em , ,

Edição em DVD de O Farol surpreende por ótimos extras; confira!

O Farol

Distribuição: Vitrine Filmes

Duração: 109 min.

Discos: 1

Embalagem: Amaray

Luva: Não

Preço: 29,90

Vídeo

Formato de Tela: Widescreen Anamórfico 1.19:1

Região: 4

Sistema: NTSC

Áudio

Inglês: 5.1 Dolby Digital

Português: 5.1 Dolby Digital

Espanhol: 5.1 Dolby Digital

Análise

O Filme

  ★ 

O Farol nasceu como uma obra atemporal, dirigida por Robert Eggers e que trabalhou no roteiro ao lado de seu irmão Max Eggers. Robert já havia feito um trabalho surpreendente em seu trabalho de estréia como cineasta em A Bruxa (2015), e em Lighthouse (nome original em inglês) ele novamente trabalha o simbolismo que tanto gosta e que já é uma marca registrada do diretor. Não á toa suas obras se tornaram complexas e até mesmo causam certa confusão no público que assiste, fazendo com que muitas pessoas terminem seus longas sem entender muito bem a mensagem que o filme está passando. E O Farol é cheio de enigmas, um filme feito para pensar e com certeza recheado de símbolos que podem ser decifrados de várias formas. O ponto forte da produção é a interpretação da dupla Willem Dafoe e Robert Pattinson que estão perfeitos na dupla de faroleiros. Há de se elogiar a estética utilizada para se filmar: em preto e branco, que dá um tom mais dramático e sombrio para o longa.

O Farol: Um Conto Sombrio e Tempestuoso

  ★ 

São os principais extras do DVD e que irá atrair a atenção dos cinéfilos. Com 37 minutos de duração e dividido em três capítulos serve para explicar de forma bem didática momentos que possam ter sido incompreendidos para o público, e que também servem para entender mais como foi realizada a produção e como os atores e como o diretor trabalharam em conjunto para criar essa obra maravilhosa.

O primeiro dos capítulos se chama Mitos por Trás da Loucura e tem um pouco mais de dezoito minutos em que mostra o cineasta Robert Eggers falando sobre a origem da ideia para o roteiro de O Farol e que seu irmão teve a ideia original, e que ele então a adaptou. Eggers leu muitas coisas sobre faróis e se inspirou na história do Farol Smalls, no País de Gales. O diretor também fala do motivo de ter escalado a dupla Dafoe e Robert Pattinson. Dafoe e Pattinson também falam de suas motivações para trabalhar no longa e de como foi a composição de seus personagens.

O diretor também comenta sobre a decisão em fazer um filme em preto em branco, e sobre as pesquisas sobre mitologia e folclore náutico do oeste e nordeste da Europa do século 19. Uma parte bastante interessante e que compõe esse extra fica a respeito da figurinista apresentando os figurinos escolhidos para as cenas, e também do diretor de arte mostrando como foi realizada a construção do cenário e do farol em si, são curiosidades que nos são mostradas e nos dão um toque de quero mais.

Outros dois capítulos deste extra, Encanto na Luz e Ilusões da Imaginação, dão mais detalhes a respeito da produção. O primeiro traz o diretor Robert Eggers comentando sobre a importância de Jarin Blaschke, diretor de fotografia, de estar presente no set de filmagem e de sua cooperação com o filme. No extra também dá para entender mais sobre a criação dos personagens de Wake e Winslow e como Dafoe e Pattinson os construíram, além de saber como os atores trabalharam no filme. Pelo tempo do extra dá para se ter um gosto a mais sobre o tempo de trabalho dos atores durante as cenas feitas, sendo filmadas e como elas ficaram.

O último capítulo que compõe o extra traz Pattinson e Dafoe falando sobre a beleza do roteiro e também apresenta Robert Eggers comentando sobre a importância da música e dos efeitos visuais no filme.

Comentários do Filme com Robert Eggers

  ★ ½

Este é um extra que serve para os fãs mais fanáticos e que gostam de acompanhar os segredos da produção que não foram esclarecidos nos outros extras. Aqui o diretor Robert Eggers fala mais sobre o filme, mas detalhando cena por cena, algo que dá maior riqueza de detalhes para os fãs da sétima arte.

Cenas Excluídas

 

Este é um extra que é dividido em duas cenas bastante rápidas. A primeira é intitulada de Varrendo a Cozinha e a segunda recebe o nome de Jovem se Despindo. As cenas são apresentadas sem finalização de áudio e imagem, ou seja, são cenas inacabadas, que terminaram não entrando na edição final ou não sendo aproveitadas por capricho do diretor.

A primeira delas apresenta um embate entre o personagem de Dafoe, que questiona o personagem de Pattinson em uma cena rápida. Já a segunda cena excluída é dividia em duas ações diferentes, em que na primeira parte acontece um diálogo entre os dois personagens em que Dafoe menciona seu nome de batismo, que é Thomas Wake, e logo a ação corta para Pattinson bêbado tentando tirar sua roupa e se deitar e acabando por cair no chão bêbado.

Conclusão

A edição em DVD de O Farol traz extras com bastante riqueza de material, se pensar que a maioria das edições de dvds coloca as vezes muito material, mas muito conteúdo irrelevante, justamente para guardar o principal para as edições em Blu-Ray, algo que não ocorreu com essa edição em DVD. Vale muito a pena ter essa edição em DVD em casa para o fã cinéfilo e colecionador que gosta de ter preciosidades em casa.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | As 5 Melhores atuações de Heath Ledger

Nova imagem de ‘Missão Impossível 7’ confirma retorno das filmagens