A elogiada série brasileira Impuros retorna para sua 2ª temporada continuando a trama em que mostra como o narcotráfico no Rio de Janeiro surgiu e se fortaleceu na década de 90, e como os grupos começaram a se estruturar dentro e fora dos presídios, ganhando força para criar um projeto de poder que culminaria na guerra ao tráfico de drogas e que acompanhamos nos dias de hoje pelo noticiário da TV.

Produção continuação seguindo o personagem Evandro do Dendê (Raphael Logam), agora preso tendo que viver uma nova realidade dentro da prisão, em que precisa lidar contra os inimigos que fez fora das grades e que agora se encontram encarcerados todos juntos com ele. Evandro é de início colocado de lado pelos que estão ali dentro no poder, mas depois descobre um jeito de conseguir dinheiro com um sistema novo de venda de produtos na prisão.

O primeiro episódio não mostra muita coisa, mas tudo leva a crer que a série continue acompanhando a rotina de Evandro do Dendê no crime até se tornar um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro. Mas como primeiro episódio, que tem como função prender um novo público em frente a tela, não funciona tão bem, até por deixar Dendê preso sem ter nada para fazer, só praticamente limpando privada em grande parte do episódio e criando rixa com seu rival de cela, é muito pouco para um capítulo que tinha como objetivo mostrar como Dendê é um criminoso perigoso.

Já assistimos ao tema da violência do Rio de Janeiro em diversas produções, casos de Cidade de Deus e Tropa de Elite, que se tornaram sucessos de público e crítica por expor de maneira crua como o crime organizado cresceu e se estruturou a custa da população local, da polícia e de políticos corruptos. O primeiro episódio, ao apresentar os personagens, falha em não colocar um antagonista ou protagonista que desse cabo desta situação, além do próprio Dendê, tal fato ajudaria bastante a angariar a história para frente. O policial que deveria ter esse papel está bastante apagado nesta primeira abordagem da segunda temporada.

Raphael Logam (Indicado ao Emmy de melhor ator) é alguém de grande futuro na teledramaturgia brasileira, seja no cinema, quanto em novelas em séries. É um ator que passa para o seu personagem com realidade e perfeição o sentimento que é necessário para que o telespectador tenha medo de Evandro do Dendê, e também não força na interpretação nem nos trejeitos quando fala ou ameaça seus adversários.

Impuros é uma série interessante sobre os alicerces do crime, segue alguns estereótipos criados em produções do gênero, até mesmo em relação ao policial alcoólatra, e até mesmo no ritmo dentro da prisão com a bandidagem ditando as regras do dia a dia. A série é uma boa pedida para quem gosta de produções inspiradas em fatos reais, ainda mais que tratam de um tema tão presente em nossa rotina quanto a da violência, e Impuros cumpre bem o papel como fator histórico de seguir em contar como Evandro do Dendê e todo o tráfico de drogas acabou por tomar conta da cidade do RJ.