em ,

Lista | Curiosidades dos Bastidores de Karatê Kid

bastidores karate kid

Um dos filmes mais queridos da infância de muita gente, além de ser um dos mais populares aqui no Brasil, Karatê Kid: A Hora da Verdade é um pequeno clássico inestimável que ensinou diversos valores importantes para uma geração inteira. A história de Daniel aprender a amar o esporte e se defender de valentões após diversas aulas de artes marciais com o mestre Miyagi inspirou muita gente a se aventurar em diversos esportes de luta.

Com mais de trinta anos de história desde o seu lançamento, é um momento propício para embarcar na nostalgia e conhecer mais alguns detalhes dos bastidores desse filmaço.

Pat Morita quase não foi mestre Miyagi

Já imaginaram ver Miyagi sem a interpretação icônica de Pat Morita? Certamente algo muito difícil. Felizmente isso não aconteceu, mas o produtor Jerry Weintraub se esforçou para tirar Morita da produção, desgostando completamente de suas ideias para o personagem, já que o ator era conhecido por interpretar diversos personagens cômicos e, logo, não conseguiria transparecer a seriedade do mestre.

Foi somente pela insistência do diretor John Avildsen que Morita permaneceu no filme. Ironicamente, Weintraub teve que engolir seu orgulho, já que o ator conseguiu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro pelo papel.

Ralph Macchio não tinha a idade de Daniel

É normal que atores mais velhos encarnem personagens mais novos, mas no caso de Ralph Macchio isso pode ser uma surpresa para alguns. Na época, o ator tinha 22 anos e já estava longe da época de começo da adolescência que o filme traz para o protagonista Daniel. Por ser pequenino e ter uma feição de garoto, rapidamente Macchio conquistou o papel por convencer a todos que estava na idade almejada pelo casting.

Os Atores não sabiam nada de Karatê antes das filmagens

Tanto William Zabka que interpreta o valentão Johnny e Ralph Macchio não sabiam nada de karatê antes das filmagens. Foi através de muito treino, cada um com quatro horas de sessão, que os dois aprenderam elementos intermediários e golpes coreografados para exibir durante os combates decisivos do filme.

A Produção Sofreu um processo bizarro

Tradicionalmente, depois de um filme estrear e fazer grande sucesso, algumas outras pessoas que nada tem a ver com a produção, decidem que também são merecedoras de parte do lucro.

Karatê Kid acabou recebendo um processo de um instrutor de karatê chamado Bill DeClemente que alegava a produção ter plagiado seu nome artístico para batizar o filme. Ele apresentou como prova seu cartão de visita no qual mostrava que era o “proprietário” do nome e marca Karatê Kid. Como praticamente ninguém conhecia o sujeito, a corte acabou suspendendo todo o bizarro processo.

A Bandana de Daniel foi um improviso

Em diversos momentos do filme, vemos o protagonista usar uma bandana na cabeça. Porém, isso não estava planejado no roteiro e nem na ordem do dia das filmagens. Pat Morita tinha esse pano em seu bolso para limpar o suor da testa – acredite, existem poucos lugares no mundo tão quentes quanto um set de filmagem. Acreditando que traria um elemento mais pessoal para o personagem, Morita deu o lenço de lótus para Macchio usar como bandana. Obviamente que isso deu muito certo, tornando o acessório um dos mais icônicos do filme.

Ralph Macchio ganhou presentes inesquecíveis da produção

Sempre que um filme é finalizado, os atores e parte da equipe acabam ganhando acessórios feitos pela direção de arte para levar para casa e algumas vezes até acabam comprando alguns desses props. No caso de Macchio, ele acabou ganhando o troféu conquistado por vencer a luta no fim do filme e também o carro amarelo de Miyagi.

As Moscas no Hashi

Pegar a mosca no hashi deve ter sido uma das maiores diversões de muita gente, embora seja praticamente impossível. Para filmar essa cena inesquecível, a produção encarou diversos desafios para conseguir realizar o efeito, incluindo congelar brevemente os insetos para deixa-los mais lentos (o que acabou não dando certo) até usar um acessório com uma mosca pendurada em fio de náilon para que Pat Morita conseguisse capturar o bicho.

Ralph Macchio apanhou de verdade

Durante a famosa cena do Halloween na qual Daniel enfrenta toda a gangue Cobra Kai, Macchio acabou levando um chute na cabeça que não estava previsto no roteiro. Depois disso, dublês começaram a ser usados na produção.

Pat Morita compartilhou um pouco de suas memórias da 2ª Guerra Mundial

Na tocante cena na qual Miyagi revela seu passado na 2ª Guerra e a morte de sua esposa, Morita realmente usou situações que viveu em sua vida enquanto participava dos confrontos e consequências da Segunda Guerra. É justo nessa cena que o ator atinge um ponto altíssimo na sua interpretação que lhe acabou rendendo uma indicação ao Oscar.

De toda a forma, Karatê Kid continua um clássico inspirador até hoje que consegue conquistar novas gerações de modo edificante, divertido e emocionante.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Venom | Nova imagem promocional revela mais detalhes do corpo da criatura

The Witcher | Série vai estrear em 2019