Morre Figueira Júnior, dublador de Fry em Futurama e do Androide 17 em Dragon Ball
O dublador Figueira Júnior morreu aos 60 anos em São Paulo na sexta-feira, 26 de junho. Ele era a voz de Fry em Futurama e do Androide 17 em Dragon Ball.
Uma voz que ficou na memória de gerações
Figueira Júnior morreu na sexta-feira, 26 de junho de 2026, em São Paulo. Ele tinha 60 anos. A causa da morte não foi revelada pela família. Nascido em 1º de janeiro de 1966 na capital paulista, ele começou na dublagem em 1987 com um estágio na Álamo e construiu ao longo de quase quatro décadas uma carreira extensa como dublador, ator e diretor de dublagem.
Para o público brasileiro, seu nome está associado a dois personagens icônicos: Fry, o entregador de pizza criogenizado do futuro em Futurama, e o Androide 17 em Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. São duas vozes que atravessaram gerações de fãs de animação no Brasil.
A homenagem de Tânia Gaidarji
A dubladora Tânia Gaidarji, conhecida como a voz de Bulma em Dragon Ball, publicou uma homenagem nas redes sociais que revelou um detalhe tocante. Figueira Júnior havia visitado a colega no Instituto do Coração na semana passada, na quinta-feira, um dia antes de sua cirurgia. Ela estava internada quando ele foi dar forças. Nas fotos que os dois tiraram naquele dia, ele usava uma camiseta do Androide 17. Ela usava uma de Bulma.
“Meu grande amigo Figueira Júnior nos deixou. Ele estava me dando forças e acalmando. E estava feliz e esperançoso porque estava tomando uma nova medicação, também para o coração”, escreveu Gaidarji. “Nesse dia, por coincidência, ele foi com a camiseta do Android 17 e eu estava com a camiseta da Bulma. Por que não dei as Sementes dos Deuses pra ele?”
Uma carreira construída em décadas
Além de Fry e do Androide 17, Figueira Júnior deixou uma lista extensa de papéis que cobre décadas de animação, cinema e games no Brasil. Dublou Kazuki Fuchouin em GetBackers, Kain Fuery em Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Shadi em Yu-Gi-Oh!, personagens em Naruto, Inuyasha, JoJo’s Bizarre Adventure e dezenas de outros títulos. No cinema, trabalhou em produções dubladas pela Dublavídeo e pela Mastersound ao longo dos anos 1990 e 2000.
Também atuou como diretor de dublagem, cargo que exerceu na Clone e mais recentemente no Studio Gábia.
A família na dublagem
Figueira Júnior era tio do dublador Daniel Figueira, conhecido por ser a voz de Tanjiro Kamado em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba no Brasil. A presença de dois nomes da mesma família no núcleo da dublagem nacional é um dado raro, e a perda afeta diretamente o sobrinho além de toda a comunidade que trabalhou ao lado de Figueira Júnior ao longo dessas décadas.
A dubladora Fátima Noya também publicou condolências nas redes sociais. Outros colegas de profissão seguiram com homenagens ao longo do sábado.