em ,

Crítica | Preacher – 02×09: Puzzle Piece

Spoilers!

Mesmo com o temível Herr Starr (Pip Torrens) anunciando dois episódios atrás que estaria a caminho para finalmente encontrar Jesse Custer (Dominic Cooper), eis que Preacher novamente nos frustra com um novo atraso narrativo e mais obstáculos que só estão ali na tentativa de cumprir os 13 episódios encomendados pela AMC – o alongamento da temporada definitivamente foi a pior coisa que poderia ter acontecido à série. Assim, mesmo que Puzzle Piece traga ótimas set pieces e bons momentos de personagens, é mais um atraso.

A trama começa com Starr baixando as expectativas de Featherstone (Julie Ann Emery) e Hoover (Malcolm Barrett) – e, nesse processo, do espectador – ao reagir entendiado às evidências de Jesse Custer e simplesmente decidir que ele não é digno de sua presença pessoal, resolvendo apenas deixar que uma equipe militar do Sansão dê cabo no pastor. O time não é páreo para Jesse e Cassidy (Joseph Gilgun), que facilmente neutralizam a ameaça e ficam aguardando pelo próximo ataque, com o protagonista usando do Gênesis para convocar uma força policial para ajudá-los.

Basicamente, este foi Puzzle Piece. Dividindo-se entre a paranóia de Jesse para tentar obter pistas sobre os “homens de branco” e Herr Starr revelando um pouco de seu bizarro cotidiano foram os dois núcleos trabalhados pelo roteirista Craig Rosenberg, que claramente se diverte com o antagonista. Torrens surge novamente inspirado e repugnante como o atual líder do Graal, seja por sua reação impagável quando ignora o vídeo onde Jesse usa o Gênesis ou seus dois momentos “sexuais”, um deles envolvendo uma espécie de paródia de O Último Tango em Paris e o outro com um role play de estupro que surpreende pela inversão de expectativa. Novamente, Pip Torrens é uma escolha acertadíssima, e mantém o espectador entretido, já que nenhum desses eventos é relevante à trama. É como se Sam Caitlin, Seth Rogen e Evan Goldberg estivessem simplesmente tentando contar piadas enquanto distraem o espectador.

E não só de piadas vem essa habilidade de nos manter acordados, já que o diretor Michael Dowese continua agregando ao variado leque de cenas de ação da série. Dessa vez, acompanhamos a equipe de atiradores do Sansão através de câmeras de visão noturna, gerando um efeito similar àquele de A Hora Mais Escura, mas com o incrível detalhe de tudo estar mudo – para que os soldados possam evitar o poder do Gênesis, resultando em uma sequência digna de um filme de terror, e esse cuidado com o som ajuda a torná-la ainda mais imprevisível.

Usando o efeito oposto, Dowese cria depois uma sequência onde Jesse, Cassidy, Tulipa (Ruth Negga, ainda se esforçando para encontrar um propósito à desperdiçada personagem) e um grupo de policiais aguardam na casa de Denis (Ronald Guttman, agora transformado em vampiro) para um contra-ataque do Graal. É uma cena que aposta em planos longos engenhosos e um clima de paranóia fortíssimo, com o diretor nos fazendo crêr que um certo Brad foi enviado por Starr para exterminá-los, brincando com nossa percepção ao introduzir coadjuvantes suspeitos e capciosos. Para melhorar, Denis está tão cheio de vida graças à sua transformação que comemora ouvindo Non Je Ne Regrette Rien, de Edith Piaf, no volume máximo em seu quarto, para o desespero de Jesse e a fúria de seu pai (uma divertida simulação da adolescência do envelhecido filho do vampiro).

No fim, tudo não fora uma grande ilusão. Herr Starr tem uma bizarra catarse que o faz mudar de ideia em relação à Jesse, fazendo com que Featherstone e Hoover cancelem o ataque de Brad (revelado como um drone com alguns dos piores efeitos visuais vistos nessa década) e que o vilão vá pessoalmente encontrar o Pastor; encerrando o episódio com o primeiro encontro da dupla em um bar. Depois de tantos desvios…

Agora vai?

Preacher – 02×09: Puzzle Piece (EUA, 2017)

Criado por: Sam Catlin, Seth Rogen e Evan Goldberg, baseado na obra de Garth Ennis e Steve Dillon
Direção: Michael Dowse
Roteiro: Craig Rosenberg
Elenco: Dominic Cooper, Ruth Negga, Joseph Gilgun, Ronald Guttman, Pip Torrens, Julie Ann Emery, Malcom Barrett
Emissora: AMC
Gênero: Aventura, Ação
Duração: 40 min

Confira AQUI nosso guia de episódios da temporada

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Game of Thrones | HBO Espanha comete erro e exibe o próximo episódio do seriado antes da estreia oficial

Game of Thrones | Os Dragões de Daenerys são, na verdade, Wyverns?