Um dos fenômenos mais recentes do Cinema foi o retorno triunfal de M. Night Shyamalan com Fragmentado. Servindo como um filme ótimo de suspense ao abordar a complexa temática do transtorno de personalidade com o protagonista Kevin até surpreender a todos com a reviravolta final revelando que o filme faz parte de o mesmo universo de Corpo Fechado.

Sim, o filme com Bruce Willis lançado lá em 2000 trazendo um retrato realista e sombrio sobre super-heróis muito antes da trilogia do Batman de Christopher Nolan chegar aos cinemas. O filme não chegou perto de fazer o sucesso de seu irmão Fragmentado, mas certamente é uma das melhores obras que Shyamalan já fez.

Enquanto esperamos pela parte final dessa trilogia com Vidro, separei algumas curiosidades bem interessantes sobre os bastidores do filme.

Kevin é baseado em uma pessoa Real

Por mais que pareça um personagem totalmente fictício, Kevin na verdade é inspirado em uma pessoa que cometeu crimes graves e foi diagnosticada com o mesmo transtorno de personalidade que o personagem sofre.

O nome do cidadão é Billy Milligan que, durante o processo de diagnóstico de suas doenças psicológicas, foram descobertas pelo menos 24 personalidades convivendo no mesmo corpo. Hoje, Milligan está preso em um hospício em Ohio. Assustador, não?

Joaquin Phoenix seria Kevin

Impossível desassociar a imagem de James McAvoy de Fragmentado, afinal o cara simplesmente faz um show inacreditável de atuação ao encarnar pelo menos cinco personagens diferentes ao longo do filme. Mas, pelo menos no início da produção, era quase uma certeza que Joaquin Phoenix viveria o personagem, porém as agendas dos atores mudaram e, ironicamente, Phoenix ficou indisponível e McAvoy, disponível.

Um truque do destino, certamente.

Corpo fechado

Kevin apareceria em Corpo Fechado

A verdade é que Fragmentado é Kevin são ideias antigas para M. Night Shyamalan. Desde a época da pré-produção de Corpo Fechado, Shyamalan queria inserir o personagem perturbado no filme. Porém, notou que para Mr. Glass e David Dunn fossem personagens mais complexos, seria necessário maior tempo de interação e diálogos. Algo que seria impossível com Kevin já estabelecido nesse filme.

Para evitar o excesso de coisas, Shyamalan removeu o personagem totalmente de seu filme e aguardou por anos até ter a oportunidade de desengavetar a ideia.

Shyamalan cortou a cena de Bruce Willis nas exibições-teste

Na era digital, qualquer cuidado é pouco para os estúdios não terem os maiores segredos de seus filmes revelados na web. Temendo que a maior surpresa da obra fosse estragada por espectadores das sessões-teste, Shyamalan simplesmente removeu a cena com Bruce Willis.

Somente durante a exibição comercial do longa que a cena foi inserida deixando muita gente confusa na época.

Here’s the Beast!

James McAvoy se machucou durante as filmagens

Pelo nível de esforço e dedicação que McAvoy dedicou ao papel, isso não deveria ser uma surpresa. Em uma das cenas, ele tinha que socar que uma porta de metal com uma área macia para não machucar. Obviamente, ele errou o lugar e atingiu com tudo a parte dura da porta, quebrando a mão na hora. Em Atômica é possível ver McAvoy com as bandagens para curar o ferimento na mão direita.

Estúdios diferentes detém a propriedade de Corpo Fechado e Fragmentado

Felizmente, Vidro só será possível de ser lançado por conta de um acordo entre a Disney e a Universal. Originalmente, Corpo Fechado foi lançado por uma das empresas da gigante do entretenimento, mas como o filme não fez sucesso na época, a Disney não teve problemas em permitir que Shyamalan continuasse a história. Além disso, Vidro será lançado pela Disney possibilitando maior lucro para a empresa, já que o filme é uma das obras mais aguardadas de 2019.

Uma das personalidades de Kevin é uma referência à Sinais

Sinais, também outro filme da era Disney com M. Night Shyamalan. Sendo uma das obras mais elogiadas do diretor e também mais querida pelos fãs, obviamente que o diretor colocaria uma referência ao filme em alguma de suas obras. Na cena praticamente todas as personalidades de Kevin são mostradas através de vídeos no computador, um dos arquivos exibe o nome de Mr. Pritchard, um dos personagens de Sinais.

Shyamalan aparece no filme

Assim como Alfred Hitchcock, M. Night Shyamalan adora participar de todos os filmes que dirige. Em Fragmentado, Shyamalan aparece em apenas um momento como o segurança Jai que mostra algumas fitas de monitoramento para a dra. Karen Fletcher.

Fragmentado foi e provavelmente será um dos filmes mais populares de Shyamalan. Mesmo não conquistando a unanimidade da crítica, ainda se trata de uma obra muito poderosa que vale a pena ser conferida. Por isso, sempre terá a nossa recomendação. Obviamente, é de suma importância ser assistido antes de Vidro que chega em janeiro de 2019.

Leia também nossa lista sobre os Bastidores de Mad Max: Estrada da Fúria