em , , ,

Conheça a Sans Forgetica, a fonte criada para ajudar você a lembrar

A tipografia é uma das artes mais subestimadas do mudo. Entre diversas fontes tipográficas, com serifa ou sem serifa, são meticulosamente estudadas para provocar o melhor impacto possível no leitor dependendo de onde ela for veiculada, seja em um livro, embalagens diversas e até mesmo em cartazes.

No caso da Sans Forgetica, diversos pesquisadores e designers dedicaram bastante tempo para criar uma fonte que ajude o leitor a memorizar mais facilmente. Baseada na fonte Albion, a Forgetica é customizada para reduzir a nossa familiaridade com as letras e, por isso, exercitar o cérebro a completar as palavras.

A fonte foi criada pela RMIT University, em Melbourne na Austrália, com o intuito de ajudar estudantes em estudos para exames.

“Acreditamos que essa é a primeira vez que a teoria do design foi combinada com a psicologia para criar uma fonte”, afirma Jon Peryman para a DW.

“Se as fontes são muito parecidas, leitores olham sobre elas e raramente retém a informação do que foi lido, ao mesmo tempo, se a fonte for muito absurda, o cérebro terá dificuldade em entender a informação. A Sans Forgetica fica no ponto ideal entre o estranho e o habitual, conseguindo gerar melhor retenção de conteúdo. O cérebro lerá mais lentamente, mas não de modo que prejudique o leitor. É um exercício cognitivo.”, contou.

Mas o que importa é: funciona? Bom, um pouco. Em um experimento com 96 participantes, apenas 69% lembraram melhor das palavras escritas com a fonte, em contrapartida dos 61% das outras fontes normais.

Toda ajuda é bem-vinda, então talvez valha a pena dar uma chance a Forgetica.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Ayrton Magalhães

"Todas essas lembranças se apagarão com o tempo, como lágrimas na chuva"

Citação de um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, Blade Runner - O Caçador de Androides.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg, morre aos 57 anos

Zumbilândia 2 | Zoey Deutch se junta ao elenco da sequência