» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Spoilers!

Estamos no penúltimo episódio da segunda temporada de Preacher, finalmente. Porém, mesmo que diversas coisas tenham sido armadas e prometidas ao longo desses 13 episódios, On Your Knees surpreende por sua pouca evolução nos eventos e nas contradições e repetições que tem tornado essa segunda metade da série de Seth Rogen, Evan Goldberg e Sam Catlin um verdadeiro arrasto. Eu juro que esperava mais de algo tão perto da reta final, sendo que só o temos literalmente nos segundos finais.

Retrocedemos um pouco no tempo para explicar melhor a fuga do Santo dos Assassinos (Graham McTavish) do carro forte desovado por Jesse (Dominic Cooper) no pântano de Nova Orleans. Vemos membros do Graal resgatando o veículo e oferecendo um acordo para o cowboy, enviando-o novamente para exterminar o Pastor e seus amigos. Paralelamente, temos um pouco do núcleo do Inferno com a fuga de Cara de Cu (Ian Colletti) e Adolf Hitler (Noah Taylor).

Ambos os núcleos são rasos quanto à breve sumarização. Sobre Jesse e os amigos, temos ainda mais uma variação do “Santo persegue e luta com o grupo”, como se já não tivéssemos visto isso na série ao menos umas cinco vezes, e pouco Michael Slovis pode fazer atrás das câmeras para oferecer algo novo ou dinâmico – o destaque fica para o melhor retrato da força física do vilão até agora, e também pela bravura de Tulipa (Ruth Negga) em tentar enfrentá-lo em um combate corpo a corpo. Como Jesse é incapaz de usar o Gênesis no Santo, a luta termina com o antagonista levando a melhor, e no momento em que prepara-se para escalpelar nosso anti-herói, temos um verdadeiro Deus Ex Machina (ou Hell Ex Machina, no caso) quando alguns seguranças do Inferno aparecem para levá-lo de volta.

Após levá-lo, ela diz a Jesse que “deveria agradecer por ter pessoas como Herr Starr de olho em você”… Mas oras, não foi justamente o personagem de Pip Torrens quem ordenara que Hoover (Malcolm Barrett) libertasse o Santo dos Assassinos para eliminar Jesse? Lembram, quando o sujeito enfiava um monte de fitas no rabo? As mudanças de atitude e ideais dos personagens seguem nessa bizarra contradição, infelizmente.

O núcleo acaba com o primeiríssimo encontro entre Starr, Tulipa e Cassidy (Joseph Gilgun), com o líder do Graal trabalhando para separar Jesse de seus amigos e lhes dando algumas pistas sobre suas intenções. Isso provoca um diálogo entre o trio, onde o protagonista fala sobre a proposta de assumir o posto de Deus, e um conflito inconclusivo (que definitivamente será resolvido no finale) se abre, sobre o motivo de Jesse carregar Tulipa e Cassidy para todo lado. Com a pergunta no ar, cortamos para Jesse indo encontrar Starr mais uma vez, e o encontro termina com o líder do Graal se ajoelhando perante o Pastor; indicando que ele provavelmente vai assumir o posto de Deus.

Já no Inferno… Pouquíssimo avançamos em relação ao anterior, com apenas novas variações da pior memória de Eugene, onde o jovem agora precisa encontrar um jeito de terminar a memória trágica de forma positiva, de forma a conseguir escapar do Buraco. É uma cena divertida e talvez o ponto alto do episódio, ainda mais porque Colletti sempre consegue entregar uma performance excepcional com seu trágico personagem, mas triste quando percebemos que a narrativa não caminhou NADA em relação ao episódio anterior. Eugene e Hitler ainda estão fugindo, basicamente.

E foi esse o nosso penúltimo episódio. Sem grandes eventos ou criação de expectativa, temos apenas o impactante final, onde Jesse aparentemente aceita o cargo de Deus. Mas é uma decisão precipitada, e a julgar pelas diversas mudanças de paradigmas e rumos da história, eu não ficaria nem um pouco surpreso se o finale esquecesse essa premissa completamente. Só espero que tenhamos um desfecho que valha por todas as horas gastas e os desvios tomados pelo caminho.

Preacher – 02×12: On Your Knees (EUA, 2017)

Criado por: Sam Catlin, Seth Rogen e Evan Goldberg, baseado na obra de Garth Ennis e Steve Dillon
Direção: Michael Slovis
Roteiro: Sam Catlin e Rachel Wagner
Elenco: Dominic Cooper, Ruth Negga, Joseph Gilgun, Ronald Guttman, Graham McTavish, Pip Torrens, Julie Ann Emery, Malcom Barrett, Ian Colletti, Noah Taylor, Justin Prentice
Emissora: AMC
Gênero: Aventura, Ação
Duração: 45 min

Confira AQUI nosso guia de episódios da temporada

Comente!