Com a notícia de que a Sony irá rebootar Millennium nos cinemas com o diretor Fede Alvarez em A Garota na Teia de Aranha, resolvemos preparar uma lista para trazer algumas sugestões para aqueles que é um dos papéis mais dificílimos que uma atriz poderia fazer: Lisbeth Salander.

Criada pelo finado jornalista sueco Stieg Larrson para sua trilogia de livros, a hacker antissocial, justiceira e vingativa é uma das personagens mais fortes que a cultura pop em geral viu nos últimos anos, e que foi vivida por perfeição por Noomi Rapace na versão sueca e Rooney Mara na versão de David Fincher.

Não é um trabalho para poucas, mas o Bastidores reuniu aqui 10 atrizes que mandariam muito bem no papel.

Confira:

10. Natalie Portman

Sinceramente não pensaria em Natalie Portman, mas os rumores apontam que a atriz estaria na lista da Sony para possíveis candidatas ao papéis. Ainda que não esteja mais na faixa etária da personagem, a atriz conseguiria tranquilamente adotar a personalidade e os trejeitos de Salander, além de seu perfil frágil e leve serem atrativos essenciais para a protagonista. E sabemos que Portman é simplesmente excepcional em transformações sombrias… Desde que ela não faça sotaque sulista.

9. Sarah Snook

Subvalorizada nos EUA, a australiana Sarah Snook é um verdadeiro camaleão, sendo portadora de um dos papéis mais desafiadores dos últimos tempos no igualmente subestimado O Predestinado. Snook tem um talento incontestável, e um perfil que definitivamente traz algo exótico e que contribui para a persona peculiar de Salander.

8. Emily Browning

Outra atriz que desesperadamente precisa de um reboot na carreira, Emily Browning já nos provou em Sucker Punch que é bem capaz de adotar uma fisicalidade e brutalidade que marcam o temperamento agressivo de Lisbeth Salander. Por outro lado, Beleza Adormecida oferece seu lado mais silencioso e nuanciado, e acredito que Browning tem um talento subestimado que renderia uma versão muito interessante da hacker; sem falar no perfil correto.

7. Jane Levy

Menina dos olhos de Fede Alvarez, a atriz protagonizou os dois filmes do diretor como a final girl, seja com a ensaguentada Mia no remake de A Morte do Demônio ou a durona Rocky em O Homem nas Trevas. Eu ficaria muito surpreso se Jane Levy não ao menos fizesse uma audição para o papel, e quando paramos para pensar, a atriz tem um bom perfil para Lisbeth e um rosto interessante que mistura a doçura com a fúria. 

6. Cristin Milioti

O rosto que os fãs de How I Met Your Mother esperaram 8 anos para finalmente conhecer, Cristin Milioti tem mostrado uma carreira tímida, mas cheia de escolhas interessantes – variando de participações em O Lobo de Wall Street e a fantástica segunda temporada de Fargo. Mas a fofura da personagem titular da série de comédia é apenas um de seus talentos, visto que Milioti e seus belos olhos grandes trazem características que funciariam bem em Salander, especial seu sarcasmo – bem explorado na série de Noah Hawley.

5. Tatiana Maslany

Quem assiste Orphan Black sabe que Tatiana Maslany é uma força da natureza. Uma atriz que raramente ganha papéis dignos de seu talento no cinema, e que poderia ter uma chance de ouro em revitalizar sua carreira caso ganhasse o papel de Salander. Seja no perfil, na capacidade de incorporar múltiplos estilos de atuação ou no sotaque, Maslany é uma ótima escolha.

4. Riley Keough

Mais um talento vindo da TV, Riley Keough rendeu uma avalanche de elogios por sua performance na adaptação de The Girlfriend Experience, minissérie inspirada no filme Confissões de uma Garota de Programa, de Steven Soderbergh. Keough é carismática e segue o perfil almejado, além de ser particularmente eficaz na arte da atuação introspectiva e uso do olhar – uma característica importantíssima para Salander.

 3. Daisy Ridley

A nova face da franquia Star Wars, e também de uma nova geração de atrizes. Se a britânica Daisy Ridley já nos surpreendeu com a carismática e explosiva Jedi Rey, imaginem o quão incrível seria ver a atriz mergulhada nas sombras e no drama de Salander. O fator “desconhecido” de Ridley lhe permite explorar áreas diferentes, e eu certamente consigo imaginar a figura da hacker ali.

2. Alicia Vikander

Provavelmente a escolha mais óbvia da lista, visto que Alicia Vikander é um dos grandes nomes do momento e também uma das poucas atrizes suecas trabalhando ativamente em Hollywood. Tirando a obviedade de seu passaporte, Vikander seria uma escolha fenomenal de qualquer jeito, graças à sua atuação que é um admirável misto de doçura e bravura, com sua expressão rabungenta e séria em O Agente da U.N.C.L.E. servindo como uma das melhores provas de que sua Salander seria incrível. E digo isso porque ouvi rumores de que a atriz aparentemente já recusou o projeto…

1. Portia Doubleday

É realmente muito difícil escolher UMA atriz que possa realmente ser a nova Lisbeth Salander, mas estou disposto a apostar minhas fichas em Portia Doubleday. Conhecida por seu crescente trabalho na série Mr. Robot (não, ela não é uma hacker, isso seria trapaça), Doubleday apareceu pouco no cinema, e acredito que seria a perfeita escolha para Salander. Não só seu perfil é perfeitamente adequado, com seu rosto trazendo um exotismo impressionante, mas basta observar as diferentes nuances que sua personagem na série da USA apresentou na segunda temporada, que variam justamente entre as características tímidas, reprimidas e um temperamento sombrio e surpreendentemente violento. Provavelmente nem chegue nas finalistas, mas é certamente seria minha escolha.

Comente!