A história do cinema está repleta de mulheres em papéis de destaque, guerreiras, heroínas, empresárias de sucesso, serial killers. Em grande maioria elas são caracterizadas como mulheres de temperamento forte, sabem lidar com momentos difíceis e conseguem vencer situações adversas, mesmo que tudo conspire para que algo dê errado. Essas histórias de superação marcaram muitas narrativas e suas personagens foram tão realistas que ficaram para sempre na memória dos espectadores. Aqui fizemos um apanhado das maiores heroínas girlpower. 

10. Selene

Selene é a principal atração da saga Anjos da Noite, franquia de sucesso que conta com vampiros e lobisomens se digladiando para ver quem consegue o poder. Desde que o primeiro dos quatro filmes estreou em 2003, já percebemos que ela era uma personagem diferente. Matava os vampiros que apareciam em sua frente sem dó nem piedade, sempre a frente dos rivais conseguia um jeito de vencê-los. A importância de Selene se dá pelo fato dela ser uma das primeiras vampiras a ser protagonista em um filme, claro que já houveram outras vampiras no cinema e até Buffy na série clássica, mas ainda não havíamos visto nenhuma com o seu poder e carisma. O público se apaixonou rapidamente por ela e todos os filmes da série foram sucesso de bilheteria.  

9. A Noiva

Clássico de Tarantino trouxe uma personagem icônica para o cinema, violenta e sanguinária teve seu nome mencionado apenas uma vez em todo o filme. Quase sempre é chamada de Noiva, pois foi durante seu casamento que tudo começou. Depois de muito tempo em coma, acorda e vai atrás de vingança contra seus inimigos. Usando uma katana e roupa a la Bruce Lee corta seus adversários de forma tão cruel que fica difícil não se impressionar. Uma Thurman mandou tão bem em seu papel que concorreu a inúmeros prêmios pela sua personagem, levou o globo de ouro de melhor atriz em drama. 

8. Furiosa

Antes de estrelar Atômica, Charlize Theron já havia trabalhado com personagens femininas fortes tanto no instinto quanto na força. Ela fez a papel de uma serial killer em Monster, papel que rendeu o Oscar a ela de melhor atriz. Em Mad Max: Estrada da Fúria fez a personagem Furiosa, foi tão bem na interpretação que recebeu críticas positivas em todos os sentidos e tem papel decisivo em toda a trama. Furiosa é daquelas personagens que marcaram o cinema de ação e que dificilmente iremos esquecer. Mad Max recebeu 5 prêmios da Academia e a consagrou como uma atriz ótima para filmes de ação.  

7.  Jessica Jones

A mais nova heroína do universo marvel estrelou recentemente a nova série da Netflix Os Defensores e antes havia sido protagonista na série Jessica Jones. Interpretada pela atriz Krysten Ritter que deu alma a uma personagem desconhecida para os novos fãs de super-heróis e deu ainda mais força para que outras produções do gênero fossem levadas para as telas. Jessica Jones é uma detetive particular que vai descobrindo seus poderes durante a trama, e tudo isso muito bem desenvolvido na série. 

6. Mulan

Mulan é uma animação de enorme sucesso de público e crítica, arrecadou 304 milhões de dólares e obteve indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além de vencer vários prêmios Annie. História foi baseada na lenda chinesa de Hua Mulan e se passa justamente na dinastia de Han, em que Fa Mulan, finge ser homem para poder combater no lugar de seu pai durante a invasão dos hunos. Esse é um clássico da Disney sobre o papel da mulher na sociedades. Há uma produção em live-action em andamento que está previsto para chegar aos cinemas em 2019.

5. Katniss Everdeen

Personagem da famosa saga de ação Jogos Vorazes, Katniss Everdeen foi um marco para os filmes de ação atuais. Katniss veio para realçar uma tendência em Hollywood, que é o uso de mulheres para o papel principal em um filme de ação. Seguindo a ela veio Beatrice Prior da saga Divergente em que a personagem principal também era uma garota, antes já tivemos Alice em Resident Evil, Selene em Anjos da Noite e Lara Croft em Tomb Raider. A diferença de Katniss para essas outras personagens é seu papel na sociedade, de libertadora e lutadora contra um regime ditatorial que mandava pessoas para serem mortas em um jogo cruel. Jogos Vorazes teve quatro sequências e cada uma com um sucesso estrondoso de bilheteria. 

4. Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen é uma personagem que vem ganhando destaque dia após dia. Em Game of Thrones ela tem um papel importante e não seria nenhum erro se nessa lista tivesse também Cersei, a rainha má da série. Como só há espaço para uma, ficamos com Daenerys por ser uma personagem que sabe a importância das suas ações, além de fazer as pessoas se espelharem nela. Para ser uma heroína é preciso realizar atos nobres e ela tem em seu discurso algo necessário que é o de defender os fracos e oprimidos. Ela viajou por todo o território bárbaro na série soltando escravos e matando os senhores escravocratas que ficassem em seu caminho. Chegou em Westeros com a meta de conseguir o Trono de Ferro e unificar todo o continente sob uma coroa novamente. 


3. Diana Prince

O hype pelo filme recente da Mulher-Maravilha se deve não apenas por ela ser uma super-heroína tão poderosa, mas pelo valor histórico que a personagem tem. Sua importância não vem de agora, quando foi criada nas histórias em quadrinhos era a única heroína da DC em um universo masculino de super-heróis. Sua primeira aparição nas telas foi em 1974 com a série de TV estrelada por Lynda Carter. Criada em 1941, demorou exatos 70 anos para que a Mulher-Maravilha tivesse um filme solo. Muito tempo para uma personagem tão importante quanto ela é.


2. Tenente Ripley

Uma viajem para o desconhecido sempre nos faz imaginar o que virá pela frente. A tenente Ripley descobriu da pior forma possível como uma ida a um planeta pode se tornar algo tão doloroso quanto foi em Alien: O Oitavo Passageiro. Um integrante de sua equipe foi infectado por um alien, que ao ser gerado matou quase todos que estavam a bordo. Graças a ela o xenomorfo não saiu vitorioso, sua luta e dedicação em vencê-lo é uma das coisas mais importantes do filme. Isso no primeiro longa, em Aliens ela enfrenta não um, mas vários aliens. Tenente Ripley se tornou um ícone do cinema e teria participação em outras três produções da franquia. 


1. Princesa Leia

Princesa Leia é um ícone quando se fala em heroína e aclamada até hoje. Princesa Leia é amada pela cultura pop, tanto que seu penteado de cabelo até hoje é reproduzida. Claro que ela não foi a primeira heroína da tv e do cinema, mas foi a primeira a ter papel importante de destaque em uma produção que se tornaria um blockbuster anos mais tarde. Star Wars certamente não seria a mesma coisa sem Leia, sua liderança e decisões certas fizeram com que a rebelião tivesse uma luz no fim do túnel.