em

Lista | 10 Obras que Influenciaram Stranger Things

Veja também nossa lista das músicas do seriado aqui!

A série Stranger Things recebeu muitos elogios não só pela sua qualidade, mas pelas várias referências a filmes e séries já consagrados, principalmente de clássicos dos anos 1980. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 filmes para você assistir e entender melhor essas referências, além de aumentar sua coleção de filmes já assistidos! Infelizmente, não foi possível listar todas as que o seriado traz, afinal são diversas, mas citamos (quase) todas na nossa crítica também disponível no site! 

Obs: há spoilers da série e dos filmes.

e-t

  • E.T.: O Extraterreste

Clássico de ficção científica dos anos 80, dirigido por Steven Spielberg. Foi a maior bilheteria da história por cinema por onze anos até o lançamento de Jurassic Park, também de Spielberg. Conta a história de um extraterreste que se perde e faz amizade com um garoto de dez anos, Elliott. Quando ET, apelido carinhoso que ganha, sente saudades de casa, cabe a Elliot e seus amigos encontrarem um jeito de criarem um dispositivo de comunicação para que o alienígena contate seus companheiros. Porém, uma equipe de busca do governo sabe da presença do extraterrestre e fará de tudo para encontra-lo.

Referência: a relação de Elliot e E.T. é espelhada praticamente no seriado inteiro por Mike e Onze. Certamente é o filme que possui a influência mais direta na criação dos irmãos Duffer. Até a peruca, os poderes telecinéticos, as andanças de Onze pela casa quando a família está ausente estão presentes nos episódios.

super-8

Joe Lamb, um garoto que perdeu a mãe recentemente, é fã de cinema e com seu grupo de melhores amigos começam a rodar um filme caseiro para poderem entrar numa competição local para jovens cineastas. Numa noite eles vão a uma ferroviária local gravar algumas cenas e uma caminhonete se choca com um trem, causando uma tremenda explosão. A partir daí acompanhamos o exército cercando o local e estranhos desaparecimentos começarem a acontecer na pequena cidade.

Referência: Stranger Things e Super 8 são irmãos em essência já que se tratam de obras que nasceram a partir de forte influência de outras. No seriado, além das relações de amizade entre as crianças, temos criaturas que sequestram os habitantes de uma cidadezinha do interior americano.

goonies

  • Os Goonies

Outro clássico dos anos 80, Os Goonies conta a história de cinco garotos que encontram um mapa no sótão e partem em busca do tesouro de Willy Caolho. Mas para chegar ao tesouro eles tem que passar pelas armadilhas deixadas pelo Willy, além de outras aventuras com cavernas e trilhas secretas.

Referência: toda a relação de amizade do quarteto é espelhada no que vimos em Goonies. Não tem erro caso queira se divertir com piadas juvenis e turmas carismáticas.

poltergeist

  • Poltergeist (1982)

Poltergeist conta a história de uma família que parecia perfeita. Até que um dia a filha do casal, Carol Anne começa a conversar com a TV que aparentemente não está transmitindo nada. O que seria apenas uma brincadeira de criança se torna frequente e a partir daí os fenômenos apenas aumentam na casa. Os pais não sabem o que fazer e chamam um especialista em fenômenos paranormais, mas um dia Carol simplesmente some e aparece de forma inexplicável dentro da TV.

Referência: assim como Will no mundo invertido, Carol usa eletrodomésticos e eletrônicos para se comunicar com os pais e pesquisadores paranormais. Também envolve passagens por portais para orquestrar uma operação de resgate.

alien

  • Alien, o Oitavo Passageiro

Enquanto uma nave espacial retorna de uma missão para a Terra sinais estranhos são captados de um asteroide, enquanto os tripulantes da nave investigam esses sinais um ataque acontece. A partir disso o terror só aumenta na nave, onde descobrem ter um embrião alienígena crescendo.

Referência: assim como os aliens, o monstro se reproduz através de uma espécie de facehugger que incuba ovos em um humano. Também há relances de ovos similares aos do design clássico de H.R. Giger.

clube-dos-cinco

  • O Clube dos Cinco

Cinco adolescentes completamente diferentes acabam de castigo na escola em um sábado cumprir detenção. Nessa manhã, devem escrever uma redação sobre o que pensam sobre si mesmos. Porém todo esse tempo juntos acaba mostrando não só o que possuem de diferente, mas principalmente o que todos têm em comum.

Referência: todo o núcleo adolescente presente no seriado busca quebrar preconceitos e estereótipos assim como o trabalho de John Hughes no clássico da Sessão da Tarde.

sob-a-pele

Scarlett Johansson estrela esse filme como um alienígena que chega à Terra e usa de sua sensualidade para encontrar suas vítimas na estrada. Mas quanto mais tempo passa mais ela vai descobrindo uma parte que não sabia que existia nela mesma, uma porção de humanidade.

Referência: essa aqui é muito mais visual do que narrativa. Todas as vezes quando Onze se concentra para encontrar pessoas, a sala fica preta possuindo apenas o personagem iluminado, além da presença da água inundar todo o solo. O mesmo acontece quando a alienígena envolve suas vítimas no filme.

210043-close-encounters-of-the-third-kind

  • Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Depois de um blecaute, o eletricista Roy Neary passa por uma experiência de contato imediato de terceiro grau e a partir daí se torna obcecado por OVNIs e tudo relacionado com extraterrestes. Um dia surge uma imagem de uma montanha em sua cabeça e outras pessoas começam a ficar com a mesma imagem na cabeça. Quando uma notícia sobre a mesma montanha aparece na televisão, todos partem em direção ao local.

Referência: assim como Joyce faz de tudo para encontrar Will, o mesmo ocorre com Barry após sumir ao avistar as luzes brilhantes dos OVNIs – sua mãe, Gillian, também o procura ao decorrer do filme. Além dessa referência narrativa, há muitos elementos visuais que remetem ao filme.

janela-indiscreta

  • Janela Indiscreta

Confinado em seu apartamento após quebrar a perna, o fotógrafo profissional L.B. Jeffries não tem muito com o que se distrair enquanto se recupera. Então começa a observar pela sua janela a vida de seus vizinhos, porém algo estranho acontece em um dos outros apartamentos e ele começa a suspeitar que uma mulher foi assassinada.

Referência: uma das mais sutis da série inteira. Acontece quando Jonathan espiona e tira fotos da relação amorosa de Nancy com Steve. Uma conexão voyeur muito similar à de Jeff com seus vizinhos. Por conta das ações de ambos, a situação dos envolvidos se torna ainda mais complicada.

Lucy.(Elfen.Lied).full.1106339

  • Elfen Lied

Quando um diclonius, um ser humanoide dotado de poderes psíquicos, foge de um laboratório de pesquisas, toda a segurança da cidade de Kamakura fica em risco. Com sede de vingança e extremo poder, Lucy que disseminar todos aqueles que a confinaram por tantos anos. Porém, em sua fuga, um guarda consegue atirar em sua cabeça. Lucy cai no mar e é arrastada pelas correntezas. Quando um casal de primos, Kouta e Yuka, a encontram na praia, Lucy está completamente desprovida de suas memórias sabendo proclamar apenas uma palavra: Nyuu.

Levando Nyuu para casa, desconhecendo a personalidade assassina de Lucy, Kouta e Yuka colocam a própria vida em risco, já que a organização secreta que realizava testes violentos em Lucy parte com a ajuda de mercenários e outros diclonius para capturá-la de volta.

Referência: apesar de muito dos poderes e referências virem diretamente de Chamas da Vingança, filme que adapta o livro A Incendiária de Stephen King, a série também tem similaridades com o estimado anime. Tirando a exata primeira sequência do seriado ser muito similar à sequência de abertura de Elfen Lied, temos diversos outros pontos que se cruzam entre as duas obras. A relação de Kouta com Nyuu é bastante similar à de Mike e Onze – incluindo o romance. O desconhecimento de Onze com a realidade e também a falta de habilidade na comunicação são muito similares à de Nyuu, além do poder da telecinese e da personalidade, por vezes, assassina. Além disso, ambas são caçadas por organizações secretas que realizam testes com suas biologias.

dungeons-and-dragons

Hors Concours – Caverna do Dragão

E como extra indicamos Dungeons and Dragons, série animada mais conhecida no Brasil como Caverna do Dragão, baseada no jogo de tabuleiro que aparece diversas vezes em Stranger Things. Com três temporadas, ela foi criada e transmitida nos anos 80.

E então? Gostaram? Nós certamente esperamos que sim! Agora é buscar os filmes e se divertir muito. Depois, quem sabe, fazer aquela jogatina de apenas 10 horas de campanha no RPG de Dungeons and Dragons.

Dungeons-and-Dragons-capa-stranger-things

O que você achou desta publicação?

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | 10 Músicas para ouvir depois de Stranger Things

Blu-ray | Steve Jobs