em ,

Crítica | Samurai Jack – 05×02: XCIII

samurai jack 05x02

No segundo episódio da temporada, Jack se vê encurralado pelas Filhas de Aku, assassinas que se mostram uma ameaça à altura de nosso Samurai. Jack então começa a ponderar se a constante luta contra Aku vale a pena e se o melhor não é finalmente desistir de sua jornada. Também temos uma rápida aparição de Aku. Entediado com sua vida de demônio intocável que tem passado todo esse tempo, Aku espera que Jack finalmente morra pelas mãos de suas máquinas assassinas. Mas será que não é chegada a hora de finalmente enfrentá-lo cara a cara?

Mais uma vez a série dá um show de qualidade na sua animação e nas incríveis coreografias de ação. Como grande parte do episódio é focado na luta entre Jack e as assassinas, a atenção do espectador nunca é perdida. Há um constante senso de urgência e tensão durante todo o episódio, ressaltando o nível da ameaça que Jack está lidando.

Apesar do foco na ação, o ritmo do episódio é bem equilibrado, dando espaço para o desenvolvimento de Jack de forma metafórica e literal. Como visto no primeiro episódio, Jack é atormentado constantemente por sua consciência pesada, vítima de um passado traumático e de uma constante vigília por sua vida. Apesar de não envelhecer, há claramente um cansaço mental que é visto em seus olhos. Sem sua espada, ele pondera se a hora de desistir finalmente está chegando e se ainda vale a pena lutar contra o inevitável destino. É notável uma construção de arco durante esta primeira parte da temporada que pode ou não terminar em uma trágica conclusão para Jack.

Enquanto isso, Aku é o destaque da primeira metade do episódio, que contrasta com o resto do episódio e se mostra mais leve e cômica. Cansado de esperar a morte de Jack, Aku parece entediado com a sua posição, a vida de ser supremo na Terra já não o satisfaz. Com uma relação de herói e vilão que lembra muito rivalidades como Batman e Coringa, Aku parece precisar de Jack. A rivalidade se torna uma necessidade entre os dois. Sem a constante ameaça de Jack, qual o significado de sua existência? Afinal, vemos os dois personagens dialogando com suas próprias consciências, realizando que talvez a chegada do derradeiro confronto esteja chegando.

Durante o embate de Jack e as assassinas, a narrativa intercala a cena com a trama de um lobo branco (uma possível referência à mitologia japonesa, na forma do deus Ainu, Horkew Kamuy), que perambula solitariamente pela floresta e acaba encontrando duas enormes criaturas semelhantes a tigres verdes, que acabam dilacerando o lobo em uma sangrenta batalha. A metáfora de um lobo branco solitário se sacrificando em uma intensa batalha pontua o tema do capítulo e o torna ainda mais bem amarrada e significativa para a jornada do herói.

Ao longo da perseguição, Jack acaba se escondendo em uma espécie de tumba mortuária onde jaz um rei, sentado em seu trono diante de diversas tumbas. Jack utiliza as tumbas e rachaduras do local para se esconder das assassinas. Em certo momento, a emocionante trilha sonora unida com a beleza plástica conferida na cena, iluminada apenas pelos vagalumes que habitam o templo, ressaltam uma das cenas mais intensas e marcantes da temporada até agora. Com Jack visivelmente vulnerável e encurralado pelas assassinas. Como um animal, Jack precisa aflorar seus extintos de sobrevivência para sair dali com vida.

O episódio termina de forma sombria e triste. Apesar de conseguir eliminar uma das assassinas cortando sua garganta (ressaltando mais uma vez a violência gráfica da nova temporada), Jack fica extremamente ferido e sua única alternativa é explodir o túnel onde estava e se jogar nas correntezas do rio abaixo do templo. Usando sua espada ressoante, Jack explode o túnel e despenca do local. Boiando e perdendo sangue, vemos nosso herói caído após uma intensa batalha de vida e morte. E isso é apenas o início de sua última jornada.

O segundo episódio continua com a intensidade da ação e o clima sombrio e violento da temporada. Jack pena para enfrentar as ameaças enviadas por Aku de uma forma que é difícil ver um final feliz para sua história. Ao contrário de seu protagonista, a série continua em ótima forma, com a excelente animação e o ritmo tenso e singular conhecido das animações de Genndy Tartakovsky.  

Samurai Jack – 05×02: XCIII (Idem, EUA – 2017)

Criado por: Genndy Tartakovsky
Direção: Genndy Tartakovsky
Roteiro: Genndy Tartakovsky e Bryan Andrews
Elenco (Voz): Phil LaMarr, Greg Baldwin, Sab Shimono, Tom Kenny, Grey DeLisle, Kari Wahlgren
Emissora: Cartoon Network, Adult Swim

Gênero: Ação, Aventura
Duração: 22 min

Confira AQUI o guia de episódios da temporada.

O que você achou desta publicação?

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Baywatch | Confira o novo trailer do filme