O uniforme da polícia japonesa se distingue bastante pelo uso das luvas brancas. É algo tão icônico que até mesmo personagens em animes como Pokémon temos as tradicionais luvas como parte do uniforme como no caso das policiais Jane. 

Entretanto, as luvas brancas nem sempre pertenceram ao look oficial da policia, apesar de fazerem parte do ofício de diversos outros profissionais ao longo de toda a História do Japão. As luvas geralmente são usadas por pilotos, motoristas e controladores de trens ou bondes. O uso da luva branca facilitava que outras pessoas vissem os gestos que porventura os profissionais fizessem para indicar alguma coisa ou sinalizar algo.

Na verdade, o uso só virou parte oficial do uniforme em 1966 quando os Beatles ferveram o país com seu show histórico. 

O grupo visitou o país por conta do número massivo de fãs que já tinham conquistado em questão de apenas seis anos de formação da banda. Logo, quando visitaram o país, milhares pessoas com vasta maioria de fãs mulheres, correram para conferir os astros e também o show. 

Para ajudar a evitar o caos completo e facilitar a fiscalização da conduta dos policiais que fizeram a segurança do grupo na época. A ideia foi de Hidea Yamada, o chefe do planejamento de segurança da banda na época da visita. 

“Naquela época só a guarda imperial usava luvas, e nós estávamos preocupados porque nossos homens fossem atropelados por um grande número de jovens fãs da banda, de modo que decidimos equipar toda a força com luvas brancas.”

Desse modo, nasceu a tradição que marcou toda a história da polícia japonesa que está diretamente ligada à visita dos Beatles no país. 

Confira alguns momentos do show:

Comente!