em

Lista | 10 Palhaços Aterrorizantes do Cinema e da TV

Coulrofobia é o nome dado para pessoas que tem medo de palhaços, isso é real e Hollywood percebeu que esse é um filão a ser explorado. Esse papo de filmes com palhaços assustadores voltou a tona com a estreia cada vez mais próxima do remake It: A Coisa. Pennywise reina nessa área, mas não é o único palhaço do cinema. Já foram mostrados dos mais diversos jeitos . Palhaços possuídos por demônios, renascido dos mortos, alienígena, em forma de boneco, seriais killers. Não a toa palhaços vem acusando a produção de estar tirando seus empregos, mas isso não vem de agora. Há muito tempo o cinema transformou essas figuras alegres em agentes do caos e It com certeza não será o último longa sobre o tema. 

10. Diversão Macabra (2008)

Aqui encontramos um palhaço psicopata que tenta se vingar de acontecimentos passados envolvendo três amigas. Um palhaço assassino e vingativo que tenta matá-las a todo o custo e quando consegue é com requintes de crueldade. Como produção é bem fraquinho, confuso e a fotografia é uma desgraça. A salvação é realmente o palhaço que meteria medo em qualquer um. Há uma cena interessante que é a cena do quarto em que uma garota encontra vários bonecos de palhaços. Quem sofre de medo dessa figura deve ficar longe dessa produção. 

9. Palhaço Assassino (1989)

Outro filme que não tem uma história para lá das melhores, mas que tem um clima de suspense interessante é Palhaço Assassino. No caso é um trio de palhaços criminosos que saíram de um sanatório e matam três profissionais da área em um circo, roubam suas roupas e passam a assombrar três irmãos em uma residência. Com direção de Victor Salva (Olhos Famintos) ele conseguiu criar uma obra a altura e fama dos palhaços assustadores e seguiu direitinho a cartilha do assassinos seriais que caçam a família pela casa. Apesar de desconhecido serve como bom passatempo, ainda mais para quem curte filmes do gênero. 

8. Poltergeist (1988)

Já imaginaram dormir com um palhaço olhando para você? Ainda mais um boneco tão assustador quanto esse de Poltergeist.  Ele é apresentado a semelhança de um palhaço e assusta bastante. Isso no original, no remake não souberam trabalhar a imagem do palhaço possuído e estragaram tudo. A cena em que o garoto está tentando dormir e acorda para procurar o boneco é uma das coisas mais assustadoras já feitas em um filme de terror. É de se estranhar como um personagem tão legal não teve um derivado ao estilo do que está sendo feito com Annabelle e com a freira de Invocação do Mal 2

7. All Hallows’ Eve (2013)

All Hallows’ Eve é outra bizarrice com palhaço. Como é comum em obras trashs ele vem com uma narrativa que em alguns momentos tem lampejos de que vai surpreender. Aqui o Clown aparece em alguns contos de terror que estão em uma fita VHS e são prontamente assistidos por uma babá, claro que ela vai achando tudo muito estranho, ainda mais com o conteúdo que está inserido na fita. Aqui encontramos um palhaço que quer sair da tv e ir para realidade da babá a fim de matá-la. Esse sim é assustador, tanto que teve uma sequência direta desse e com o mesmo personagem bizarro. 

6. Killjoy (2000)

Com uma aparência perturbadora esse palhaço se firma como uma das piores aberrações do gênero. Apesar de ser bastante desconhecido Killjoy (não confunda com a série) se tornou pelo incrível que pareça uma franquia trash, com quatro sequências diretas e todas muito bizarras. Ele é um boneco que ganha vida após ser possuído, começa a matar pessoas da região e a ajudar uma garota que sofre bullying dos amigos. É um filme horrível, mas o palhaço se sobressai por ser bizarro e assustador ao extremo. 

5. Clown (2014)

Talvez a principal surpresa desta produção não seja que ela tenha sido dirigida por Jon Watts (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) e sim por ter sido protagonizado por ninguém menos que Eli Roth, diretor e produtor das franquias Albergue e Cabana do Inferno. Aqui é apresentado um palhaço possuído por um demônio, isso aconteceu quando um homem (Eli Roth) este uma fantasia que está possuída. É um bom filme de terror, com um vilão que bota medo e com uma direção muito competente. 

4. Rejeitados Pelo Diabo (2005)

Rejeitados Pelo Diabo é um clássico do suspense/terror de Rob Zombie. Acostumado a fazer filmes trashs fincou a bandeira de vez no gênero com essa produção que é uma continuação de A Casa dos 1000 Corpos. Rob Zombie parece ser aficionado por personagens mascarados, principalmente os palhaços. Nesses dois longas citados havia o personagem do Capitão Spaulding (Sid Haig). Ele é um maníaco assassino ao modo Rob Zombie, tosco, grotesco e sem piedade. Rob Zombie tem um outro longa com palhaços chamado 31, ele é bem mais fraco que esse e o vilão é uma versão trash do coringa da DC. 

3. American Horror Story – Freak Show (2014)

Série de horror criada por Ryan Murphy tem em cada temporada um tema que é desenvolvido sempre com personagens bizarros, doidos e assombrosos. A ideia era fazer horror pesado, mas sem ser trash e sem ter a obrigação de assustar. Cada temporada é uma história diferente e com elenco trocado de uma para a outra. Eis que na 4ª temporada intitulada Freak Show aparece o palhaço chamado Twisty, logo descobrimos que ele é um psicopata e que não gosta de brincar. O mais triste de seu personagem é que ele é descartado ao longo da série de forma bizarra por Ryan Murphy, um grande personagem que não foi bem aproveitado. Em The Cult (7ª temporada de AHS Twisty) deve voltar com outros amiguinhos palhaços. 

2. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Coringa é um dos vilões mais clássico do Batman e das hqs. Nas histórias em quadrinhos sempre foi uma pedra no sapato do Batman, matando policiais, arquitetando planos para destruir a cidade, tudo o que se possa imaginar o Coringa já fez para infernizar Gotham e seus moradores. Só que ele se transformou em um personagem tão poderoso que os quadrinhos se tornaram um território restrito para sua grandiosidade e foi nos cinemas que ele cresceu ao ponto de se tornar ícone pop. Das séries clássicas à interpretação de Jack Nickolson em Batman: O Retorno, ele era o vilão das produções cinematográficas, mas faltava uma atuação a altura do personagem. É aí que entra a magnífica interpretação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas, totalmente louco, lunático, psicopata ele faz uma das maiores atuações já vistas envolvendo um vilão psicótico nos filmes de heróis. Uma pena que veio a morrer e não recebeu em vida o prêmio de melhor ator coadjuvante pela Academia.

1. IT – Uma Obra-Prima do Medo (1990)

Difícil uma lista sobre palhaços assustadores que não tenha Pennywise. Essa versão de 1990 é baseada no livro de 750 páginas de Stephen King e conta a história de uma palhaço que aparentemente sequestra crianças, mais para frente vamos vendo que o palhaço não é bem o que aparenta ser. Para a maioria das pessoas que assistiram ao filme It, principalmente na época que saiu, sentiram um grande pavor de palhaços. Depois dele muitas produções tentaram fazer algo relativamente assustador ou bizarro com palhaços, mas falharam. Pennywise é assustador, enigmático, sombrio e diabólico. Está ganhando um remake para os cinemas que dizem os críticos ser muito bom, resta esperar e ver o resultado. 

Escrito por Gabriel Danius.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Destiny 2 | Game registra marca de 1.2 milhões de jogadores ao mesmo tempo

Cinquenta Tons de Liberdade | Terceiro filme da franquia ganha teaser trailer