em

Desafiando o Futuro: A Transformação da Água

A água é o principal recurso natural para nós seres-humanos. Não conseguimos viver mais de dois dias sem ela e é de espantar, para não dizer se revoltar que nos dias de hoje muitas pessoas ainda não tem acesso à água potável. E é com foco nesse tema que a National Geographic produziu em parceria com a P&G o documentário “Desafiando o Futuro: A Transformação da Água” que terá estreia nessa quarta no canal da NET Geo.

No dia 22/03 comemora-se o dia mundial da água, mas não há muito o que se comemorar. Só no Brasil 17% da população está sem acesso à água potável. Por sinal, as crianças são as mais afetadas, cerca de 1.000 Crianças morrem, por dia decorrentes de água suja e na maioria são crianças com menos de 5 anos de idade

O documentário não serve para educar ou simplesmente denunciar, ele mostra dados de como a água suja prejudica as comunidades isoladas da América Latina e que muitas pessoas, em especial as crianças morrem em decorrência da ingestão da água poluída. Documentário ainda passa por muitos países da América Central e América do Sul mostrando como é a realidade dessas comunidades que vivem com acesso precário à água e pega depoimentos dessas pessoas. 

O foco principal da produção é apresentar o programa da P&G “Água Pura para Crianças” que visita comunidades isoladas e sem acesso à água limpa. O documentário acompanha os voluntários que ajudam a implementar o programa na região, mostrando os desafios envolvidos no processo, desde as distâncias que os voluntários devem percorrer até as barreiras culturais que enfrentam. 

Mas como que esse programa pode levar água potável para tanta gente? Simples, um sache criado pela P&G jogado na água mata 99,9% das bactérias da água, além de eliminar o principal desafio que é a sujeira. O processo é simples: Ao abrir o sache ele é despejado em um balde da água e depois de 30 minutos todos os resíduos que estavam na água vão para a parte de baixo, enquanto que em outro balde vazio e com um coador sobre ele se joga a água e aí é que acontece o processo.

A parte suja que estava na água é filtrada pelo pano e a partir daí teremos apenas água limpa pronta para o consumo. Experimentei a água e ela tem um gosto de terra, mas não tem gosto e não tem cheiro. É simplesmente água pura e limpa.  

O Programa está em 85 países do mundo todo sendo que 16 ficam na América Latina, uma região com muitos recursos naturais, mas também muita pobreza e desigualdade. A meta do programa é de purificar 15 bilhões de litros de água até 2020. É um documentário que serve para mostrar a importância que certos projetos tem e se bem empregados podem mudar o mundo. 

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem era aquele cara? | O final de Fragmentado explicado

Lista | Os 10 melhores Power Rangers Vermelhos