em ,

Dívida de $20 bilhões de dólares pode atrapalhar o crescimento da Netflix

bons filmes escondidos netflix

Quem diria, a 20 anos atrás, que uma pequena empresa que fornecia um serviço online de aluguéis de DVDs, entregues via correios, tornaria-se uma das maiores empresas de serviço multimídia do mundo, popularizando o serviço de streaming de filmes e séries, presente em mais de 190 países? Sim, a marca é uma gigante do mercado. Mas será que as coisas estão tão boas assim? Segundo um artigo do Los Angeles Times, dívidas podem estar colocando o crescimento da empresa em xeque.

Essas dívidas, somadas as de curto e longo prazo, estão por volta de $20,54 bilhões, contraídas principalmente em função de seus esforços para maior produção de conteúdo original, o qual tem como um dos focos uma maior produção de conteúdo estrangeiro, uma vez que o número de assinantes fora dos EUA acabou se tornando maior que o número de assinantes do país, criando assim uma demanda que necessita ser explorada.  O crescimento das suas rivais Amazon e Hulu na produção de programas originais também está dentre os fatores que estão levando a esses gastos mais expressivos.

Outro ponto é o fato de que alguns dos principais produtos de seu catálogo não são produtos originais da empresa, embora levem o selo “Netflix originals”. Séries como Orange is the New Black, House of Cards, The Crown e todas as séries da Marvel Studios, tais como Demolidor e Jessica Jones, são resultado de parceria da Netflix com outras produtoras. Com isso, são necessários gastos para obter o licenciamento exclusivo de exibição dessas obras, os quais representam grande fatia das despesas da empresa.

A ideia é que, com as produções sendo desenvolvidas por conta própria, haverá um gasto futuro menor para exibí-las, o que acarretará em maiores lucros. Porém, como pode-se ter certeza que essas séries trarão o retorno esperado? A própria Netflix ainda não mostrou-se uma fábrica de grandes sucessos, baseando-se em suas produções próprias. Se Stranger Things foi uma das séries mais comentadas do ano passado, sucesso de público e crítica, Santa Clarita Diet e The Ranch acabaram ficando em uma zona mais cinza, no quesito popularidade.

Sendo assim, resta aguardar e verificar os próximos passos da gigante. Caso apresente um maior número de sucessos em seus produtos, a empresa, que almeja ter mais de 50% de seu catálogo composto de produções originais, talvez siga nessa direção, se utilizando da soma das receitas desses produtos, mais a diminuição das despesas com licenciamento, para sanar suas dívidas. Do contrário, poderemos estar próximos de um futuro instável e nebuloso para essa gigante do mercado audiovisual.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Andrey Hugo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | 10 Melhores Vilões dos Animes

Watchmen | Série não deverá ser uma fiel adaptação da HQ