Dezesseis bravos corredores recentemente se reuniram na vila russa de Oymyakon, também conhecida como o polo gelado do mundo, para participarem da competição mais fria da História.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Oymyakon é o lugar mais frio habitável da Terra, com temperaturas constantemente caindo para abaixo dos -50º Celsius no inverno. Esse território é tão gelado que uma pessoa sem as proteções necessárias pode congelar em questão de segundos – até mesmo o mercúrio, cujo ponto de congelamento é de -38,9ºC, dentro dos termômetros não sobrevive ao tempo.

Na verdade, a cidadela mal pode ser considerada como ponto habitável – e quem dirá para se correr. Mas mesmo assim, no começo deste ano, dezesseis competidores viajaram até lá para participar de corridas bastante extremas.

A prova ocorreu no dia 05 de janeiro e os participantes, cuja idade variava entre 21 e 71 anos, e trazia percursos de cinco, dez, vinte, trinta e 42 quilômetros através da floresta de taiga congelada da Yakutia central. No começo da corrida, a temperatura beirava os insuportáveis -52ºC e, conforme os primeiros corredores alcançavam a marca dos 39 quilômetros, aumentou para -48ºC.

A distância mais longa percorrida foi a mencionada acima (39 mil metros), alcançada por Ilya Pesterev, governador da vila Emissa. Ele chegou perto de alcançar a distância máxima. O participante mais jovem, de vinte e um anos, Innokentiy Olesov, alcançou dez quilômetros em uma hora e oito minutos, enquanto mais velho, Yegor Permyakov, conquistou quinze e duas horas e meia.

Comente!