em ,

Lista | Dicas para se dar bem em Persona 5

dicas persona 5

Com o lançamento bombástico de Persona 5, diversos jogadores que nunca ouviram falar da série estão entrando no mundo de Persona pela primeira vez. Nós do Bastidores resolvemos criar uma lista para ajudar os novatos a tirar o melhor que o jogo tem a oferecer com algumas dicas essenciais para o sucesso.

Apesar de te guiar muito bem pelas mecânicas nas primeiras horas, por ser um jogo gigantesco (mais de 100 horas no modo história!) e cheio de detalhes, te damos algumas dicas para o dia a dia no mundo real do jogo, onde você interage com os personagens e avança na trama, e o mundo dos Palácios e dungeons, onde as batalhas e exploração de cenários acontecem. Relaxem que não há spoiler da história no texto!

Então peguem sua Phantom Mask e vamos para as dicas!

Mundo Real

De olho no calendário e no relógio!

Use bem seu tempo. Logo no início, você vai reparar que o tempo do jogo é baseado no ciclo de dia e noite e avança no calendário à medida que você vai fazendo atividades. A chave para o sucesso é equilibrar suas tarefas diárias com o avanço entre os Palácios da história principal. Melhorar seus status pessoais é essencial para cumprir certas tarefas que irão te dar melhores itens e vantagens dentro das batalhas, então nunca se esqueça de estudar, praticar esportes e assistir e ler algo para desenvolver os status Knowledge, Guts, Charm, Kindness e Proficiency do protagonista.

Se você tiver alguma dúvida sobre aonde começar, não se esqueça de apertar o touchpad do controle para ver o que outros jogadores fizeram naquele mesmo período e dia (Lembrete: requer que você esteja online). Além de ser uma boa ajuda, você pode ver o level que a maioria dos jogadores tinham naquele mesmo dia, te dando uma boa direção se você está progredindo bem ou não.

Para se organizar, há também o calendário no menu do jogo, que ajuda a você ficar informado sobre as atividades dos próximos dias, como os Exames Finais e Feriados. Além de quando é possível trabalhar em determinados trabalhos de meio-período (uma dica é aceitar todos os trabalhos o mais rápido possível para que eles fiquem no calendário e virem opções). Vá pelo menos 1 vez em cada estabelecimento para que ele vire um atalho no seu mapa, criando a possibilidade de você ir apenas com o fast travel direto do mapa.

Não se esqueça de devolver e vender itens!

No jogo, há diversos locais para passar o tempo, como restaurantes, arcades e até mesmo saunas. Mas um dos mais legais é a locadora, onde você pode pegar DVDs (mais de 1, por sinal) e assisti-los no conforto do seu quarto. Mas não se esqueça de devolver, pois caso não o faça, o dono da locadora vai pedir reembolso (se o dia da devolução cair em algum dia “especial” que você não possa devolver, fique tranquilo que o jogo não irá te cobrar. Mas devolva o mais rápido possível depois da data).

Em compensação, outro local que você pode pegar coisas emprestadas, a biblioteca, não cobra devolução dos seus livros, mas sempre adiciona em seu catalogo novas edições à medida que outros membros vão entrando no seu bando de ladrões. Tenha sempre um livro ou dois na sua mochila caso pinte um espaço para você sentar no vagão do metrô na hora de ir para a escola.

Outras lojas, como supermercados e drogarias, vendem produtos diferentes uma das outras, então vá sempre dar uma checada quando possível para ver o que chegou de novo no estoque. E especialmente na loja de airsoft localizada no beco de Shibuya, onde você compra armas e acessórios para os personagens. É essencial que você venda todos os tesouros que encontrar em baús nas dungeons para arrecadar dinheiro e curtir as atrações do mundo do jogo.

Que hora boa para uma sauna…

Além da possibilidade de fazer diversas atividades ao longo do dia e da noite (claro, só após o tutor Sojiro, ganhar sua confiança e permitir que você dê um role de noite na cidade), você poderá cumprir a maior parte das tarefas em qualquer dia e momento da semana. Porém, o clima pode ser seu grande parceiro para aumentar o ganho de experiência, como ir à sauna de segunda ou quinta ou em dias chuvosos. O mesmo acontece ao estudar no Diner em dias com chuva, ganhando mais Knowledge. Todas essas atividades especiais irão te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo no jogo.

E também há algumas atividades que fornecem melhoras nos stats e não gastam tempo, como cuidar de sua plantinha no quarto, dando para ela algumas fontes de nutrientes te fornece Kindness quase de graça. Ou atividades que automaticamente aparecerão durante o jogo, então tente acertar todas as respostas dadas pelos professores em aula mesmo que você precise de uma “força” através de guias pela internet, já que algumas perguntas são bem difíceis de responder (Exemplo: http://kotaku.com/this-might-be-persona-5s-biggest-translation-fail-1794223069)

Socializar também é importante

Outra parte essencial é estar atento aos seus links sociais com os outros personagens, que aqui são chamados de Confidants e somam 21 no total. É através dessas interações que você irá adquirir bônus para as fusões de suas personas, garantindo melhoras nas habilidades delas e fornecendo XP extra ao fusioná-las (para mais, leia o item “Me dê sua força, Persona”). Além dessas vantagens, há também a garantia de skills para os seus companheiros de batalha, como a habilidade de trocar de personagens após um ataque certeiro ou ganhar mais experiência. E acima de tudo, você vai conhecendo os seus amigos e aliados do bando de ladrões, criando mais laços (e possíveis interesses românticos com as garotas do jogo). É basicamente 3 vantagens em 1 encontro só!

Após a hora da aula no dia, geralmente os personagens vão te chamar para sair através de mensagens no celular. Se aceitar, você será mandado direto para o local que aquela pessoa está. Conversando com ela, você poderá ver se a sua relação está longe de se aprofundar (I don’t think my bond with …. will deepen just yet“) ou se aquele encontro promete uma aproximação maior (“I feel like my bond with…. will grower soon“) Isso te ajudará a definir se o encontro é ou não é importante, já que alguns só podem ser ativados após algum evento principal na história ou melhora em seus Stats. Outra dica é olhar através do mapa e clicar quadrado no local onde um Confidant está.  Se o item estiver azul com um “Up!” para cima, quer dizer que você poderá subir de rank com aquela pessoa naquele encontro.

É também crucial saber qual família de Personas vai receber os bônus do Confidant, assim o jogador poderá priorizar apenas aquelas famílias que interessam mais para eles, com as Personas que o jogador já tem em seu grupo. E não se esqueça, dar presentes para alguém sempre ajuda nas relações, especialmente se é algo que a pessoa tenha comentado que gosta em conversas anteriores.

Mundo dos Palácios e Mementos

Me dê sua força, Persona!

Ao contrário dos outros personagens do time, o protagonista é o único que pode controlar outras Personas em batalha, usando das diferenças naturezas de seus ataques. Mas como adquiri-las é a grande sacada, já que ao contrário de Persona 4 e adotando um sistema herdado da franquia principal, Shin Megami Tensei, você adquire tais seres através de conversas nas batalhas.

“O que?”, você diz.

Explico.

Imagina que ao invés de capturar um Pokémon com uma pokébola, o jogador tivesse que “trocar uma ideia” com o bicho, até que ele se convencesse de que você é um treinador bom o suficiente. Aqui, as criaturas enfrentadas podem ser suas se você as deixar vulneráveis. Aí a escolha é sua: se arriscar a conversar com o demônio e adquiri-lo em uma série de perguntas aleatórias (que dependem da natureza de cada monstro) ou arrebentá-lo com um golpe conjunto de toda a sua equipe.

As perguntas feitas são baseadas no comportamento do jogador, e tem muito mais a ver com a afinidade da resposta para aquela criatura do que uma resposta correta, então tenha isso em mente antes de escolher. E se o demônio não curtir suas respostas, ele irá dar um contra-ataque pesado em cima da equipe.

Se tiver muito medo de arriscar a perder HP à toa, então outra opção em batalha para adquiri-lo é conseguir deixá-lo encurralado o suficiente para que ele te peça piedade, fazendo você escolher entre receber dinheiro, itens ou chamá-lo para a equipe,o que boa parte das vezes ele vai aceitar de bom grado.

Fuuuuusão! Há!

Após adquirir algumas Personas, você vai reparar que há um limite em quantas poderá carregar por vez. E isso é feito para que você use de outro elemento crucial no jogo: as fusões.

Ao entrar no Velvet Room, você terá algumas opções do que fazer com suas Personas através do Igor, a estranha figura nariguda sentada à sua frente. A principal delas é a Fusão, onde o jogador poderá juntar 2 ou mais Personas e criar uma completamente nova, podendo transferir algumas habilidades para ela. Além de tirar vantagem de bônus de classes adquiridos através dos Confidants (leia mais no tópico “Socializar também é importante”). Assim, o essencial é o jogador aprender a misturar as melhores Personas para adquirir as melhores fusões. Mas não se esqueça que o seu level determinará quais Personas poderão ser invocadas. Se elas estiverem acima do seu nível, você não poderá invocá-las, mesmo com os requisitos necessários (a não ser que a criatura chegue a um level acima apenas pelo bônus de sua arcana).

E apesar das escolhas serem limitadas pelo seu inventário, não tema em fundir duas Personas e se arrepender depois, desde que você registre elas na opção Register. Assim, a qualquer momento você poderá reinvocá-las com o mesmo level e habilidades que elas tinham quando foram registradas.

É hora do duelo!

A chave para ganhar vantagem nas batalhas é usar dos pontos fracos dos inimigos. Parece óbvio mas não é tão simples assim.

 Ao lutar pela primeira vez com uma Sombra (uma Persona corrompida pelo Palácio de um ser humano), você não terá a informação da fraqueza dela, mas isso será adquirida a partir do momento que você jogar um ataque ou magia que aquela criatura tenha como fraqueza. Ou seja, deixe suas Personas e time equipados com os diversos tipos de magias e ataques, já que assim você poderá ir experimentando durante as lutas.

 A maioria das magias drenam SP (se quiser avançar continuamente nos Palácios, tenha sempre um item de restauração de SP com você!) e outras drenam HP. Então caso você não tenha mais SP no seu time mas precisa avançar um pouco mais no Palácio, lembre-se das habilidades que drenam vida. É arriscado usá-las frequentemente, mas vale a pena na hora do desespero.

Após adquirir a informação do ponto fraco com o seu personagem principal, é possível analisar automaticamente o inimigo com R1, te dando a melhor Persona da sua lista com a habilidade certa para atingir a fraqueza do oponente. E ao acertar um Critical Hit em um inimigo, você tem a chance de atacar mais uma vez. Manter esse ritmo é a chave para a vitória, não permitindo que o inimigo se recupere. Ao deixar todos os oponentes do campo de batalha caídos, é a chance de atacar (ou conversar, de acordo com o explicado no item “Me dê sua Força, Persona”) e obliterar os inimigos em campo com uma finalização estilosa.

Se estiver MUITO confiante (sério, só se você estiver M-U-I-T-O confiante) do sucesso na batalha, aperte Options e veja seus personagens atacarem automaticamente os inimigos. Isso com certeza irá cortar uma boa parte do grind no seu game. E não se esqueça de botar alguma magia de cura como Dia ou Media, que cura a equipe dentro e fora de batalha. Aperte quadrado enquanto estiver fora de combate para curar automaticamente todos os membros do grupo com a magia de um dos membros.

Avançando nos Palácios

Os Palácios são as grandes dungeons principais do jogo. Divididas em andares, o jogador irá progredindo até o topo do local, alcançando o tesouro do dono daquele Palácio. Porém, você terá apenas alguns dias para cumprir essa tarefa, tendo que dividir o tempo com os estudos e interação com outros personagens para melhorá-los em combate. Mas não se desespere! O jogo te dá tempo de folga para você fazer um bom grind em cada Palácio e prosseguir com cautela, criando uma sala em cada andar onde o jogador poderá salvar e se teleportar ali na próxima vez que voltar para aquele local.

Essa progressão irá mudar quando o jogador chegar no topo dele, aonde está guardado o tal Tesouro do dono do castelo. Mas antes, você deverá mandar um recado diretamente para o dono na vida real, perdendo um dia inteiro de atividades para que isso aconteça. Mandado o recado, o jogador terá apenas o próximo dia para roubar o tesouro, enfrentar o chefe da fase e destruir o Palácio, então não se esqueça de pegar todos os baús do local antes de enfrentar o boss da área. Você não poderá retornar após enfrentá-lo!

E se a jornada estiver muito difícil, não se esqueça que você pode mudar de dificuldade a qualquer momento. Isso não afetará em nada sua jornada nem história.

Se infiltrando como uma sombra!

Em Persona 5, as dungeons são muito mais elaboradas e complexas do que nos jogos anteriores, e sua movimentação nela também, com a possibilidade de subir em objetos, correr e, principalmente, se esconder dos inimigos nos cantos dos cenários, se esgueirando pelas sombras dos locais. Se você se encontrar em desvantagem e desejar apenas avançar pelo cenário tentando não ser visto, é uma boa ficar de olho em todos os locais que pode se esconder e chegar até a sala de checkpoint mais próxima.

E na hora do ataque, é sempre importante pegar o inimigo de surpresa para não aumentar seu nível de procura dentro daquele Palácio. Se você acha que não vai ter capacidade de enfrentar um inimigo, use seu terceiro olho (muito útil também para encontrar objetos como itens e locais que você pode interagir pelos cenários) para ver o nível de batalha de cada inimigo. Se ele emanar uma aura azul, é porque seu nível de combate está abaixo do seu. Amarelo, significa que está em um nível razoavelmente próximo, e vermelho é porque está acima do seu. Fique de olho também em alguns inimigos que brilham, já que esses dão um bom loot ou escondem um item chave para o seu avanço.

Lembre-se dos Mementos

Com os Palácios sendo destruídos toda vez que você completa um deles, seria difícil o jogador upar de level entre os momentos de investigação e ação do grupo. Para isso, Persona 5 apresenta o sistema de Mementos, dungeons geradas aleatoriamente representando o Palácio coletivo de Tóquio. Nele, você poderá upar de level tranquilamente, além de cumprir as Requests recebidas pelo personagem Yuuki Mishima, o criador do Phan-Site do grupo. Essas Requests são alvos que o jogador deverá encontrar e derrotar nos Mementos e que te dará dicas do alvo responsável pelo próximo Palácio.

Dirigindo Morgana (isso mesmo, o gato-mascote da turma vira um ônibus!), o jogador atravessará as fases situadas nas linhas do trem de Tóquio, oferecendo quase a mesma jogabilidade dos Palácios, com a desvantagem de não poder se esgueirar nos cantos dos cenários para fugir das presenças dos inimigos.

Os andares dos Mementos também vão sendo adicionados conforme o progresso na história, então não se apresse em terminá-lo, há muito chão pela frente. Só lembre que o clima do mundo real afeta diretamente o comportamento dos inimigos no Memento, sendo que em dias de alta concentração de pólen no ar (isso acontece no Japão, acreditem) fazem as criaturas do local cochilarem, criando uma chance do jogador atravessar a dungeon sem precisar entrar em muitas lutas.

E aqui estão algumas dicas iniciais (sim, iniciais!) para os jogadores começarem a se familiarizar com os diversos sistemas do jogo. Esquecemos de algo? Tem alguma dúvida que queira sanar com a gente? Escreva nos comentários!

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Rodrigo Ribeiro

Jornalista e aficionado por games e cultura pop. Acredita que os games podem ser considerados uma forma de Arte e que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas parassem de brigar na internet e voltassem a jogar seus queridos videogames.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Crítica | Apesar da Noite

Star Wars: Battlefront II | Trailer é lançado oficialmente pela EA