em

Homem constrói casa apenas assistindo a tutoriais no YouTube

Atire a primeira pedra quem nunca assistiu a um tutorial do YouTube para fazer qualquer tipo de conserto, seja em um celular ou para arrumar a configuração da televisão, ou até mesmo para aprender a falar inglês ou aprender algum outro ofício.

E foi dessa forma, assistindo vídeos do YouTube, que o brasileiro Evandro Klimpel Balmant, de 33 anos, construiu sua casa praticamente sozinho, tendo apenas o auxílio de seu pai e de um mestre de obras, que ficaram incumbidos pelo telhado e pela estrutura de concreto.

A residência, construída em Almirante Tamandaré (Curitiba) tem dois andares e foi inteiramente planejada pelo paranaense apenas usando tutoriais da plataforma de streaming. Em jornais locais que o entrevistaram, Evandro disse ter economizado algo em torno de R$ 150 mil apenas com a mão de obra que seria necessária para levantar a casa.

Junto com sua esposa planejaram usar materiais ecológicos, que não prejudicassem o meio ambiente e para isso Evandro usou tijolos ecológicos, feitos de lixo reciclado. Há uma grande vantagem nesse tipo de tijolo, mesmo sendo mais caro que o de argila, ele pode ser montado com grande facilidade como se fossem peças de lego.

Há outra vantagem em relação ao tijolo ecológico que é o de ter melhor isolamento térmico do ambiente e de isolamento acústico, fato que proporcionou maior rapidez na construção da residência, já que não foi necessário que as paredes fossem rebocadas com cimento.

A motivação para a construção da nova casa veio quando Evandro e sua esposa pensaram em construir uma residência de madeira para fugir do centro urbano, algo que fosse como um refúgio para descansar. Ao ir atrás dos valores para a mão de obra ficaram espantados com o valor e por não terem dinheiro foram atrás de um jeito que fosse mais barato, daí que veio a ideia de começar a seguir os tutoriais e tirar a casa do zero. O casal já vive na casa há um ano e falta apenas detalhes do piso superior para finalizar a obra.

O que você achou desta publicação?

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Crítica | Lizzie – Comendo pelas Beiradas

Mutano será capaz de se transformar em outro animal na 2ª temporada de Titãs