em , ,

Crítica | Gavião Arqueiro – 01×01: Não Conheça Seus Heróis/01×02: Esconde-Esconde

Com exceção da Viúva Negra de Scarlett Johansson, que agora já tem seu próprio filme solo mesmo depois de morta no MCU, o Gavião Arqueiro de Jeremy Renner é o Vingador mais humano. Ao contrário da armadura do Homem de Ferro, do soro do Capitão América ou dos poderes divinos de Thor, Clint Barton é só um ser humano com algumas habilidades acima da média para lutar – e um arco e flecha. Não por acaso, é um dos personagens mais subestimados nos longas da Marvel Studios, e o anúncio de sua própria série no Disney+ é algo para se alentar. 

Pelo menos, no papel, já que a estreia dupla de Gavião Arqueiro não é exatamente um grande estouro.

01×01 – Não Conheça seus Heróis

O primeiro episódio de Gavião Arqueiro desvia o foco para a verdadeira protagonista da história: Kate Bishop (Hailee Steinfeld) uma jovem que teve sua vida salva pelo Vingador durante a grande batalha em Nova York no filme de Joss Whedon, e desde então vem treinando para ser a próxima grande arqueira do mundo. Já crescida e tentando lidar com a relação tumultuosa com a mãe (Vera Farmiga) e seu novo padrasto (Tony Dalton), ela fica na mira de mafiosos ao ser confundida com Ronin, a identidade mortal e violenta que Barton assumiu durante os eventos de Vingadores: Ultimato.

E diante dessa premissa, temos a união do velho e do novo, com Clint deixando a aposentadoria (e seus filhos) para ajudar Kate e amarrar as pontas soltas de seu passado como Ronin. É uma premissa interessante, e que o roteiro de Jonathan Igla (que também assina como showrunner) se esforça para encaixar-se dentro do universo amplo. Não que Igla consiga escapar de uma série de conveniências, como toda a cadeia de eventos que faz com que Kate acabe dentro do traje do Ronin – e como sua mera aparição em uma rua de Nova York imediatamente atraia uma série de criminosos que desejam vingança contra a misteriosa figura ninja. E apesar de ser um grande fã de foreshadowings, citar que “nada cai do céu” duas vezes em um intervalo de 10 minutos antes da batalha de Nova York é um pouco demais.

O que Igla acerta no piloto é mesmo com a ambientação. Por algum motivo, Kevin Feige e sua equipe decidiram contar a história do Gavião Arqueiro durante o Natal, rendendo diversas sequências aconchegantes por uma Nova York coberta de neve, decorações, luzes brilhantes e uma trilha sonora apropriada para as festividades de final do ano. Também ajuda que, finalmente, vejamos o impacto dos Vingadores no mundo real, rendendo um divertidíssimo musical da Broadway inspirado na vida do Capitão América ou a própria “rejeição” de Barton a seu status de “celebridade” quando visto por civis na rua.

O mergulho na psique dos personagens também é um ponto alto. Ao contrário das séries anteriores, mais focadas em elementos fantásticos e viagens pelo multiverso, Gavião Arqueiro tem dois protagonistas com problemas reais e que nunca saem do mesmo bairro da cidade, o que garante um trabalho envolvente e palpável. Ver Clint jantando com sua família, e agora com um problema de audição, só torna seu personagem mais humano e carismático, enquanto Kate Bishop se estabelece como uma  ótima protagonista e envolta em clássicos problemas do gênero; especialmente em sua relação com Vera Farmiga.

Não é particularmente brilhante em seu roteiro e tampouco nas cenas de ação, que ainda sofrem do problema de paleta desinteressante e chapada dos filmes da Marvel, mas Não Conheça Seus Heróis realmente encanta pela ambientação e a promessa de algo mais focado no mundo real.

02×02 – Esconde-Esconde

Após um bom piloto, as coisas definitivamente desandam no irregular Esconde-Esconde. Finalmente temos mais da interação entre Kate Bishop e Clint Barton, mas toda a trama que circula os dois parece tola e desinteressante.

De início, a impressão é bem positiva. Toda a abordagem mais ligada para personagens e problemas de rua que era presente no piloto está bem presente aqui, especialmente na relação entre os protagonistas. Graças à ótima dinâmica entre Renner e Steinfeld, a exploração do homem comum entre heróis super-poderosos ganha mais camadas ainda, especialmente quando Kate provoca Clint pelo fato de este fingir que não se importa em ter amigos; rendendo uma ótima cena em que a dupla caminha pelas ruas da Times Square, onde cruzam com alguns cosplayers de rua.

Quem dera se tivéssemos ficado apenas com esses momentos de ouro. A maior dificuldade do roteiro de Igla aqui é justificar a continuidade dessa história. Não bastasse que Clint e Kate se encontrassem e ele recuperasse seu traje de Ronin imediatamente… Claro que ele seria roubado mais uma vez, mas agora por um bombeiro que (eu juro) tem o hábito de se encontrar com cosplayers em batalhas campais de fantasia, o que culmina em uma cena embaraçosamente ruim em que Clint precisa participar de uma batalha falsa. É uma cena tão ridícula que não se justifica nem pelas tentativas óbvias de humor, como o batido uso de vozes gritando em slow motion para acrescentar efeito cômico. Verdadeiramente pavoroso, e as caretas de Jeremy Renner não ajudam.

Também fica difícil entender a motivação de Barton para continuar investido em sua missão inesperada. Por mais que a dinâmica com Kate seja divertida, nada que na tela seja dramaticamente justificável para que Barton mais uma vez deixe sua família para trás, ainda mais considerando que ele já está de posse do traje do Ronin ao fim do episódio. O único elemento bem aproveitado disso é o fator da bomba relógio, já que Clint promete a seus filhos que retornará para casa antes do Natal; um objetivo bem mais simples e caloroso do que salvar o mundo pela enésima vez, diga-se de passagem.

Que os próximos episódios melhorem, ou ao menos me façam esquecer a tenebrosa imagem de Jeremy Renner gritando em slow motion pela batalha campal ridícula.

Gavião Arqueiro – 01×01: Não Conheça seus Heróis/01×02: Esconde-Esconde (Hawkeye – 01×01: Never Meet Your Heroes/01×02: Hide and Seek, EUA – 2021)

Showrunner: Jonathan Iglas
Direção: Rhys Thomas
Roteiro: Jonathan Igla
Elenco: Jeremy Renner, Hailee Steinfeld, Vera Farmiga, Tony Dalton, Linda Cardellini
Gênero: Aventura
Duração: 50 min

Confira aqui o guia de episódios

O que você achou desta publicação?

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Produtor defende Chris Pratt como voz de Mario: “Ele está fenomenal”

Guia de Episódios | Gavião Arqueiro – 1ª Temporada