em ,

Lista | Curiosidades sobre os Bastidores de Sherlock

Quem é o detetive mais famoso do mundo? Muitos podem até afirmar que é o Batman, mas os mais clássicos certamente respondem que se trata de Sherlock Holmes, criação máxima da carreira de Sir Arthur Conan Doyle.

Inspirando milhares de autores, artistas e fãs por séculos, os romances e contos envolvendo o carismático Sherlock Holmes atingem o imaginário popular. Conquistando um avança em sua fama mundial após o ótimo filme Sherlock Holmes com Robert Downey Jr. e Jude Law, era questão de tempo para o famoso personagem aparecesse novamente na televisão.

Em 2010, a BBC lançou a obra considerada como a melhor adaptação da criação de Conan Doyle até hoje: Sherlock. Com formato cinematográfico constituído por três enormes episódios por temporada, Sherlock conquistou uma legião de fãs tanto pelo formato criativo em situar Holmes no mundo contemporâneo quanto pelas interpretações fantásticas de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como Sherlock e Watson, respectivamente.

Atualmente com 4 temporadas e dois episódios especiais, Sherlock também coleciona diversas histórias interessantes em seus bastidores. Confira!

Cumberbatch Galã Feio

Acreditem ou não, mas Benedict Cumberbatch quase perdeu o papel de Sherlock Holmes por conta de sua beleza ou falta dela, dependendo da sua opinião. Para o criador Mark Gatiss, Cumberbatch não era bonito o suficiente e tinha o nariz errado para o papel. Felizmente, Gatiss teve o bom senso de não impedir que o ator fosse selecionado após os testes de elenco nos quais ele surpreendeu muita gente.

Mais curioso ainda é que a própria mãe de Cumberbatch afirmava para o ator que ele não conseguiria o papel por conta da exigência da beleza. Parece que nem sempre o filho é o homem mais bonito aos olhos da própria mãe.

Cumberbatch vs. Freeman

Curiosamente, Sherlock e Watson não se gostam na vida real. Não há simpatia ou afetos entre os dois profissionais que se evitam depois das filmagens. Algumas vezes, o atrito foi intenso com os atores e justamente por isso que a 5ª temporada ainda não foi confirmada com toda a certeza porque ambos não desejam retornar aos papeis.

Cumberbatch Destemido

 

Você acreditaria que Benedict Cumberbatch realizou a maioria de suas proezas no set de filmagem? Pois a verdade é justamente essa. Durante o final icônico da 2ª temporada na qual Sherlock se joga de um prédio, de fato o ator se jogou do topo do edifício. Ele disse que foi uma experiência bastante divertida e que dispensou os dublês da produção para realizar a cena.

Uma estação de metrô abandonada foi utilizada para as filmagens

Sendo uma cidade bastante antiga e repleta de segredos em sua malha de metrô, é natural que algumas estações acabassem abandonadas por trocas de planejamento ou de atalhos feitos em novas conexões com outras linhas férreas. No episódio The Empty Hearse a estação Aldwich, fechada por anos, foi usada como cenário para algumas cenas.

A Dificuldade em encarnar um gênio

Ver Cumberbatch fazer aqueles monólogos maravilhosos de Sherlock certamente é uma grande diversão, porém é preciso muito treino e esforço para o ator memorizar as falas que são bastante desafiadoras. O ator já confirmou que as decora depois de muitas repetições para simular o raciocínio extremamente rápido e sobrenatural do detetive.

Lars Mikkelsen repleto de sotaque

O ator dinamarquês Lars Mikkelsen (sim, irmão de Mads Mikkelsen) encarnou um dos vilões mais temidos do seriado: o frio Charles Augustus Magnussen. Durante a produção do episódio, o ator teve muita dificuldade em fazer o sotaque escandinavo do personagem porque havia acabado de sair de uma produção que encarnava um britânico repleto de sotaque cockney. Só com muita paciência e teste para fazer Lars acertar o tom.

A Mansão Appledore é real

Uma das estruturas mais fascinantes do seriado foi mostrada na 3ª temporada quando Sherlock conhece o vilão Charles Magnussen. Sua mansão tão exótica quanto o personagem parece ter sido criada do zero e finalizada também com auxílio de efeitos visuais, porém toda a casa é real. Ela custou 30 milhões de libras para ser construída e pertence ao Sir David McMurtry, um dos principais engenheiros do Reino Unido.

Interessante, não? Agora, é ficar na torcida para que uma 5ª temporada seja feita e que tenhamos mais curiosidades como essa para deixar a lista ainda mais completa.

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe uma resposta

X-Men | 10 Integrantes que Poucos se lembram que já Fizeram parte do Grupo

Lista | 5 Casais em Jogos que mais Atrapalham do que Ajudam