo Balmant, ofereceu duas propostas, que ainda precisam ser aprovadas pelo Ministério do Trabalho: adesão ao PDV, no qual será garantido ao funcionário o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sem o pagamento da multa rescisória; programa de qualificação, no qual o funcionário ficará sem trabalhar participando de cursos online e receberá até cerca de 80% de sua remuneração líquida, excluídos os adicionais de auxílio transporte e alimentação. “

A maioria parece que vai querer a segunda opção, disse Balmant. Segundo ele, os funcionários terão 24 horas para manifestar sua escolha. Não se sabe se as decisões da filial do RJ valem para a rede inteira no Brasil.

A Cinemark não detalhou as propostas oferecidas aos seus funcionários. Em nota, comunicou que atendeu “às determinações de diversas autoridades” e suspendeu o funcionamento de suas salas tanto no Rio quanto no Distrito Federal e que, diante disso, “iniciou diálogo com seus colaboradores e sindicato para encontrar de forma conjunta as melhores alternativas para a administração da crise sanitária e econômica”.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

O Homem Invisível, Trolls 2 e mais filmes da Universal serão lançados on demand por conta do coronavírus

Olga Kurylenko e Idris Elba são diagnosticados com coronavírus