em , ,

Crítica | O Povo contra O.J. Simpson: American Crime Story – 01×02: The Run of His Life

Minha existência ainda era um mero projeto em 17 de Junho de 1994, mas posso dizer que tive uma ótima noção da histeria midiática que foi a perseguição policial de OJ Simpson no Ford Bronco branco, na fatídica data, considerada a maior da História de Los Angeles. Ryan Murphy retorna para dramatizar o momento histórico, com The Run of His Life (trocadilho tanto com o ato da perseguição quanto com o título do livro no qual a série se baseia), tornando este segundo episódio de American Crime Story 40 minutos de pura tensão cinematográfica.

Durante quase todo o episódio, estamos dentro do Bronco com O.J. e seu amigo A.C. (Malcom Jamal Warner). A performance de Cuba Gooding Jr é ainda mais intensa e dramática do que no anterior, ainda mais pelo elemento suicida: O.J. ameaça atirar na própria cabeça caso a polícia não os deixem continuar o percursso amalucado para a casa de sua mãe. A vitimização de Simpson aqui é muito forte (ainda mais pelos protestantes que apoiam sua fuga), e é interessantíssimo ver como Gooding Jr não age como um homem inocente, mas sim como um sujeito completamente apavorado com as consequências.

Murphy assume a direção do episódio, que contou com o fechamento de uma via expressa de Los Angeles para simular a grande perseguição. A mise em scene do diretor, no entanto, acaba derrapando por apostar demais em planos fechados, mas felizmente a montagem ágil e o uso de “Sabotage” do Beastie Boys confere um clima eletrizante para a sequência.

Mas o grande triunfo de The Run of His Life é mesmo a atmosfera. O furor da mídia, que ocupava-se com a final da NBA e uma série de outros eventos se viu conflitada em seu dever jornalístico. É ótima a cena em que um editor chefe ordena que um operador de TV corte a transmissão do jogo para a perseguição do Bronco, afirmando que “O.J. é notícia, entretenimento e esporte”, e Murphy confere ainda mais veracidade e imersão na narrativa ao trazer imagens de arquivo da cobertura da perseguição e também de jornalistas interrompendo suas transmissões esportivas para falar da ocorrência. Até vemos a preparação de um vídeo in memoriam para Simpson, caso este acabasse por se suicidar, o que rende um icônico momento com Sarah Paulson.

Vale apontar aqui como Murphy foi incapaz de entregar uma piadinha com a família Kardashian. Vemos um pouco mais do Robert de David Schwimmer, que ainda precisa mostrar a que veio, mas uma pequena cena com suas filhas assistindo TV já oferece uma mini sátira às figuras que tomariam conta dos TMZ da vida anos no futuro.

O Povo Contra O.J. Simpson continua mostrando-se uma incrível série, tanto pela força de sua narrativa e elenco quanto pela veracidade aos fatos. Com o desfecho deste segundo episódio, o que virá a seguir deve enfim fincar os dentes no caráter de tribunal que a série vem prometendo. E uma explosão da cada vez mais quente na tensão racial.

O Povo Contra OJ Simpson: American Crime Story 01×02: The Run of His Life (The People v O.J. Simpson: American Crime Story – 01×02: The Run of His Life, EUA – 2016)

Showrunners: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Direção: Ryan Murphy
Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Bruce Greenwood, Selma Blair, Connie Britton, Jordana Brewster, Christian Clemmenson
Emissora: FX

Gênero: Drama
Duração: 40 min

Confira AQUI o nosso guia de episódios da temporada.

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | GLOW – 1ª Temporada – Uma Verdadeira Viagem no Tempo

Crítica | Joanne – A Dolorida Alma de uma Artista