em ,

Lista | Curiosidades dos Bastidores de O Máscara

bastidores máscara

O Máscara foi um dos filmes mais icônicos dos 1990. Sendo um sucesso inesperado e ainda conquistando fama com uma grande parcela de público infanto juvenil rendendo até mesmo uma série animada, O Máscara foi um marco completo para o cinema de entretenimento da época.

Além de ter conquistado muitos milhões na bilheteria, o filme catapultou a carreira de Jim Carrey e Cameron Diaz para diversas outras produções, além de exibir o completo talento sobrenatural de Carrey para a comédia e caricatura. Entretanto, o clássico também possui sua cota significativa de curiosidades dos bastidores que poderiam ter mudado todo o resultado final do filme.

Confira algumas delas abaixo.

O Máscara nos Quadrinhos

Pouca gente deve saber, mas O Máscara na verdade é uma adaptação nada fiel de um quadrinho homônimo. A HQ da Dark Horse é extremamente violenta e repleta de temas adultos como consumo de drogas, tráfico, violência gráfica e vida sexual. Certamente nada a ver com o filme voltando para as crianças que conhecemos hoje. Para os mais curiosos, a HQ foi descontinuada depois de um tempo, não possuindo um final realmente digno. A cada novo arco, um personagem diferente vira proprietário do Máscara cometendo delitos diferentes.

O Horror

Na verdade, na primeira versão do roteiro, muito do filme está planejado em seguir a linha da HQ e criar uma obra soturna de terror. Porém, no meio do processo, o diretor Chuck Russell desistiu de seguir essa linha por ter ficado encantado pelo talento de Jim Carrey. Desse modo, o filme foi reescrito para ser uma comédia.

O Primeiro Papel

Hoje totalmente famosa e consagrada por grandes papéis, Cameron Diaz era totalmente desconhecida em 1994, apenas trabalhando como modelo. Chamando a atenção pela beleza avassaladora e também pelo talento como uma femme fatale em O Máscara, Diaz conquistou seu primeiro papel e logo passou a ser chamada para diversas produções. Certamente um dos maiores destaques do filme.

Pouca Grana

Na época, Jim Carrey estava começando sua carreira como ator de comédias e não cobrava tão caro por suas participações em filmes. Seu salário em O Máscara foi de “apenas” 450 mil dólares. Um valor mais módico se comparado aos 7 milhões que exigiu na produção seguinte Debi e Lóide. A quantia foi menor por conta de um azar de Jim Carrey que assinou a papelada do contrato antes do sucesso de Ace Ventura.

A Incrível Face de Carrey

Entre os melhores talentos de Jim Carrey certamente está a sua habilidade sobrenatural de dominar diversas expressões faciais. Por conta disso, o ator conseguiu fazer a produção economizar milhares de dólares em computação gráfica, já que ele conseguia atingir as expressões exageradas do Máscara sem nenhuma dificuldade.

“Os caras da ILM me avisaram que tiveram pouco trabalho com os efeitos, salvando milhares de dólares no processo. Tudo isso por conta das coisas que Jim conseguia fazer atingindo a expectativa do planejamento original.”, contou o diretor Chuck Russell.

Nicolas Cage ataca novamente

Consegue imaginar O Máscara sem Jim Carrey? Certamente é algo impossível. Porém, em estágios anteriores da produção, Nicolas Cage estava muito próximo de conquistar o papel. Além dele, Matthew Broderick também estava cotado para viver Stanley Ipkiss. Apesar de serem atores caricatos, dificilmente entregariam o resultado que Carrey conseguiu.

O Traje Amarelo

O figurino do Máscara é marcante. O contraste do rosto verde com o terno amarelo simplesmente marca facilmente a memória de muita gente. Porém, apesar dos méritos da produção por ter escolhido roupas tão chamativas, a cor do terno tem uma história pessoal envolvida com Jim Carrey.

Em seus primeiros shows de comédias stand-up que foram um fracasso completo, Carrey usava um terno similar. Logo, é uma bela ironia que um de seus maiores sucessos seja justamente marcado por esse traje.

As Horas de Maquiagem

Apesar de não parecer que Carrey está usando diversos prostéticos em seu rosto durante o filme por conta do domínio das expressões, o ator era submetido a um processo diário de quatro horas de maquiagem intensa. O processo era tão exaustivo que o ator chegou na margem da loucura durante as filmagens assustando até mesmo Cameron Diaz.

Isso incluiu também a dentadura gigantesca dos dentes brancos lustrosos que o personagem exibe. Antes, a dentadura não estava prevista para todas as cenas, mas Carrey acabou insistindo a usá-las chegando a aprender a falar com elas. Já que estava mergulhado em água fervente para a caracterização do Máscara, o ator realmente deu tudo de si.

Sem Sequência

Apesar do cinema ter sido “amaldiçoado” pela sequência de O Máscara com o insuportável O Filho do Máscara, Jim Carrey foi procurado diversas vezes para interpretar o personagem novamente. Em todas, ele recusou chegando até mesmo a negar a quantia massiva de 10 milhões de dólares para retornar.

O ator acreditava que não traria nada de novo para o personagem e, por isso, seria um desperdício do tempo de todos.

De Volta para o Silêncio

O Máscara é repleto de comédia screwball do início ao fim, apostando firmemente em todo o talento de Jim Carrey em ser caricato ao extremo. O diretor Chuck Russell e Carrey passaram por um período intenso de pesquisa para conquistar o efeito. Os dois assistiram diversos longas da época do Cinema Silencioso, estudando a atuação de mestres cômicos como Buster Keaton e Charles Chaplin.

Dono do Coco Bongo

Em uma das cenas mais icônicas do filme, vemos Carrey dançar com Diaz no clube Coco Bongo. Agora, acredite se quiser, o ator acabou comprando a marca e abriu uma danceteria com o mesmo nome e design no México. Até hoje funciona, oferecendo shows típicos de Las Vegas, além de ser um ponto turístico e um local de encontro para fãs do filme.

O Máscara realmente deixa saudades e seria ótimo ver um revival de algum tipo dessa franquia, porém, seria vital a presença de Carrey novamente. Será que um dia a indústria revisitará essa história insana? O tempo já é bastante propício e a nostalgia já provou render lucros absurdos.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

matrix

Lista | 5 coisas em Matrix que Não fazem Sentido

retorno mary poppins

O Retorno de Mary Poppins ganha seu primeiro trailer